Home » Atualidade » Câmeras

Canon anuncia PowerShot G1X

Uma câmara de alta qualidade por si só ou o complemento perfeito para uma profissional DSLR, a PowerShot G1 X combina um sensor EOS com o potente processador DIGIC 5, uma nova objectiva de precisão Canon e controlo manual – tornando-se na câmara compacta Canon mais completa de sempre.

Sensor CMOS Canon de alta sensibilidade

Exclusivamente desenhado para esta câmara, com o objectivo de atingir o mesmo tamanho de pixel e sensibilidade dos sensores APS-C dos modelos DSLR Canon EOS, a PowerShot G1 X vem equipada com um sensor CMOS de 14.3 Megapixels e num formato 4:3. O sensor mede 18.7mm x 14mm – semelhante em altura aos sensores APS-C usados na gama DSLR Canon EOS. Este sensor possui o mesmo tamanho de pixels e estrutura da EOS 600D e uma área de aproximadamente 6.3 vezes maior que o sensor da PowerShot G12. A capacidade de entrada de luz do sensor da PowerShot G1 X é 4.5 vezes maior do que a do sensor da PowerShot G12, proporcionando aos utilizadores uma qualidade de imagem soberba mesmo nos ambientes mais escuros.

O design do sensor da PowerShot G1 X foi concebido com base no desenvolvimento do sensor DSLR da Canon e herda muitas das tecnologias encontradas nos modelos EOS. Utiliza tecnologia de redução do ruído para proporcionar disparos incríveis com o mínimo ruído, enquanto uma leitura de 4 canais permite uma performance rápida e fiável.

Funcionando em conjunto com o processador DIGIC 5, o sensor faz parte do mais potente Sistema HS da Canon até hoje, atingindo uma performance impressionante em condições de pouca luz. A PowerShot G1 X oferece uma resolução do ISO máxima de 100 a 12800, perfeita para fotografar em várias condições de luz.
Permitindo um controlo preciso da selecção do ISO, uma função de ajuste do nível do ISO Automático permite aos utilizadores pré-configurar o ISO máximo (até 1600) que pretendem usar durante o disparo. Os utilizadores podem ainda especificar a forma como a câmara controla o ISO para obter o melhor equilíbrio entre a qualidade de imagem e a velocidade do obturador para congelar sujeitos em movimento.

Objectiva grande angular de 28mm com zoom de 4x

Desenvolvida segundo os mesmos processos de design, fabrico e qualidade que a conhecida gama de objectivas EF, a objectiva da PowerShot G1 X foi construída para atingir níveis de qualidade de imagem profissionais.

A objectiva da PowerShot G1 X foi especialmente desenhada para esta câmara e foi concebida para funcionar com o sensor CMOS de alta sensibilidade. O novo sensor disponibiliza uma profundidade diagonal 2.5 vezes maior do que o da PowerShot G12, contudo o diâmetro da objectiva é apenas 1.4 vezes maior. A nova objectiva foi inteligentemente pensada para atingir um zoom de 4x e um ângulo de visão de 28mm, e retrair completamente no corpo da PowerShot G1 X para uma comodidade completa e uma incrível compactez. A objectiva da PowerShot G1 X foi possui lentes Asféricas (UA) com alto nível de refracção e a tecnologia de moldagem do vidro usada durante no processo de fabrico assegura os padrões de qualidade da Canon.

A objectiva da PowerShot G1 X possui Super Spectra Coating, um revestimento anti reflexivo que reduz os efeitos de sombras e fantasma. Para uma desfocagem do fundo mais agradável, a PowerShot G1 X possui uma abertura de 6 lâminas e permite aos fotógrafos fotografar com aberturas tão reduzidas como f/16.

Processador de imagem DIGIC 5

O processador DIGIC da próxima geração da Canon – DIGIC 5 – foi desenvolvido para processar dados de imagem mais detalhados, de forma mais rápida do que nunca. O novo processador DIGIC 5 analisa quatro vezes mais dados de imagem para produzir cada pixel da imagem de forma precisa, o que proporciona mais detalhe e cores mais realistas. Comparativamente ao processador DIGIC 4, o processamento de dados é seis vezes mais rápido.

Estabilizador de Imagem Óptico (4-stops)

A tecnologia de Estabilizador de Imagem (IS) da Canon previne a desfocagem ao reduzir dramaticamente os efeitos de trepidações da câmara. Em situações em que é mais previsível a trepidação da câmara como por exemplo em condições de luz fraca ou ao fotografar com zoom elevado, o Estabilizador de Imagem contribui para uma maior nitidez das imagens através do giroscópio de vibração ao minuto que detecta o movimento da câmara causado pelo tremer da mão. Estes sinais são processados por um controlador de IS “single-chip” que distingue as trepidações dos movimentos intencionais da câmara. Os sinais são então enviados para a unidade de IS que move um dos elementos da lente para realinhar os raios de luz e cancelar os efeitos de trepidações da câmara.

IS Inteligente

O IS Inteligente é uma tecnologia que permite à câmara detectar a situação de disparo e seleccionar o modo de Estabilizador de Imagem óptico mais apropriado para evitar a desfocagem. Como a origem do movimento da câmara pode mudar de acordo com a situação de disparo há sete diferentes modos IS que podem ser usados:

  • IS Normal: este modo de Estabilização de Imagem standard é apropriado para fotografia onde as trepidações da câmara mais comuns são corrigidas. Dependendo da profundidade e distância focal do sujeito, a câmara irá aplicar o nível de correcção angular (rotativa) e de movimento apropriado para obter os melhores resultados.
  • IS Panning: quando está a captar um sujeito em movimento, como um ciclista ou carros de corrida, este modo detecta o movimento de arrastamento e aplica o Estabilizador de Imagem no eixo oposto para assegurar que o sujeito se mantém nítido e que o efeito de movimento é suave.
  • IS Macro: corrige movimentos angulares e trepidações que muitas vezes ocorrem quando se está a fazer close-ups de motivos como flores.
  • Modo tripé: quando a câmara detecta que está fixa num tripé, o modo tripé desliga automaticamente o Estabilizador de Imagem porque não é necessário.
  • IS Dinâmico: durante a gravação de vídeos, este modo produz conteúdo de vídeo nítido compensando as pequenas vibrações que ocorrem quando os utilizadores estão a filmar em movimento.
  • IS Powered: quando os utilizadores estão a gravar vídeos de sujeitos distantes com o zoom telefotográfico no máximo, este modo é usado para assegurar que o sujeito se mantém nítido, combatendo as mais extremas trepidações da câmara originadas quando se está a usar a definição telefotográfica.
  • IS Dinâmica e Macro: este modo é activado quando se está a filmar motivos macro e corrige zonas desfocadas causadas pelos movimentos típicos da fotografia macro.

RAW de 14 bits e software DPP

A PowerShot G1 X suporta gravação RAW de 14 bits, permitindo a captura de informação de imagem não comprimida que os fotógrafos podem ajustar e usar para criar manualmente a sua imagem final usando o software Digital Photo Professional (DPP) da Canon.

Partilhando o mesmo ambiente de edição que o sistema EOS da Canon e adaptado às necessidades dos profissionais e amadores avançados, o DPP oferece várias opções de processamento para ficheiros RAW produzidos pela PowerShot G1 X, incluindo Estilo de Imagem, contraste, brilho, nitidez, redução de ruído, balanço de brancos e exposição. Está incluída uma função de correcção da objectiva, permitindo que ficheiros RAW sejam corrigidos em termos de distorção da objectiva, iluminação periférica, aberração cromática e desfocagem da cor.

Funções de alta velocidade

As funções de alta velocidade permitem fotografar acção com movimento rápido e cenários que de outra forma se tornariam difíceis:

  • High-speed Burst mode HQ – Modo de disparo de alta velocidade que permite aos utilizadores fazer disparos contínuos até 6 imagens a 4.5 disparos/segundo a uma resolução de 14.3MP quando o obturador é pressionado, captando sequências de imagem altamente detalhadas para assegurar que regista acção rápida.
  • Cenário Nocturno Manual – para fotografar em condições muito escuras, a câmara irá captar uma sequência de disparos e depois combiná-los numa única imagem com a mínima desfocagem e a melhor exposição possível.

Adicionalmente, quando se pretende captar acção rápida, a PowerShot G1 X é capaz de disparar a velocidades excepcionalmente rápidas – até 1/4000 de segundo, ideal para congelar a acção. Contrariamente, quando se faz longas exposições, a PowerShot G1 X oferece uma velocidade de obturador máxima de 60 segundos.

Modo Automático Inteligente

O modo Automático Inteligente é o modo de disparo automático mais recente, que faz uso de múltiplas tecnologias Canon para oferecer aos utilizadores a possibilidade de fotografar sem complicações quando pretendem que a câmara assuma o controlo. Usando a Tecnologia de Detecção de Cenário o modo Automático Inteligente analisa a luminosidade, o contraste, a distância e o aspecto geral, seleccionando as definições adequadas de entre 32 cenários diferentes. É mostrado no ecrã LCD um indicador colorido que informa qual o tipo de cenário detectado e as condições de luz.

Quando se está a fotografar no modo Automático Inteligente, são utilizadas automaticamente as seguintes tecnologias para proporcionar fotos de excelente qualidade:

  • i-Contrast e Exposição Inteligente ao Flash: asseguram que zonas mais iluminadas ou mais escuras são captadas com o detalhe suficiente, eliminando a sobreexposição e a subexposição
  • Balanço de Brancos Multi-área: corrige automaticamente as inconsistências no equilíbrio de luz e na forma como a cor é representada, detectando diferentes fontes de luz e compensando as diferenças entre tungsténio, flash e luz do dia – garantindo imagens mais realistas e consistentes.
  • Tecnologia de Detecção de Rosto: detecta automaticamente até 35 rostos numa cena e optimiza as definições da câmara para garantir que toda a gente aparece no seu melhor. A tecnologia de Detecção de Rosto integra a Detecção de Rosto AF, que se foca automaticamente nos rostos, a Detecção de Rosto AE, que ajusta automaticamente a exposição, a Detecção de Rosto WB e a Correcção de Olhos Vermelhos.

Nível electrónico

Para ajudar a fotografar paisagens e horizontes, a PowerShot G1 X integra um Nivel Electrónico. Usando informação do sensor de aceleração da câmara, o indicador de nível aparece no ecrã LCD e mostra o ângulo aproximado de inclinação da câmara, permitindo aos utilizadores ajustar a posição do corpo como pretendem antes de disparar – quer na horizontal quer na vertical.

Modo Alta Gama Dinâmica

O modo de disparo Alta Gama Dinâmica permite captar uma melhor gama dinâmica quando se fotografa com tripé – proporcionando a captura de detalhe tanto nas zonas iluminadas como nas zonas com sombras de uma cena. Em situações de elevado contraste, algumas câmaras convencionais não são capazes de captar sombras e brilhos ao mesmo tempo. O modo Alta Gama Dinâmica regista várias exposições da mesma cena antes de as combinar numa única imagem na câmara.

Controlos manuais rápidos

A PowerShot G1 X integra um Marcador Frontal proporcionando um manuseamento tal como uma DSLR e o acesso rápido a definições como abertura, velocidade do obturador e balanço de brancos que podem ser facilmente ajustados durante os disparos. Uma configuração personalizada no interface do utilizador permite escolher entre usar o Marcador Frontal ou o Marcador Multi-Controlo traseiro como a principal forma de controlar estas definições. Funções como balanço de brancos, rácio de aspecto, i-Contrast e zoom podem também ser associadas ao Marcador Frontal se o fotógrafo assim o entender.

Flash pop-up manual

A PowerShot G1 X inclui um novo flash pop-up manual que permite aos fotógrafos adicionar luz à sua exposição se quiserem. A potência de disparo pode ser ajustada manualmente no menu ou controlada automaticamente pela câmara.

Servo AF/AE

Quando os motivos se afastam ou aproximam da câmara, encontrando-se  o obturador pressionado até meio, o Servo AF/AE irá detectá-los de forma contínua – assegurando a focagem e exposição adequada quando o obturador é finalmente activado.

Tracking AF

Para acompanhar sujeitos em movimento ou ajudar a conseguir uma composição criativa, o modo Tracking AF permite seleccionar elementos no centro do enquadramento e acompanhá-los quando estes se movem ou se o enquadramento for refeito.

Tecnologia de Detecção de Movimento

Activada no modo Automático Inteligente, a Tecnologia de Detecção de Movimento detecta automaticamente os movimentos no cenário. Quando tal acontece, a câmara aumenta a sensibilidade do ISO (quando o ISO automático está activado) e a velocidade do obturador para minimizar a desfocagem e maximizar a qualidade da imagem.

Vídeo Full HD incluindo som stereo e HDMI-CEC

Vídeo com resolução Full HD a 1080p é gravado a 24fps com som stereo, pronto para ser reproduzido com excelente qualidade em ecrãs Full HD. Quando está a filmar em Full HD, a PowerShot G1 X proporciona a capacidade de usar o zoom óptico de 4x para se posicionar mais perto do motivo. Um Botão de Gravação de Vídeo no interface táctil do ecrã activa a gravação de vídeo instantaneamente, assegurando que qualquer momento é gravado. Está disponível uma porta HDMI-CEC para ligação directa (através de um cabo opcional) a ecrãs HD, como televisores HD. Se os utilizadores possuírem um ecrã compatível com HDMI-CE, podem controlar o visionamento das imagens na câmara através de telecomando.

Ecrã LCD PureColor II VA

O ecrã LCD PureColor II VA de 7,5 cm (3.0”) oferece excelente visibilidade para ajudar na captura e reprodução de fotos e vídeos. O ecrã possui um formato 4:3, uma resolução de 920 pontos e, graças ao seu design PureColor II, mostra imagens com uma excelente rendição de cor e elevado contraste. O ecrã pode ser puxado para fora e rodado – tornando possível fotografar a partir de ângulos difíceis, para fazer close-ups ou por detrás de multidões. Uma função de luminosidade rápida aumenta instantaneamente a luminosidade do ecrã, tornando fácil ver as condições, como luz solar intensa.

Disparo Multi-Aspect

O Disparo Multi-Aspect permite aos utilizadores de câmaras digitais compactas fotografar em vários formatos sem ser necessária pós-produção. Os fotógrafos podem agora escolher de entre os formatos 4:3, 1:1, 16:9, 4:5 e 3:2, permitindo-lhes seleccionar instantaneamente a composição que melhor se adapta ao sujeito e ao resultado desejado.

Modos de Disparo Criativos

Para flexibilidade e controlo criativo completo, a PowerShot G1 X disponibiliza vários modos de disparo criativos que permitem aos utilizadores transformar instantaneamente o aspecto dos seus disparos.
Estes modos são:

Filtros Criativos: estão disponíveis, com acesso directo a partir do selector de modos, uma selecção de filtros que permite aos utilizadores divertir-se a tirar fotos criando imagens com grande impacto ou com um humor diferente:

  • Monocromático – permite aos utilizadores fotografar em três tipos de efeitos monocromáticos: preto e branco, sépia ou azul
  • Efeito Olho de Peixe – imita a distorção de uma objectiva olho de peixe em três níveis: fraco, médio, forte
  • Super Vivas – satura as cores da imagem para um efeito colorido intenso
  • Efeito Miniatura – dá o efeito de uma profundidade de campo muito estreita fazendo com que o cenário apareça como um modelo à escala. Na gravação, algumas partes superiores e inferiores ficam desfocadas, enquanto o resto da imagem se mantém focada

iFrame para Filmes: o formato de vídeo iFrame da Apple®  (disponivel quando se está a filmas a uma resolução de 720p) é um formato de vídeo de fácil utilização concebido para simplificar bastante o processo de trabalho dos vídeos gravados pela sua câmara. Com o iFrame, o vídeo na câmara encontra-se no mesmo formato em que será editado, logo, é rápido importá-lo. Os utilizadores poderão começar a editar e a partilhar os seus vídeos imediatamente em várias plataformas e dispositivos. Baseado em tecnologias standard como H.264, AAC, MP4 e QuickTime, o iFrame pode ser usado com as aplicações PC e MAC.

Preço e disponibilidade

A PowerShot G1 X  vai estar disponível no final de Fevereiro por um preço recomendado de £699.00/€799.00/$799.99.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

7 Comentários

Clique aqui para comentar

    • O mais próximo de macro de fato que a G1X faz é quando está com a distância focal mínima, ou seja, sem zoom, e a uma certa distância do motivo que pode não deixá-lo contente…

      Neste ponto, ela decepciona, admito.

  • depois de alguns dias pesquisando variados tipos de câmera, eu ia comprar a G12. como só agora vi essa aí, com certeza vou esperar mais um pouco!

  • Maravilha!

    Pena que adquiri a G12 a menos de um ano, então… Mas estou PERFEITAMENTE satisfeito com a G12. Posso esperar mais um pouco.

    • Não, porque o preço de uma compacta assim ainda não compensa trocar uma DSLR básica. A não ser que considere uma equivalência total e pense na DSLR com uma objetiva tipo 24-105 f/4 IS USM, por exemplo.

      Pelo menos é essa minha impressão…

  • Dou graças a Deus por não ter comprado a G12 que eu cogitava seriamente pra mim. Aliás, graças a Deus, meu bolso e ao Canon Rumors!

    Esta é definitivamente a compacta que quero pra mim. Desde já está certo que vou adquirir uma – só falta a Canon pôr à venda para eu saber onde vou comprá-la, se aqui mesmo no Brasil, na Europa (em viagem minha ou pedindo de alguém) ou do Paraguai. Mas que eu compro, eu compro!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar