Home » Atualidade » Câmeras » Canon lança PowerShot S95 para fotógrafos exigentes

Canon lança PowerShot S95 para fotógrafos exigentes

A Canon revela o mais recente modelo da série PowerShot S, a nova PowerShot S95 – uma câmara digital compacta avançada para fotógrafos que procuram performance em luz fraca e controlo manual num corpo pequeno. Sucedendo a popular PowerShot S90, o novo modelo proporciona um melhor manuseamento, melhores níveis de controlo manual, vídeo em HD, Sistema HS e Hybrid IS – proporcionando um conjunto potente, capaz de obter uma qualidade de imagem excepcional em todas as condições de disparo.

Construída com base no princípio da Série S de proporcionar controlo manual avançado e desempenho em condições de luz fraca num corpo compacto, a nova PowerShot S95 eleva a gama a um novo patamar, com características desenvolvidas para utilizadores que requerem máximo controlo e qualidade de imagem premium em todas as condições.

O Anel de Controlo da objectiva, já presente na PowerShot S90, foi melhorado apresentando melhores níveis de flexibilidade, enquanto a objectiva f/2.0 e o Sistema HS da Canon proporcionam uma base ainda mais potente para fotografar em condições de luz fraca e para fotografia criativa. A PowerShot S95 é também a primeira câmara compacta Canon a possuir Estabilizador de Imagem Híbrido, proporcionando uma maior estabilização da imagem em fotografia macro.

Melhor no tamanho e no manuseamento, comparativamente à sua antecessora, a PowerShot S95 apresenta um corpo ainda mais fino, de apenas 29,5cm de espessura, um dial multi-controlo melhorado e o mesmo revestimento exterior usado na EOS 7D para aumentar a resistência. Desenhada também para se integrar facilmente no fluxo de trabalho do fotógrafo, a câmara proporciona imagens em formato RAW e suporta o software Digital Photo Professional (DPP) da Canon.

Fotografar em condições de luz fraca com a abertura f/2.0 e o Sistema HS

A PowerShot S95 incorpora o Sistema HS da Canon – uma combinação de um sensor CCD de 10.0Megapixels de elevada sensibilidade e do processamento DIGIC 4, que proporciona uma performance excepcional em condições de luz fraca. O Sistema HS permite à câmara suportar um ISO de 3200 a uma resolução total e reduz a ocorrência de ruído em todas as velocidades do ISO para obter imagens de elevada qualidade. Os utilizadores podem também estabelecer os seus próprios parâmetros no modo ISO Automático, com a possibilidade de limitar a velocidade máxima do ISO que pretendem aplicar durante o disparo.

Usando o modo Luz Fraca, a câmara pode ainda atingir um ISO de 320 a 12800, captando imagens a uma resolução de 2.5MP. O controlo Manual das definições do ISO e do balanço de brancos no modo Luz Fraca também proporciona um maior controlo sobre as fotos tiradas em ambientes escuros, permitindo aos utilizadores captar precisamente o ambiente que estão a ver. O modo Luz Fraca também permite disparos com maior velocidade, captando até 3.9 disparos por segundo, para que não perca um único momento.

Para além de permitir fotografar sem flash garantindo a exposição correcta, o sensor de elevada sensibilidade da PowerShot S95 proporciona uma maior gama dinâmica comparativamente a outros tipos de sensor convencionais. A representação da gama de tons é melhor, oferecendo imagens com cores naturais em todas as condições. Uma objectiva f/2.0 de origem Canon complementa o Sistema HS, permitindo que entre mais luz na câmara e proporcionando a utilização de velocidades do obturador mais rápidas e o congelamento de movimentos.

Objectiva de origem Canon com Estabilizador de Imagem Híbrido

A objectiva grande angular de 28mm da PowerShot S95 apresenta um zoom óptico de 3.8x, permitindo aos utilizadores estar mais perto de sujeitos distantes durante o disparo. A objectiva desta câmara beneficia da herança da Canon no design de objectivas, já que foi desenvolvida segundo o mesmo processo e standards de alta qualidade usados no fabrico das objectivas Canon EF, para assegurar imagens nítidas e de alta resolução em todos os disparos.

O Estabilizador de Imagem (IS) óptico da Canon neutraliza os efeitos de trepidação da câmara – reduzindo a desfocagem e permitindo captar imagens em condições de luz fraca e disparar a velocidades do obturador de aproximadamente 4-stops mais lentas do que seria necessário para obter uma imagem focada. O Estabilizador de Imagem Híbrido também evita a desfocagem durante close-ups, neutralizando as trepidações angular e de desvio que se tornam mais pronunciadas em fotografia macro.

Controlo inigualável

O Anel de Controlo da objectiva da PowerShot S95 permite ajustes em várias definições como ISO (em incrementos de 1/3 stops), velocidade do obturador, abertura, focagem e compensação da exposição. Proporcionando níveis de customização ainda mais elevados, a PowerShot S95 apresenta uma configuração personalizada que permite ao utilizador predefinir funções quer do Anel de Controlo da objectiva quer do Dial Multi-Controlo em vários modos de disparo. Um botão de atalho dedicado pode também ser configurado para proporcionar acesso a funções pré-seleccionadas, oferecendo ao fotógrafo acesso fácil às definições durante o disparo.

Para captar sujeitos em movimento, ou para ajudar a obter uma composição criativa, um novo modo Tracking AF permite seleccionar sujeitos a partir do centro do enquadramento e captá-los se estes se moverem, ou se o enquadramento for refeito.

O manuseamento do Dial Multi-Controlo foi também redesenhado de acordo com o feedback dos utilizadores do modelo antecessor. Inclui agora um mecanismo de “click” mais evidente, para evitar mudanças não intencionais nas definições. Além disso, a posição dos botões ‘Ring Func.’ e ‘On/Off’ foi alterada, proporcionando uma melhor operação.

O ecrã LCD PureColor II G de 7.5 cm (3.0”) e 461k-dot possui uma camada exterior em vidro temperado, oferecendo maior resistência, elevado contraste e um ângulo de visão mais amplo, o que melhora a visibilidade mesmo quando se fotografa com muita luz. Um novo histograma RGB disponível no visionamento também permite aos fotógrafos verificar a exposição de uma imagem de forma instantânea.

Vídeo em HD com som stereo

A PowerShot S95 oferece gravação de vídeo em HD 720p a 24fps com som stereo. A inclusão do Efeito Miniatura em vídeo adiciona uma nova dimensão ao conteúdo de vídeo – gravando a uma “frame rate” mais lenta e comprimindo vídeos que aparecem como modelos à escala. Uma porta HDMI integrada com compatibilidade CEC permite ver e controlar fotos e vídeos usando um televisor HD e um telecomando.

Capte o cenário tal como o vê

O modo de disparo High Dynamic Range permite a captação de cenários com elevado contraste, tal como o olho humano os vê. Excedendo as limitações das câmaras convencionais, a PowerShot S95 capta três exposições diferentes do mesmo cenário, antes de analisar e combinar disparos para criar uma única imagem na câmara. O resultado traduz-se numa imagem que capta contornos e sombras tal como o fotógrafo os vê.

Resultados instantâneos, criativos

A PowerShot S95 apresenta vários modos de disparo para corresponder ao nível de controlo desejado pelo fotógrafo. Além disso, ao controlo Manual Total, à Prioridade à Abertura semi-automática (Av), à Prioridade ao Obturador (Tv) e aos modos de Programa AE, a PowerShot S95 adiciona o modo Automático Inteligente para aqueles que querem apenas tirar boas fotos facilmente.

A Tecnologia de Detecção de Cenário no Automático Inteligente ajuda a proporcionar os melhores resultados em todas as condições, detectando o cenário e seleccionando as definições óptimas de entre 28 variáveis de forma inteligente. As Sugestões & Dicas no Interface de Utilizador também tornam a operação tão simples quanto possível, guiando os utilizadores no menu da câmara de forma inteligente e proporcionando uma breve explicação de cada função antes de seleccionar.

A Exposição Inteligente ao Flash controla os níveis de flash de acordo com as condições de disparo, proporcionando o flash adequado para assegurar fotos bem expostas em todas as condições, desde salas escuras ao brilho do sol. A PowerShot S95 também oferece Multi-Aspect shooting, suportando os formatos 3:2, 4:3, 1:1, 16:9 e 4:5. Permitindo aos fotógrafos disparar de acordo com o sujeito ou com a intenção de uso da imagem, o Multi-Aspect shooting permite escolher que composição e que resultado se pretende captar quando a foto é tirada, sem ser necessária pós-produção.

São suportadas transferências de conteúdo através de wireless através de funções Eye-Fi connected, permitindo uploads de imagens remotos em websites como o CANON iMAGE GATEWAY. A câmara integra uma secção Eye-Fi dedicada no Interface do Utilizador, e irá disponibilizar a função power-down automática enquanto o cartão Eye-Fi transmite dados –  permitindo aos utilizadores transferir conteúdo de forma fácil e sem interrupções.

Partilhe histórias com o CANON iMAGE GATEWAY

Os utilizadores da PowerShot S95 podem tornar-se membros do CANON iMAGE GATEWAY, uma directoria online gratuita de partilha de fotografias e vídeos. Os utilizadores podem tirar partido de até 2GB de capacidade de armazenamento, criando espaço suficiente para centenas de imagens de alta qualidade. A pesquisa móvel é também suportada, facilitando a partilha com os amigos e a família onde quer que estejam.

Canon PowerShot S95 – principais características:

  • Sistema HS e objectiva f/2.0
  • CCD de 10 MP de elevada sensibilidade
  • Objectiva grande angular de 28mm e zoom de 3.8x, IS Hybrid
  • Anel de Controlo, Totalmente Manual & RAW
  • Ecrã LCD PureColor II de 7.5 cm (3.0″)
  • Vídeos em HD, HDMI
  • Modo High Dynamic Range
  • Automático Inteligente
  • Multi-Aspect Shooting
  • Caixa estanque opcional (40m de profundidade)

Interessado em comprar a PowerShot S95?

Se for um visitante do Brasil e estiver interessado em comprar a nova PowerShot S95 aconselho-o vivamente a visitar a loja bhphotovideo.com, esta é a maior loja de fotografia dos Estados Unidos e oferece um site totalmente em português.

Já para os visitantes de Portugal verifiquem o preço na amazon.com, tem grandes preços e não existe problema com a alfândega já que pertence à União Europeia. Em relação à entrega será feita na nossa casa em questão de dias.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Diogo Guerreiro, se puder sanar minha dúvida, seria de bom grado.

    Penso em comprar uma G12 ou uma S95. A G12 é uma câmera com mais dials e botões, então nao preciso adentrar muito nos menus para conseguir configurar alguma coisa. Ela faz macro a 1cm, tem o visor articulado e a bateria é mais poderosa. Em contra partida não é uma máquina "pocket sized".

    Já a S95 apesar de ter a mesma qualidade de imagem, senão até melhor qualidade (ambientes c/ baixa luminosidade) devido a lente ser mais clara e mais rápida com f/2.0, não tem tantos controles através dos dials como na G12.

    Aí é que vem o problema: A S95 tem o mesmo sensor e processador, mas tem um corpo mais slim, cabe no bolso e é ótima para baixa luminosidade. Já a G12 é ótima com o seu visor articulado, pois facilita pra tirar algumas fotos em posições extremas.

    Tem mais algumas diferenças como o zoom da G12 que é melhor, mas pra mim não faz lá tanta diferença. Agora, que deve ser bom mexer com a G12 e todos os seus controles manuais, deve ser sim. Massssss, me aparece a S95 com a mesma qualidade só que cabe em um simples bolso e se leva pra qualquer canto.

    Não sei se vc já teve uma G12, mas queria saber a opinião de quem já teve ou tem, se deixaria de leva-la para algum lugar (bares, festas, aniversários, baladas) por causa do seu tamanho.

    Grato,

    Abraços!

  • 30 fotos grátis na 1a compra