Home » Cursos » Curso Fotografia DG » Precauções máquina fotográfica

Precauções máquina fotográfica 5/5 (3)

A sua câmera fotográfica é um instrumento de precisão. Ela foi feita para aguentar muitos anos de uso, mas nunca a deixa cair nem a sujeite a choques físicos. Todos os cuidados são poucos, por isso, siga os cuidados seguintes para manter o seu equipamento em boas condições.

cuidados_maquina_fotografica

Mantenha as objectivas limpas

Sempre que trocar de objectiva faça-o de forma rápida para evitar poeiras e não toque com os dedos nos seus orifícios.

Coloque sempre as tampas frontais e traseiras na objectiva.
Limpar a objectiva com panos ou papéis comuns pode danificar a lente, por isso, use acessórios de limpeza próprios. Se continuar suja envie o equipamento para limpeza profissional.

Limpeza interna da câmara

Utilize periodicamente com cuidado um soprador para limpar a sua câmara por dentro. Não faça pressão sobre a cortina do obturador porque pode danifica-la e mantenha sempre o espelho livre de impurezas.

Mantenha a câmara longe da água

Evite o contacto com a água principalmente quando for água salgada.

Se deixar cair a câmara acidentalmente na água, consulte de imediato a assistência técnica do seu equipamento. Limpe quaisquer gotas de água com um pano seco. Se a câmara estiver exposta ao ar salgado, limpe-a com um pano molhado bem exprimido.

Não exponha a câmara a altas temperaturas

Mantenha a câmara longe de locais muito quentes, como na praia sob luz directa do sol ou dentro do carro. As temperaturas elevadas podem causar avarias.

Guarde a câmara apropriadamente

Guarde sempre a câmara dentro da mochila para evitar sujidades.
Evite guardá-la em locais muito quentes, frios ou húmidos. Os locais húmidos favorecem o aparecimento de fungos e corrosão dos contactos eléctricos.

Coloque sempre a tampa no corpo da máquina

Sempre que guardar a câmara por um longo período de tempo remova a bateria, pois poderá descarregar ou causar graves problemas no equipamento.

Nunca tente desmontar ou reparar a câmara

O uso de material impróprio como colas poderá danificar seriamente os circuitos eléctricos impedindo uma reparação posterior na marca. Procure sempre uma assistência autorizada eles tem o material apropriado e sabem como faze-lo.

Perda e furto

Os equipamentos fotográficos são valiosos, por isso tome cuidados especiais para evitar o roubo. Não os deixe à vista ou sem protecção e nunca os deixe visíveis num carro vazio, por exemplo.

Filtro protector

As objectivas são a parte mais delicada de qualquer máquina. Para protege-las contra impactos ou poeiras, utilize permanentemente um filtro protector. Os mais utilizados são o UV e Skylight.

5 Comentários

Clique aqui para comentar

  • A mochila não seria um ambiente escuro e, portanto, mais sujeito a fungos? Eu guardo minha câmera e lentes (sem tampas) numa caixa transparente, limpa e com sílica gel, tentando manter a umidade por volta dos 35%.

  • André o problema da energia estática está no sensor da sua câmera que pode absorver poeiras durante a troca de lentes, por isso, sempre que mude de lente faça-o com a câmera virada para baixo e só a vire para cima quando a outra lente já estiver no encaixe. Abraços

  • Olá, muito bom o post.

    Gostaria de saber se é verdade que numa troca de lentes a energia estatica em nosso corpo pode comprometer a lente. Se sim, como faço para que isso naum aconteça?

    Obrigado

  • Boas dicas.

    "Mantenha a câmara longe da água"

    "Evite o contacto com a água principalmente quando for água salgada.

    Se deixar cair a câmara acidentalmente na água, consulte de imediato a assistência técnica do seu equipamento. Limpe quaisquer gotas de água com um pano seco. Se a câmara estiver exposta ao ar salgado, limpe-a com um pano molhado bem exprimido."

    Se a câmara for completamente atingida por água salgada – mergulhe de imediato em água destilada se possível – retire imediatamente baterias e cartões de memória.

    É provável que não consiga safar a máquina, objectiva e baterias, mas o cartão deve-se aguentar, seja CF ou SD.

    Já passei por esta experiência. Máxima atenção ao fotografar frente a grandes ondas.

    "Mantenha a câmara longe da água" – E mantenha-se a si próprio longe das ondas enormes também. É preciso muito cuidado, nunca vire as costas par o mar frente à zona de marés… sempre disseram os pescadores.

  • 30 fotos grátis na 1a compra