Home » Atualidade » Acessórios

Resultados da lente Yongnuo surpreendem 4.64/5 (11)

Recentemente publiquei aqui uma matéria sobre a Yongnuo clonando lentes Canon e a empresa foi motivo de chacota nas redes sociais. Será que era para tanto? Um teste caseiro, nada científico, mostra que os comentaristas de facebook estavam bastante errados, foi aquela coisa de julgar o livro pela capa, bastante comum nas redes sociais. Vamos a alguns fatos antes de começar julgar a lente, neste caso, a Yongnuo 50mm f/1.8:

  • A 50mm f/1.8 original da Canon é de construção muito pobre, doa a quem doer, me perdoem os fanboys da Canon. A lente parece de brinquedo, de tão leve que é, e a sensação que eu tenho toda vez que pego nela (minha esposa possui uma aqui) é de que trata-se de um produto muito frágil, dá a impressão de que uma queda mais acentuada a fará se espatifar toda.
  • A qualidade de imagem dela é, em geral, boa. O custo-benefício é bom, levando-se em conta o preço médio de 120 dólares. Mas não é nada tão espetacular quanto os fotógrafos iniciantes acham ao usar a sua primeira lente fixa na vida. Ela é a pior de todas as fixas, não à toa é tão barata. Então, comentários do tipo “ela é perfeita” estão bem longe de serem verdade. Aumentem um pouquinho o nível de exigência de vocês, ok?
  • A Yongnuo destaca-se pelo fato de ter criado flashes de sapata muito bons. A construção deixa a desejar? Um pouco sim, também parecem um pouco frágeis. Mas se a poderosa gigante japonesa Canon pode, porque a pequena Yongnuo de Hong Kong não pode? Dois pesos e duas medidas, correto? Um ponto contra os flashes Yongnuo é a manutenção, difícil encontrar peças para reparo, mas o desempenho é inegavelmente bom. Só não vale dizer que é ruim sem nunca ter usado, hein?
  • A Yongnuo não decidiu clonar a lente de uma hora para a outra. São meses (ou, quem sabe, anos?) de estudo até chegar ao produto final. Se ela consegue fazer flashes de qualidade, por que não conseguiria também fazer lentes de qualidade? Lembrando que ela já anunciou que pretende fazer o mesmo com lentes Nikon e que isso deve acontecer apenas no final do ano de 2015. Ou seja, ela certamente já está trabalhando duro para que isso aconteça e planejando corretamente para que não seja um fiasco.

Agora vamos aos resultados deste teste comparativo entre a original e seu clone visando bokeh, nitidez, aberração cromáticaflare:

canon_bokeh
Bokeh Canon nas aberturas 1.8, 2.8 e 5.6, um pouco mais poligonal
yn_bokeh
Bokeh Yongnuo nas aberturas 1.8, 2.8 e 5.6, um pouco mais circular
canon_center
Nitidez ao centro na Canon
Nitidez ao centro na Yongnuo
Nitidez ao centro na Yongnuo
Aberração cromática na Canon
Aberração cromática na Canon
Aberração cromática na Yongnuo
Aberração cromática na Yongnuo
Flare em abertura f/5.6 na Canon à esquerda e na Yongnuo à direita
Flare em abertura f/5.6 na Canon à esquerda e na Yongnuo à direita

Todas as fotos foram feitas de forma bem amadora pelo fotógrafo Jay Leavitt aque escreve o blog Shooting on a Budget e lá é possível encontrar os testes mais detalhadamente. Os mais céticos poderão dizer que os testes foram manipulados, inventarem mil desculpas, mas acho que custa muito pouco dar uma oportunidade a quem pretende entregar produtos de qualidade a baixo custo. Tirem suas próprias conclusões. Aliás, após a publicação destes testes, a Yongnuo 50mm f/1.8 que poderia ser encontrada até por míseros 40 dólares agora não é encontrada por menos de 80 dólares no eBay ou cerca de 55 dólares no AliExpress.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Cristiano Kito

    bom dia Rodrigo. sou dentista e adquiri uma cânon t6 e um flash twin youngnuo e estou procurando uma lente macro 100mm. posso comprar esta lente de 100mm da youngnuo?

    • Rodrigo Jordy

      Eu não vi nenhum teste prático da 100mm como foi feito com essa 50mm. Como o preço é relativamente bem baixo eu compraria essa Yongnuo se estivesse precisando, mas sem criar muitas expectativas.

  • Elias Ricardo

    Amigo, li seu comentário sobre lente yongnuo 50mm e gostaria de saber sua opinião a respeito das lentes
    35 mm e 85 mm , também yongnuo.

    • Rodrigo Jordy

      Não vi nenhum teste prático sobre estas lentes, então não posso opinar mas eu apostaria que a qualidade está no mesmo nível dessa. A empresa querendo se firmar não iria arriscar muito.

  • Tatiana

    Rodrigo, você saberia me dizer se a yongnuo 50mm é compatível com a canon T5?
    Porque nas descrições dela sempre vejo na lista de compatibilidade só T5i :(

    • Não se preocupe, Tatiana. A Canon T5 é compatível com qualquer lente produzida para Canon, apenas as câmeras full frame possuem alguma restrição.

  • Beatriz

    Eu so recentemente e que comecei a evoluir na fotografia mas já tirei fotografias lindas com uma câmara digital, claro a qualidade não tem nada a ver mas nada que um pouco de photoshop para melhorar a luz e o contraste não ajude :) agora tenho uma cânon 600D com a lente 18-55mm mas quero comprar agora a 50mm e a marca é da young nuo e com este texto tenho mais confiança em comprar porque é uma marca barata sim é pouco falada e pouco gente acredita que bararto e bom eu acredito e espero fazer uma boa compra, obrigada pela ajuda :)

  • Eina1980

    Boa tarde!
    Uma ajuda por favor!? ☺
    Consigo usar essa lente numa Nikon D3200?
    Desde já, obrigada!!

    • Existe hoje a versão para Nikon, apenas certifique-se de comprar a lente correta.

  • Jonas

    Foi um texto bem desagradável de ler. Pensei em encontrar uma mensagem imparcial e só li agressão à uma marca e ao leitor. Vá melhorar sua redação para depois criticar fotógrafos.

    • Levar um ano e meio pra receber a primeira crítica pelo texto, até que não estou tão ruim assim. Não me recordo de ter agredido marca alguma, sequer agredi algum leitor. E também levei 6 anos para alguém questionar minha redação, acho que estou no caminho certo. Ou será que todas as centenas de milhares de leitores anteriores estavam errados e você certo?

      Acho que o problema (como acontece com outros articulistas aqui) é questionar algo que está acima do bem e do mal para a maioria. Me desculpe, mas eu não faço texto repetitivo, para isso você tem outras dezenas de fontes para consultar. Se quer alguém que abaixe a cabeça para marcas e fale somente bem não é em meus textos que irá encontrar.

      Detalhe: quando eu escrevi este texto era usuário Canon…

  • Muito bom! Acabei de comprá-la no Aliexpress devido as boas qualificações de quem comprou, e agora estou mais confiante ainda depois de ler sua matéria! Beijos

  • Luciano Nunes de Sousa

    A fotografia é uma arte que exige muita prática, fazendo testes com todas as configurações possíveis, assistindo videos sobre fotografia no Youtube ajuda muito.
    No começo tirava fotos desfocadas, fotos normais, murchas, sem cor.
    Mas aos poucos minhas fotos estão ficando boas, conhecendo bem como configurar de forma equilibrada os 3 pilares da fotografia para cada cenário.
    Locais de muita luz, pouca luz, sombras e outros..

    Vou chegar lá se Deu quiser..

  • Luciano Nunes de Sousa

    Lembrando que a boa qualidade das fotos depende mais do fotografo do que da maquina, claro a maquina e lentes ajudam muito, mas ela não tira fotos sozinhas, e por fim um bom conhecimento nas configurações do diafragma, obturador e ISO para cada cena..

    Um bom fotografo tira fotos lindas com uma simples câmera compacta, mas um amador sem um devido conhecimento da fotografia com uma DSLR, não conseguira tirar fotos boas, ficaram piores do que feito com uma Tekpix..rss

    • Com certeza, bom saber que ainda existe gente que pensa assim!

  • Fala aqui um cara de Cartier Bresson era outra época , fotografava com SLR Leica. No tempo dele nem se falava no
    digital . Estavamos aqui a analisar a Yongnuo 50mm 1.8 , era isso né ? eu não comprava é uma lente barata não vale a pena sair da marca Canon . Por exemplo quero um 50-200 preciso comprar com IS se tivesse para Canon Yongnuo uma imitação que desse bem … aí que valeria a pena . Penso aqui em Portugal material fotografia caro , mas no Brasil penso mais caro ainda é mesmo ?

  • Mayre Bianca

    Estou começando a curiar sobre fotografia, confesso que ainda estou pesquisando equipamentos (alias, aceito dicas, também não tenho muito dinheiro, seria possível comprar um bom equipamento por uma média de até R$ 1.500,00?)
    E realmente, a lente não deixa nada a desejar, isso fica claro pra mim principalmente na última foto, que necessita de um melhor controle de luz… certo?! rs
    Obrigada pelo posto, interessante e muito construtivo!

    • Uma Canon T3 custa menos do que isso e é uma excelente opção para quem quer começar a estudar sobre fotografia. Você está correta nas suas observações.

  • essa lente tem que ser feita um upgrade já são 20 anos de fabricação . qualquer lente que for feita hoje vai ser muito melhor . essa Yongnuo de hoje com certeza é melhor que a Canon . vamos esperar que a Canon lance outra versão da 50 mm 1.8 II versão 2 que seja melhor hoje . 50mm 1.8 III versão 3.. temos que ser um pouco mais realista um lente que tem mais de 20 anos de fabricação não e qualquer lente não é mesmo. agora é só esperar um upgrade dessa lente ..

  • Rafael Schettino

    A yongnuo tem sim equipamentos de qualidade. Os radioflashes yn-622c são imbatíveis no custo x benefício. Pelo preco de um st-e2 da canon vc compra 10 yn622c, que entregam o mesmo resultado.
    Ainda não experimentei o yn565ex, mas tenho um yn468ii e ele quebra um bom galho como flash auxiliar…

    • É isso aí, só não pode dizer que é ruim sem antes testar.

  • Noto

    Amigos eu quero fotografar tudo e todos sou canônico mas tenho flashs da yougnuo e rádio flash tbem sei queri flash da cânon e superior mas o da yangnuo resolve e ta tudo muito caro sim tenho uma 70D e quero uma mark III sim só que pra isso teria que abrir mão de lentes e equipamentos necessários no momento,,,, tudo ao seu tempo

  • Enzo Battesini

    Cartier-Bresson não tinha maquina digital nem Photoshop. Ele tinha 5% corpo + 10% objetiva + 85% cérebro.

    • Eram fotografias diferentes que tinham o seu encanto, foi o homen da Leica , enfim as revelações feitas num estudio caseiro tem seu encanto . Nomeadamente aquilo que diz tem toda a razão , vi um artigo de de um rapaz e uma rapariga que estão fazendo um ipo de foto diferente, eles têm muita imaginação mas coitados de eqyuipamento umas coisas velhas , mas o que importa é ter esperto no escabeço !

    • Não só ele, grandes mestres da fotografia eram e ainda são assim. Os novos fotógrafos deveriam se espelhar neles.

  • Nunca testei aquelas lentes Canon 50mm f 1.8 são baratas de plástico aí o pessoal compra e guarda com carinho porque diz na altura comprei, tinha pouca grana. Mas é boa lente como diz custo beneficio .
    Abraços de Portugal : Pedro Malheiros

  • Obede Sant'Ana

    Se já não tivesse uma 50mm, eu compraria uma destas fácil. Me apegar a marcas não me traram retorno algum. prefiro me apegar a qualidade.
    Recentemente, comprei 2 pares do radio flash da youngnuo (yn622c) e com certeza, está tendo um custo beneficio muito melhor do que os muitos outros que estou vendo por aí.

  • Eu tenho um flash youngnuo e ate agora funciona perfeitamente. Mas a matéria é bem clara; eles conseguiram clonar a PIOR LENTE fixa, Sera que eles conseguiriam a mesma façanha com as demais do conjunto? Sera que eles conseguiriam aumentar a qualidade ótica de uma 35 ou 50mm f1.8 G da Nikon que são tanques de plástico com motores ultrasonicos e manter o preço? A Canon e Nikon tem quase 100 anos de experiência em fazer lentes e a Canon faz a cinquentinha ja sabendo que ela vale aquilo que entrega…

    • Não é fácil, e já adianto que motor ultrassônico não deve ter pois já foi feita a versão 1.4 da 50mm da Canon e não fizeram motor ultrassônico. Acho que só de fazer mais barato e com uma qualidade, no mínimo, razoável já terá valido a pena.

  • marcelo

    Jordy, quase compro uma 50mm canom, achava q por ser xiguiling a yoguno era ruim. Mas ajudou seu post a me decidir melhor.

    • Só é difícil achar essa Yongnuo e espero que todas as unidades desta lente possuam a mesma qualidade da apresentada no teste. Quando a Sigma começou era bastante oirregulçar, algumas lentes eram boas e outras vinham ruins.

  • Junior

    Faltou citar a fonte das fotos e do teste original "PetaPixel".

    • rodrigojordy

      Não, as fotos e o teste original não são do PetaPixel. Leia o último parágrafo do meu texto, as fontes estão todas lá, com link e tudo.

  • Rodrigo,

    Gostei muito da sua visão e discutir algo que merece ser discutido, o fetiche pelas marcas, é uma característica muito forte na nossa sociedade, lembra a uma religião, uma eterna fidelidade.

    Posso confirmar isso pelo fato de ter uma crescente compra de câmeras da Canon, (vou comprar pq é Canon!) existem câmeras mais baratas da Nikon e com desempenho melhor, e esquecem também que existem diversas marcas de câmeras, resta escolher com consciência.

    Espero que a Yongnuo lance lentes para Nikon.

    Abraço!

    • Infelizmente esse culto à marca preferida termina sendo mais forte aqui no Brasil do que nos outros países, eu sempre estarei aberto a outras marcas e quanto mais marcas entrando na concorrÊncia, melhor para todo mundo pois os preços baixam e a variedade de produtos aumenta.

      E para o final de 2015 a Yongnuo já prometeu lentes para Nikon, vamos aguardar.

      • Eu gosto de Canon , mas a vida está cara tenho uma D70 e uma 5D MKII , o problema é o custo das lentes para fullframe tudo é caro na fotografia levada a sério , o perigo é como a pesca, se torna uma arte um vicio que não despega. Mas chega final do mês compra algo de objetivas não falo nem das L da Canon e fica sem grana !

  • hugoleooo

    Acho que há um preconceito muito grande no muito grande no mundo da fotografia, como se fosse uma guerra, que só se é bom fotógrafo se tiver muita grana, que tudo custa muito caro, que ninguém pode fazer nada com pouco dinheiro, eu estou começando desde o ano passado e acho isso muito errado, comecei com uma t3i + 18-55mm, depois comprei uma 55-250mm e nunca passei dificuldade, tirei fotos boas (e muitas ruins também) em várias situações diferentes e, quando senti a necessidade de um flash, pedi à um amigo para comprar um YN 565EX na inglaterra, paguei 280 reais na época (quando não compraria nem um 430ex pelo dobro do preço) e até hoje só alegria. O principal é tirar o máximo do equipamento que você tem e não ficar achando que vai ser o melhor SÓ porque tem o melhor equipamento.

    • É verdade, Hugo. Infelizmente os novos fotógrafos colocaram na cabeça que só é possível boas fotos com equipamento top de linha, eles simplesmente nem tentam! Graças a Deus eu nunca precisei de equipamento top em toda a minha vida, sempre me virei com o que tinha e não me permito acomodar por causa de equipamento. Até porque não tenho dinheiro para isso hahaha.

      • PedroP Buchalle

        Tenho notado que o número de Amantes da fotografia têm sido muito mais presente como nunca. Iniciantes de excelente qualidade buscando mais e mais serem melhores nesta Arte. Este desejo de ser melhor, por inexperiência, cria a falsa premissa que é a falta de equipamentos tidos como maus caros e melhores. Muito boa sya participação !

        • Rosemeire Nunes

          Exatamente isso Pedro Buchalle, resumiu muito bem!

    • Sonia Pio

      Falou tudo meu amigo

    • Adriano Sonosobral

      Concordo. Vamos pensar da seguinte forma, de 8 anos pra cá a tecnologia na fotografia mudou muito, temos equipamentos mais "inteligentes" que facilitam muito nossa vida. Porém nessa época como faziam fotos tão boas quanto hoje com equipamentos mais simples. Esse papo de ter equipamento de última geração é papo de vendedor, é possível fazer fotos incríveis com um equipamento básico sim, o resto é só venda…

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar