Home » Resenhas » Livros » Review Flash Dedicado para Fotografia de Casamento e Retrato

Review Flash Dedicado para Fotografia de Casamento e Retrato

Olá amigos fotógrafos. Hoje trago para vocês, mais um review de livro proporcionado pela Editora Photos em parceria com o Fotografia-DG, o livro Flash Dedicado, do fotógrafo sul-africano Neil van Niekerk.

 

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR – R$ 105.00 + Frete
(Livro Flash Dedicado para Fotografia de Casamento e Retrato)

Recebi este livro da Editora no final do ano passado. Antes de começar a ler, eu não tinha muito domínio sobre a luz artificial e entendia pouco sobre o assunto. Após concluir a leitura, sinto que consegui aprender muita coisa – que preciso pôr em prática – com a excelente forma de ensino e leitura simplificada que encontramos no livro do Neil.

Sobre o Autor

Neil van Niekerk é natural de Johanesburgo, África do Sul.  Desde 2000 ele, a esposa e a filha se estabeleceram em Wayne, New Jersey, onde se especializou em fotografia de casamentos, retrato e fotografia boudoir.  Leciona Workshops e Seminários sobre fotografia. Escreveu dois livros sobre fotografia, um dos quais (este que lemos) foi traduzido em Polaco e Português. Seu site www.planetneil.com se tornou um destino popular para fotógrafos em busca de informação sobre equipamentos e técnicas recentes.

“Gosto muito de fotografia por uma variedade de razões. A estimulação e o excitamento de responder às novas situações satisfazem os meus lados analítico e criativo, e eu também realmente amo trabalhar com pessoas. Recebo verdadeiro prazer de compartilhar a felicidade com as pessoas que fotografo, e sabendo que eu estou criando imagens que evocam memórias maravilhosas para toda a vida. (Aliás, esse é o ponto mais plagiado da minha biografia. Sério).”  – Neil van Niekerk

Sobre o Livro

Desde o início, concordei com muitos conceitos abordados pelo autor, como logo no prefácio, onde ele afirma, se referindo ao imediatismo dos fotógrafos iniciantes, em adquirir equipamentos que prometem fotos mágicas sem qualquer esforço ou estudo: “Se você quer meu conselho, aqui está: a resposta não está no equipamento, mas sempre na luz!” A partir daí eu já sabia que este livro era para mim.

O livro parte do princípio de que seus leitores já são conhecedores das técnicas básicas da fotografia e que dominam conceitos como abertura, velocidade e ISO, sabendo como essas medidas interagem entre si. Também se deduz que o leitor possua uma SLR digital e um Flash acoplado, para que seja possível aplicar as técnicas ensinadas.

O conteúdo é dividido em quatro grandes capítulos. Vamos a eles:

1 – Por onde começar

Parte importante do livro para quem não tinha a menor idéia do que fazer (meu caso). Niekerk usa este espaço para explicar a importância do domínio completo da luz, como avaliar a luz disponível e o que fazer com ela. Em 100% das fotos usadas como exemplo – durante todo o livro – há uma mini tabela ao lado, onde consta um mini texto – “aqui o flash foi rebatido atrás de mim e usei filtro de gel para luz de tungstênio” e as informações de ajustes da câmera e do flash, como por exemplo: “1/125s, f/1.8, ISO1000, FEC (compensação da exposição do flash) +0.6EV”. Não sei quanto a vocês, mas para mim é um absurdo de útil ter essas informações e usá-las para observar a imagem final.

Ainda neste capítulo, algumas explanações sobre Flash Manual VS. Flash TTL e explicações sobre direção e intensidade do flash (luz), balanço de cor e sobre a pós-produção. Também comenta alguns fatores a serem considerados na escolha do equipamento.

2 – Conteúdo Técnico

Parte chave do livro – na minha opinião – para àqueles que estão partindo do zero nas técnicas de flash remoto. Todos os conceitos iniciais, que confundem muita gente, são abordados aqui. Medição de exposição, modos de flash, velocidade de sincronismo, entre outros.

Muito legais são as explicações sobre as diferenças entre medir a luz usando um fotômetro de luz incidente de mão (flashmeter) ou o fotômetro embutido na câmera.

Na parte onde há explicações sobre histograma, são usadas capturas de tela dos menus das câmeras Canon e Nikon, que é para ninguém ficar com dúvida.

Este é um capítulo bem amplo e complexo, cada conceito é explicado meticulosamente e ricamente ilustrado. Só vendo mesmo para entender a riqueza dos detalhes e o capricho do autor.

3 – Aplicando as Técnicas

Agora um capítulo muito legal para quem gosta de “pôr a mão na massa”. Depois de explicados os conceitos de técnicas, nada mais justo que aplicá-las.

Eu, que adoro criar rebatedores, difusores e demais modificadores de flash, me senti num parque de diversões quando comecei a ler esta parte. Está recheada de dicas de como montar seus modificadores e ainda com fotos exemplificando seu uso. A-DO-REI!

Este capítulo ainda conta com explicações sobre flash rebatido de todas as formas possíveis e imagináveis – inclusive em ambiente externo – além de ser riquíssimo em ilustrações.

4 – Flash fora da câmera

Última, porém não menos importante parte do livro, é dedicada ao flash fora da câmera. Este pequeno e último capítulo fala da versatilidade e da flexibilidade que é trabalhar com um flash remoto. Há diversos métodos de se fazer isto, como usar outro flash master para controlar um flash escravo, usar uma unidade de controle especializada, como um transmissor, entre outras técnica.  A maioria delas está ilustrada aqui. Muito legal.

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR – R$ 105.00 + Frete
(Livro Flash Dedicado para Fotografia de Casamento e Retrato)

Conclusão

Gostei muito deste livro. É daqueles que você precisa ter sempre a mão para recorrer a ele e usá-lo como guia. De abordagem simples e objetiva, é um dos livros mais completos que já vi sobre este assunto.

Também não posso deixar de elogiar (e olha que esta é a primeira vez que faço isso), a excelente tradução para o português, feita pela Patrícia Melo. Este livro está muito bem escrito, coisa que não é sempre que vejo nos livros da Editora Photos. Desta vez estão de parabéns.

Única coisa que eu mudaria no livro: A foto da capa. Ela é tão “morna” se comparada às demais que ilustram o miolo do livro. Tem muita foto boa ali!

Espero que tenham gostado da review. Até a próxima.

Forte abraço!

Huaine Nunes

Vinda de uma família de fotógrafos, a fotógrafa Huaíne Nunes já nasceu em meio às câmeras fotográficas. Em 1999 ganhou sua primeira câmera de visor direto, tinha apenas 10 anos de idade. Com 16 anos começou a se interessar pelas técnicas, sempre tendo seu pai como principal instrutor. Com 19 comprou sua primeira reflex digital e agora, aos 21 atua como fotógrafa infantil. Perfeccionista e dedicada, é aficionada por livros de técnicas fotográficas e está sempre procurando aperfeiçoar-se. É formada em Design de Moda e ainda persiste em aprender a fotografar o mundo fashion. Mantêm também um blog com dicas para fotografia de bebês e crianças, que tem trazido um aprendizado constante.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Carrinho

Receba 15 livros de fotografia

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia com os nossos livros digitais.
Insira aqui o seu melhor email

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia

Insira aqui o seu melhor email