Home » Cursos » Curso Fotografia DG » Profundidade de campo, em Inglês DOF

Profundidade de campo, em Inglês DOF 4.5/5 (6)

- Última Atualização a: 22/02/2016

Sem dúvida que a profundidade de campo é um dos controlos mais importantes na fotografia, e é essencial que compreenda a maneira como ela funciona, para que possa manipulá-la da melhor maneira possível, de acordo com as suas necessidades.

A profundidade de campo é a gama de distâncias em torno do plano focal na qual há nitidez aceitável e pode ser usada para disfarçar ou suavizar objectos dentro do enquadramento. Os fotógrafos normalmente procuram maximizar a profundidade de campos, tornando assim a imagem bastante nítida parecendo por vezes cenas ao vivo, mas existem muitas razões em que a profundidade de campo é minimizada de propósito para obter uma pequena parte da imagem focada, de forma a ficar o resto da imagem irreconhecível.

Todos os elementos fora da área de nitidez, entre a lente da câmara e o fundo, ficarão em maior ou menor grau desfocados, isto porque uma objectiva só consegue focar com precisão uma distância de cada vez.

shutterstock_376114375

Factores que influenciam a profundidade de campo

Apesar do tamanho de impressão e a distância de visualização serem factores importantes, a abertura e a distância focal são dois elementos chave na determinação da profundidade de campo.

Quanto maior for a abertura (números F menores), a distância focal (“zoom”) e a proximidade do objecto, menor é a profundidade de campo.

shutterstock_324301688

Exemplos de profundidade de campo ou DOF

shutterstock_289921304Torre de Belém, em Lisboa, onde vive o autor, Diogo Guerreiro

shutterstock_162805619Rio de Janeiro, onde vive nosso colaborador Rodrigo Jordy (que compartilha as iniciais)

shutterstock_296372657Oficina de cerâmica de Francisco Brennand, famoso em Recife/PE, terra de Alexandre Maia

imagens via Shutterstock.com

Ajude-nos, avalie este artigo:

Eduardo Guilhon

Eduardo Guilhon é brasileiro, nascido no ano de 1981 e residente na cidade de Florianópolis/SC, atua no mercado através Books/Retratos, ele também foi o primeiro Catarinense se especializar em Crianças com Necessidades Especiais através SpecialKids Brasil. Sua marca é a utilização de técnicas de iluminação criativa (Strobist) em conjunto com a luz ambiente. Tem como missão congelar a imagem de forma inovadora, refletindo e registrando com alto desempenho o momento único existente durante todo o trabalho, entregando ao cliente, um pedaço especial de sua vida em forma de fotografias.

3 Comentários