Resenha do livro Fotografia de Nu artístico de Guilherme Lechat 4/5 (4)

Tive o privilégio de ser convidado para realizar um artigo (review) sobre o livro Fotografia de Nu artístico – Linguagem, Composição e Técnica do autor Guilherme Lechat.

Quando me direciono normalmente a uma livraria já vou com alguns autores ou títulos em mente. Mais o que me faz impulsionar a realizar a compra de um livro na minha ótica se passa por dois detalhes que considero importantes:

  1. Qualidade do conteúdo
  2. Qualidade do livro

Ao receber o livro Fotografia de Nu artístico – Linguagem, Composição e Técnica você percebe que o material tem uma qualidade muito boa, pois quando passamos as mãos na capa e nas folhas, pode-se perceber o cuidado que foi tido em permitir ao leitor um melhor tato ao folhear e isso particularmente me chamou muito a atenção se comparado com outras editoras. Em resumo o usuário vai perceber naturalmente que este livro foi pensando em qualidade externa e interna.

Fotografia de Nu artístico

Sempre gostei e sempre tive interesse em alimentar o meu conhecimento de fotografia em todos os seus gêneros e particularmente no assunto nu eu só conseguia encontrar títulos em sua maioria de autores estrangeiros, o próprio Guilherme Lechat descreve esta falta de títulos sobre o assunto por parte de autores brasileiros, até por que infelizmente na sociedade em que vivemos a fotografia de nu para a grande maioria das pessoas explora um sentido mais vulgar (sexual) do que artístico.

Neste livro você vai perceber que o Guilherme Lechat foi muito transparente, didático, técnico e ao mesmo tempo simples nas palavras para que o leitor pudesse assimilar tudo o que é apresentado, explorado e vivenciado nos dias atuais sobre a fotografia do nu.

Ao ler a introdução do livro pude observar que daquele momento em diante eu iria ter uma leitura muito gostosa e confesso honestamente aos leitores do Fotografia–DG que meu tempo hoje em dia é bem corrido, mas o conteúdo é tão fascinante que em três dias eu “devorei” este livro e pude perceber o quanto que é mágico e encantador você saber lhe dar ou melhor capturar posições que irá fazer o público olhar a fotografia de nu com outros olhos.

O livro é composto de 12 capítulos muito bem elaborados para que o leitor a cada final de parágrafo possa absorver e refletir os conceitos ensinados. Conforme você realiza sua leitura vai se deparando com inúmeras fotos (preto e branco e também coloridas) bem retratadas de modelos em várias posições de acordo com o tema que está sendo abordado naquele momento. Você vai tendo rapidamente a clareza da teoria (texto) e a prática (imagem).

O meu conselho caso você seja um fotografo que trabalha com outros segmentos e vez por outra acontece de “pintar” uma oportunidade de trabalho com nu e termina que recusando por não ter ainda um conhecimento específico do assunto, posições e etc. Honestamente isto não vai ser mais desculpa, este livro é essencial para você unir o conhecimento que você já possui de fotografia com o que é apresentado no conteúdo deste livro. Esta mesma regra se enquadra para o usuário que deseja focar somente em fotografias de nu. Como descrito logo no início do artigo o autor ele foi muito feliz em adotar uma linguagem para todo tipo de público (do básico ao avançado).

Portando nobres amigos amantes da fotografia, se você deseja iniciar ou até mesmo aprender (aumentar o seu grau de conhecimento) sobre linguagem, composição e técnica da fotografia de nu eu recomendo tranquilamente para você que este livro do Guilherme Lechat não fica atrás de nenhum autor estrangeiro.

Saiba mais sobre o livro Fotografia de Nu artístico clicando aqui.

Boa leitura, bom conhecimento e um forte abraço para todos.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

  • Elber Salvino

    Nossa sempre me interessei por nu artístico, vou dar uma olhada nesse livro

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar