Home » Resenhas » Livros » Review do livro A Arte de Fotografar Crianças, Tamara Lackey

Review do livro A Arte de Fotografar Crianças, Tamara Lackey

Olá amigos.

Como fotógrafa infantil, há tempos estava interessada em ler o livro A Arte de Fotografar Crianças, escrito pela fotógrafa americana Tamara Lackey. Na minha área, esse livro se tornou um must have.

Foi aí que a Editora Photos em parceria com o Fotografia-DG, fez o imenso favor de me enviá-lo para que eu pudesse ler e escrever tu-di-nho para vocês. E é isso que eu farei agora.

Um pouco sobre a autora

Tamara Lackey é uma premiada fotógrafa americana. Seu trabalho diferenciado e dinâmico é muitas vezes descrito como “expressivo, emotivo e inesperadamente engraçado”.

Seu trabalho já apareceu em revistas como Vogue, O Magazine, Town & Country, Inside Weddings e Parenting Magazine.

Atualmente Tamara administra um studio na Carolina do Norte, Estados Unidos, mas ministra workshops e palestras sobre fotografia no mundo inteiro.

É jurada do WPPI International Print Competition e autora deste best-seller, A Arte de Fotografar Crianças, que falaremos agora.

Sobre o livro

Tão ricamente ilustrado quanto bem abastecido de conteúdo técnico, a Tamara Lackey realmente fala a nossa língua.  Apresenta desde dicas de composição, interação com as crianças, até relacionamento com o cliente e marketing pessoal.

O que notei –  que pode ser entendido como ponto positivo ou negativo, dependendo do seu objetivo ao começar a leitura –  é que o livro é voltado para àqueles que trabalham com a fotografia infantil. Diferente do que imaginei, ele não pode ser considerado um guia para papais e mamães que pretendem apenas se aperfeiçoar ao fotografar os filhos.

É claro que uma ou outra dica pode ser vantajosa, mas o livro como um todo, foca bastante na indústria da fotografia de modo geral. No meu caso específico, é o guia perfeito.

O livro divide-se em 9 grandes capítulos bastante abrangentes. Comentaremos cada um deles.

1 – Fotografia Contemporânea de Crianças

Uma visão refinada sobre a fotografia de retrato tem estado em alta ultimamente. É o que a autora chama aqui de Fotografia Contemporânea. Aqui no Brasil temos fotógrafos talentosos que aplicam as técnicas da fotografia contemporânea, como o Daniel Nobre e a Erika Verginelli. A Tamara aqui explica detalhadamente o que a fotografia contemporânea é e o que ela não é, ensinando algumas das técnicas utilizadas por ela.

Nessa parte do livro, ainda considero o guia útil para fotógrafos iniciantes, profissionais e amadores, pois fala sobre composição, enquadramento e dá dicas valiosas sobre como realizar o clique.

2 – Trabalhando com Crianças

“Ganhar a confiança de seus modelos é importante para capturar a intimidade de relacionamentos significantes”. É tudo sobre o que esse capítulo se trata. Trabalhar com crianças pode ser uma atividade extremamente gratificante. Para aqueles que genuinamente gostam e se atraem pela fotografia de crianças, se torna um imenso prazer fazer parte da vida do cliente e capturar esses momentos emocionantes.

Ainda há mais algumas observações sobre como instigar cada criança, entender sua personalidade e usá-la a seu favor.

3 – Visão Básica da Fotografia de Retrato

A parte realmente técnica do livro se encontra aqui.  Útil para todo tipo de fotografia de retrato, não somente as infantis, a fotógrafa e autora realmente consegue passar seu conhecimento. Sem fórmulas matemáticas e técnicas complexas.

Há um breve relato sobre equipamentos. Quais usar, o que é desnecessário na fotografia infantil. Que cuidados tomar, o que se preocupar em carregar em cada sessão.

Técnicas de iluminação também são tratadas aqui, desde luz natural, artificial, até o uso criativo de ambas. Alguns esquemas ilustrados são mostrados, demarcando onde ficam rebatedores, flashes e luz de janela coberta por cortina branca.

Há também uma boa parte explicando tudo sobre direção de modelos de forma criativa. Muito útil!

Tudo em linguagem simples e acessível, essa é a melhor parte.

4- A Foto Real

Um chute de realidade nessa parte da leitura. Tudo que se lê sobre como fazer o clique, como achar locações lindas e maravilhosas podem ser mais dificeis de serem colocadas em prática do que se imagina. Aqui as dicas são com relação a lidar com clientes, entendê-los, escolher dias, horários e locais de acordo com seus interesses e personalidade. Como preparar o cliente para seu trabalho, fazê-lo entender seus valores e educá-lo para a sessão.

A parte riquíssima desse trecho do livro, são alguns exemplos de imagens captadas pela fotógrafa e uma breve descrição de como foram feitas. Até aventuras malucas de joelhos ralados ela conta aqui.

5 – Depois da Sessão

O pesadelo de muitos fotógrafos: a pós-produção. O que fazer com todas as imagens, como arquivar, manter cópias de segurança, selecionar os arquivos mais importantes, os que serão impressos e como administrar seu fluxo de negócio de forma competente.

6 – A Venda Construtiva e Entrega das Imagens

Agora sim pessoal, a parte que digo que é voltada para quem realmente está começando a trabalhar. Lidar com clientes não é tarefa fácil, portanto, ouvir dicas de quem já passou por todas as etapas, errou e aprendeu muito é de extrema importância.

A partir daqui, considero que o guia é útil para todos os fotógrafos em ascenção, de qualquer área da fotografia. São técnicas de utilidade prática para todos.

7 – Propaganda, marketing e promoção

Fazer marketing é uma palavra muito abrangente. Saber sobre as técnicas pode determinar se você fará ou não sucesso como fotógrafo. Dicas sobre divulgação em mídias locais, internet, mala direta, networking, boca a boca, tudo isso será tratado nesse capitulo.

Reafirmo: útil para todas as áreas da fotografia.

8 – Valores

Agora sim a última, porém  não menos importante das observações antes de você dar de cara com o universo da fotografia profissional. Definir seu mercado-alvo, sua quantidade e carga horaria de trabalho, seus custos fixos e variáveis (essa parte é chata, já passei por isso) e por fim, definir seus valores e sua identidade como fotógrafo. Se bem administrada, essa importante tarefa deixará de ser tão odiada e passará a ser prazeroso “ver o dinheiro entrando”. Essa é a etapa que te define como profissional competente e responsável, que entende seus gastos, administra-os e não “achata o mercado”.

9 – Para Finalizar

E para concluir, depois de uma sessão sobre despesas e receitas, a fotógrafa Tamara Lackey fecha o assunto contando um pouco de suas experiências pessoais e profissionais. Mais especificamente, compartilha connosco alguns dos erros que cometeu e nos alerta para os mesmos. Além de um grande aprendizado, as histórias são até divertidas, vindas de quem realmente sabe o que está dizendo.

Bom amigos, aí está um breve resumo do que é tratado nesse maravilhoso e completo guia, A Arte de Fotografar Crianças. Particularmente me ajudou muito, não só a parte escrita, mas também as imagens são extremamente inspiradoras. E são muitas!

Um grande abraço, até a próxima.

Huaíne Nunes
E-mail: [email protected]
Site: www.huainenunes.wordpress.com
Twitter: @huaine

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Huaine Nunes

Vinda de uma família de fotógrafos, a fotógrafa Huaíne Nunes já nasceu em meio às câmeras fotográficas. Em 1999 ganhou sua primeira câmera de visor direto, tinha apenas 10 anos de idade. Com 16 anos começou a se interessar pelas técnicas, sempre tendo seu pai como principal instrutor. Com 19 comprou sua primeira reflex digital e agora, aos 21 atua como fotógrafa infantil. Perfeccionista e dedicada, é aficionada por livros de técnicas fotográficas e está sempre procurando aperfeiçoar-se. É formada em Design de Moda e ainda persiste em aprender a fotografar o mundo fashion. Mantêm também um blog com dicas para fotografia de bebês e crianças, que tem trazido um aprendizado constante.

8 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Caros,

    Notei que há também um DVD intitulado "A arte de fotografar crianças" da autora Fernanda Sá. Alguém saberia me dizer se há alguma ligação entre as duas obras??

  • Carla o livro A Arte de Fotografar Crianças não se encontra à venda em Portugal, no entanto a editora Photos poderá enviar o livro para cá. Visite o site deles e entre em contacto, eles têm até um suporte online. Se precisar de alguma ajuda diga, abraços.

  • Adorei a resenha, e fiquei mais feliz ainda porque coincidentemente eu comprei esse livro na semana passada no Amazon!!! agora estou só esperando chegar…

    Bj, Lia

  • Olá,

    É a 1.ª Vez que comento, desde já quero dizer que estou a adorar o que é escrito por aqui…

    Adoro fotografia e faço alguns trabalhos com grávidas, recém-nascidos e crianças, portanto este livro é ouro sobre azul.

    Onde poderei encontrar este livro cá em Portugal, alguém sabe?

    obrigada

    Carla Caseiro

  • Esse livro é ótimo mesmo! É um livro que, pra quem trabalha com fotografia infantil, deve ser consultado sempre. Eu, como sou encantada por fotografia infantil (e é nisso que quero me especializar), achei muito útil.

    E, claro, tem dicas úteis pra outras áreas da fotografia também. A leitura é uma delícia e as fotos… sem comentários! Lindíssimas e inspiradoras!

    Huaine, gosto muito dos seus artigos e fiquei feliz de te ver por aqui.

    Abraço

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar