Home » Artigos » Pós-Produção

Proteger imagens com marca de água no photoshop 0/5 (1)

Buenas, caros amigos fotógrafos.

Sei que pra alguns fotógrafos ou editores de imagens, isso que vou escrever agora, pode parecer um pouco lógico para alguns, mas para outros, não é tão fácil assim.

Tenho visto em algumas fotos colocadas em sites de fotografia, que muitas fotos não tem uma marca de água ou assinatura para identificar o autor mesmo que isso não impeça da imagem ser “roubada”, mas já dificulta um pouco.

Vamos lá, vou colocar aqui um tutorial bem fácil e prático para fazer as marcas d´agua nas fotos.

Primeiro de tudo, tem que se ter o Photoshop. Eu utilizo o CS4, mas serve pra qualquer versão.

Abra a foto no Ps

Foto no Ps

Após isso, selecione a ferramenta (custom shape tool)

custom shape tool

Feito isso, selecione agora na barra superior do Ps, a forma que se quer colocar na imagem. Normalmente é selecionada a imagem de Copyright ©

shape copyright

Após a figura selecionada, clique e arraste a imagem no tamanho em que você desejar, em cima da foto (outro layer será criado automaticamente), se clicar e arrastar com a tecla shift, a imagem ficará no formato original, ou seja, sem distorção.

Deixe a imagem em preto mesmo.

Copyright preto

Feito isso, deixe o Layer em que está a imagem do © selecionada e clique em “Filter” > “Stylize”> “Emboss”

Filter Emboss

Após clicadoem “emboss”, ira aparecer uma nova janela onde você poderá deixar a imagem do seu gosto. Eu particularmente perfiro conforme abaixo, devido ao resultado final.

emboss

Depois do efeito emboss ajustado, é hora de criar a marca. No lado direito, onde tem os layers, deixe o que tem o logo selecionado e clique na caixa logo acima (conforme imagem abaixo) e selecione o item HARD LIGHT.

HARD LIGHT

Agora é só ajustar a opacidade (opacity) em 10% e terá a sua marca d´agua na imagem.

opacity

Fotografia com marca d´agua

Esta técnica também pode ser feita com qualquer texto que queira. Pode escrever seu nome, criar o seu logo, e da mesma forma, selecionando por layers e seguindo estes passos.

Duvidas ou sugestão, também pode ser enviadas para mim via Twitter: www.twitter.com/cesarcoe

Espero ter ajudado.

Grande abraço e boas fotos

“O Fotografia DG não se responsabiliza pelas opiniões emitidas
e imagens divulgadas pelos seus Colunistas”.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Rogério Nogueira

    Concordo na marca dágua. O que á na internet, tá livre. Eu já estou me preocupando com isso. Afinal, os créditos precisam ser merecidos.

  • José Gon&cced

    Boas

    Vou deixar aqui o link para um video ou tutorial, como lhe quiserem chamar, que fiz e que mostra como colocar uma marca de água invisível nas vossas fotos e como fazer com que essa marca fique de novo visível caso tenham de ir a tribunal provar que a imagem é vossa.

    Esta marca de água não "destroi" a imagem, já que existe muita gente que acha que ao colocar a marca tal como é mostrada na vossa técnica, e que eu uso se necessitar de enviar um trabalho já terminado para aprovação de modo a que o cliente não use sem primeiro pagar, mas dizia eu, há muita gente que não gosta do método porque "destrói" a imagem.
    http://vimeo.com/14490041
    Está em Português, podia fazer em Inglês mas disso já temos aos montes na web.

    Não sei como é que as coisas se passam no Brasil meus amigos, mas tal como digo no video, a simples colocação de uma Marca de Água nas imagens não vos protege de serem "roubados" já que com algum trabalho esta pode ser removida. Acima de tudo e em primeiro lugar, se a vossa preocupação é a protecção dos vossos direitos de autor, registem o trabalho, só assim podem avançar com o caso para a justiça.

  • Ter uma marca dágua em todas as fotografias que publicamos em sites/blogs é extremamente importante. Como você disse no post, isso não evita o roubo, mas pelo menos quem "roubar" não poderá dizer que a fotografia é dela. Já ví casos em que as pessoas não colocavam a marca por preguiça de fazer esse processo em várias fotografias. Muitos não sabem que é muito simples colocar a marca em várias fotografias de uma única vez. Basta criar uma Action e automatizar o processo. Falei sobre esse processo em um post no meu blog. http://canalphotoshop.info/2008/10/colocar-marca-

    abraços e parabéns pelo site.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar