Redução de ruído no Photoshop 4.67/5 (3)

O ruído (ou granulado) é um dos maiores problemas numa imagem. Podem ser várias as causas, mas normalmente acontece quando se usa uma câmara fotográfica de baixa qualidade, se tira fotografias em ambientes de pouca luminosidade ou quando se fotografa com uma sensibilidade ISO alta.

Ruído
Fotografia com ruído comum

Neste tutorial vou dar a conhecer os filtros incorporados no Photoshop que o vão ajudar a resolver este tipo de problemas. Estes filtros criam uma ligeira desfocagem na imagem para fundir os grãos, eliminando-os. Mas se todos os filtros ao reduzir o ruído causam desfocagem, qual será o que consegue melhorar a imagem e causar menos desfocagem.

Box Blur

O filtro Box Blur, disponível no menu Filter » Blur » Blur, cria uma desfocagem na imagem e uma consequente redução de ruído. Este filtro substitui cada pixel da imagem, pela média dos pixéis vizinhos.

Box Blur

Gaussian Blur

Gaussiano refere-se à curva em forma de sino gerada quando se aplica a média ponderada dos pixéis entre os valores das tonalidades dos pixéis vizinhos em relação ao pixel central analisado. Este filtro adiciona detalhe de baixa frequência e pode produzir um efeito baço. Está localizado em Filter » Blur » Gaussian Blur.

Gaussian Blur

Surface Blur

Este filtro foi concebido para remover ruídos e ao desfocar a imagem ter pouca perda de nitidez. Está localizado em Filter » Blur » Surface Blur e tem dois controlos: Radius e Threshold.

Surface Blur

Smart Blur

O Smart Blur desfoca uma imagem com precisão e oferece um grande controlo sobre a desfocagem da imagem com muitos controlos (Radius, Threshold, Quality, e Mode). Está localizado em Filter » Blur » Smart Blur.

Smart Blur

Reduce Noise

O filtro Reduce Noise permite reduzir o ruído da imagem preservando os contornos, baseado nas definições do utilizador, afectando toda a imagem ou apenas certos canais. Está localizado em Filter » Noise » Reduce Noise.

Como pode ver na imagem em baixo existem vários controlos.

  • Strength – Acerta a intensidade do efeito
  • Preserve Details – Preserva os detalhes da imagem enquanto faz a desfocagem
  • Reduce Color Noise – Ajusta a redução de ruídos coloridos
  • Sharpen Details – Nível de detalhes em estimação para a manutenção da nitidez da imagem
  • Remove JPEG Artifact – Remove ruídos gerandos pela compressão JPEG

Reduce Noise

Dust & Scratches

O filtro Dust & Scratches controla a remoção de ruídos alterando os pixéis diferentes. Para poder obter um equilíbrio entre ajustar a nitidez da imagem e ocultar os defeitos. Experimente varias combinações de Radius e Threshold. Está localizado em Filter » Noise » Dust & Scratches.

Median

O único controlo que este filtro possui é o Radius e reduz o ruído ao mesclar o brilho dos pixéis. Está localizado em Filter » Noise » Median. É muito útil para eliminar ou reduzir o efeito de movimento numa imagem.

Median

Lens Blur

Adiciona à imagem ruído, usando um mapa de profundidade, de forma a determinar a posição dos pixéis na imagem. Está localizado em Filter » Blur » Lens Blur.

Não existe um filtro melhor que o outro, mas os que produzem melhores resultados são: Lens Blur, Smart Blur e o Surface Blur. Mesmo assim sempre que tratar as suas imagens teste todos os filtros, os resultados que vai obter serão diferentes consoante a imagem.

1