Resenha do livro “A Mente do Fotógrafo”, de Michael Freeman 5/5 (1)

Esta é minha segunda resenha de livros do fotógrafo Michael Freeman, publicados pela editora Bookman. A primeira foi do livro “O Olho do Fotógrafo”, veja a resenha clicando neste link. Inclusive antes de ler o que está adiante e ver o vídeo que se encontra nesta página, leia a resenha anterior, visto que estes dois livros são em grande parte complementares.

Enquanto “O Olho do Fotógrafo” é um livro um pouco mais prático, ou seja, o conteúdo ali apresentado pode ser colocado em prática de forma imediata, este “A Mente do Fotógrafo” traz uma proposta um pouco mais filosófica e autoral para a fotografia.

Se em “O Olho” tínhamos questões objetivas sobre composição, design, harmonia de cores etc., neste “A Mente” temos questões sobre a harmonia do enquadramento, a questão autoral da busca do próprio processo criativo para a execução das imagens, a reflexão pessoal por trás de cada imagem, e isto diferencia bastante os dois livros.

Há também questões práticas, dicas e informações de uso imediato, não é que seja um livro apenas sobre filosofia da imagem, que isso fique claro, não estamos falando de um livro como os escritos por Roland Barthes ou Susan Sontag, este segue sendo um livro mais prático, bem recheado de exemplos visuais de compreensão imediata, mas ainda assim, posso dizer que ele é mais profundo do que “O Olho”.

Um fator bastante positivo do autor é o fato dele sempre buscar referências fora da fotografia, indo em direção à pintura, ao design e mesmo à música, essa busca de referências cruzadas é importantíssima para qualquer artista, e não deixaria de ser para os fotógrafos, e neste aspecto Michael Freeman é um dos poucos autores de livros sobre fotografia que mostram a importância dessa busca cultura mais abrangente.

Vejam o vídeo, este é o quarto episódio do Dicas do Vernaglia e nele comento mais sobre os livros.

http://vimeo.com/50658830

Em breve mais novidades no Dicas Do Vernaglia. Acompanhem a série!

Nos vemos em breve,
Grande abraço a todos,

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Armando Vernaglia Jr

Armando Vernaglia Jr tem mais de dez anos de experiência como fotógrafo publicitário e diretor de arte. Graduado em Publicidade e Propaganda e especializado em Comunicação Organizacional, é também professor de fotografia e palestrante. Seu trabalho pode ser conhecido em seu site - www.vernaglia.com.br . E você também pode seguí-lo no Twitter @VernagliaJr

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar