Home » Atualidade

Problemas com baterias em câmeras Canon

A Canon dos Estados Unidos anunciou que irá reparar gratuitamente algumas câmeras que apresentaram problemas com a leitura incorreta da carga da bateria devido ao contato insuficiente da bateria com a câmera. Os modelos são ELPH135, ELPH140, ELPH150, ELPH340, a compacta premium S120 e a superzoom SX280. O que me causa certa estranheza é o fato de, especificamente, a Canon SX280 já apresentar uma grande quantidade de relatos de usuários que sofreram exatamente com este problema desde 2013, ano em que ela foi lançada. Até então os usuários precisavam recorrer a soluções caseiras que poderiam funcionar ou não e, inclusive, oferecer algum risco ao usuário e danificar permanentemente a câmera. Nesta matéria que escrevi sobre ela, na ocasião de seu lançamento, a primeira reclamação data de 27 de setembro de 2013, mas em fóruns de fotografia já havia encontrado reclamações mais antigas.

A Canon SX280 é uma das campeãs de reclamações em relação à duração da carga de sua bateria
A Canon SX280 é uma das campeãs de reclamações em relação à duração da carga de sua bateria

Em seu comunicado, a Canon informa quais lotes de cada câmera poderiam ter sido afetados a partir do 6º dígito no número de série e os usuários destas câmeras devem entrar em contato com a central de atendimento ao cliente para solicitar a inspeção e reparação ou substituição por outro produto recondicionado (a critério da Canon) de forma gratuita. Caso fique comprovado que o usuário previamente já pagou para efetuar este reparo, a Canon compromete-se a ressarcir o valor. Abaixo os modelos de câmeras e os respectivos lotes afetados:

  • ELPH135 – Sexto dígito “0”
  • ELPH140 – Sexto dígito “0”
  • ELPH150 – Sexto dígito “0”
  • ELPH340  -Sexto dígito “0”
  • S120 – Sexto dígito “0” ou “1”
  • SX280 – Sexto dígito “0” ou “4”

É bom lembrar que este comunicado foi exclusivo da Canon dos Estados Unidos mas pode servir como precedente para que a representante da Canon em cada país possa efetuar o mesmo tipo de reparo sem causar ônus ao usuário. É bom para o cliente que fica satisfeito com a marca e bom para a fabricante que não fica com a imagem arranhada junto ao público. Resta saber se haverá essa boa vontade da Canon nos outros países. Neste link do Photography Blog algumas imagens mostram como encontrar o sexto dígito no número de série e como reconhecer uma câmera dos lotes citados acima já recondicionados e, teoricamente, livres do problema com a bateria.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • MATEUS BRAZ

    tenho a SX280 com o problema de bateria, mas o sexto digito é 3

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar