Home » Resenhas » DVDs

Retratos de Família, de Tyto Neves: poesia disfarçada de técnica

Se acaso pretende ler um livro sobre técnicas fotográficas, cheios de explicações sobre EXIF, aberturas, velocidades e ISOs, esqueça. Mas, se pretende ler um livro que o ensine a fotografar, então está no caminho certo. Porque fotografia envolve técnica sim, mas é, sobretudo, emoção. E emoção existe de sobra neste belo livro, publicado pela iPhoto Editora, de autoria do fotógrafo Tyto Neves.

O primeiro impacto de “Retratos de Família”, kit composto de um livro e um DVD, acontece quando abrimos a embalagem e nos deparamos com a delicadeza e o capricho de um laço em fita envolvendo seu conteúdo. Talvez uma simbologia aludindo aos laços afetivos que unem os familiares entre si, talvez um pequeno presente para agradar os leitores, talvez um pouco de cada coisa. Seja como for, demonstra um tipo de zelo que faz jus à encadernação primorosa em capa dura e páginas de boa gramatura.

Retratos-de-Família-Tyto-Neves

Ilustrado com belíssimas fotografias, o livro narra, com uma linguagem simples, objetiva e dinâmica, a trajetória profissional do autor que, aos 29 anos de idade, resolveu mudar de profissão para viver da gratificante missão de produzir imagens. Sem, no entanto, limitar-se a ser uma autobiografia, a obra traz diversos esquemas de iluminação, ilustrando-os com retratos feitos a partir de cada um deles, de tal forma que o leitor consegue prever os resultados dos esquemas que vier a praticar.

O livro aborda ainda alguns tipos de equipamentos necessários para a realização de cada tipo de trabalho, trazendo um breve panorama das lentes e das fontes de luz mais adequadas ao tipo de ensaio que se propõe a fazer. E, de forma bastante elucidativa – e inspiradora – traça estratégias de mercado que auxiliarão o iniciante na carreira de fotógrafo profissional.

Mas, o que realmente chama atenção é que, enquanto ensina as técnicas necessárias para obtenção de bons retratos de família, o autor conversa com o leitor, expondo-se de um modo tão natural que em alguns momentos, temos a impressão de que não estamos lendo um livro, e sim que estamos frente a frente com o Tyto Neves em uma mesa de café durante um agradável bate-papo em uma tarde qualquer. E é aí que se encontra o diferencial desta obra.

Repleto de sutilezas, o livro brinca com o próprio título, porque além de ensinar a fazer fotos, a obra é, em si mesma, um retrato. Um retrato da própria família do autor, muitíssimo bem delineado pelas histórias ali contadas. Diante da emoção transmitida pelo texto, conseguimos sentir a cumplicidade existente entre o escritor-fotógrafo e sua esposa, o carinho demonstrado pelos próprios filhos e a prioridade concedida à própria família, sabiamente colocada em primeiro plano antes de qualquer trabalho.

Com tudo isto, é fácil perceber que as lições transmitidas em “Retratos de Família” refletem o conhecimento não apenas fotográfico do autor, mas, sobretudo, do valor essencial da família. E por tal razão, ao leitor fica a sensação de poder confiar plenamente em seus ensinamentos, eis que trazidos por quem tem gabarito e compreende a família enquanto base para formação do indivíduo. Dotado, portanto, de grande habilidade para capturar sua essência em uma fotografia.

O DVD que acompanha o livro mantém a mesma qualidade de todo o trabalho, complementando magistralmente seu conteúdo. Quem já teve contato com o Tyto Neves e teve a oportunidade de assistir a um de seus vídeos publicados no YouTube, sabe que encontrará a mesma atmosfera leve, bem humorada e didática que lhe é peculiar.

Obra mais que recomendada tanto a fotógrafos iniciantes e experientes, “Retratos de Família” deve ser lido e relido, além de estar sempre ao alcance da mão para servir de consulta e inspiração.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar