Novas objetivas (+ teleconversor) Fujifilm vêm aí: roadmap atualizado!

Assim como costuma fazer, a Fuji divulgou seu roadmap de objetivas para seu sistema Fujifilm X, com objetivas novas e também um teleconversor

 

O novo roadmap, que podem ver abaixo, apresenta-se bastante ambicioso, e com a novidade  que é a presença de um teleconversor (TC), tipo de item até então inédito na linha. Não é de admirar-se, no entanto, visto que a marca, procura expandir seus horizontes, ao que demonstra o histórico de roadmaps e de lançamentos em geral, seja incluindo novas categorias de objetivas; seja acrescentando acessórios (como foi o caso dos recentes tubos de extensão).

roadmap Fujinon / Fujifilm Updated Spring 2015
(clique para ver maior)

 

Desta vez as objetivas incluídas foram a XF 35mm f/2 R, a XF 100-400mm e a XF 120mm f/2.8 R Macro. A 100-400 é a supertele que aparecia sem especificação no planejamento anterior; já a 35mm é uma segunda versão para uma das objetivas de kit da Fujifilm — atentem que é uma versão, não uma segunda geração da mesma objetiva: a outra é uma 35 1.4 —; e a terceira destas é uma das teleobjetivas fixas que estão ingressando no rol de objetivas Fujinon.

Junto com protótipos delas, foram exibidos já na CP+ 2015, que iniciou-se hoje, outros dois modelos (também em protótipos)  anteriormente anunciados no roadmap passado: a XF 16 f/1.4 R WR e a XF 90mm f/2 R — além do já citado teleconversor. As duas teles, a 120mm e a 100-400mm estão previstas para o ano que vem; a 16mm, a 35mm e a 90mm para este ano, ainda.

foto via PhotoRumors.com
foto via PhotoRumors.com

O teleconverter, por sinal, será compatível com as objetivas 50-140mm, 120mm e 100-400mm. Penso que será muito interessante este TC na segunda e na última, visto que a 120mm é uma macro 1:1, e a 100-400 com o conversor ficará equivalente a uma 150-600mm em full-frame. A 100-400mm, a propósito, ainda não tem abertura máxima informada, assim como não foi informado de o TC será weather-resistant (WR) como a 16mm e a 50-140mm — o que seria bastante desejável, tendo em vista os passos da maca no sentido de ter cada vez mais produtos selados, como a câmera X-T1.

É bom ver que a Fuji procura investir mais na versatilidade de suas objetivas do que no lançamentos de velhas câmeras em corpos novos, como certas marcas gostam de fazê-lo. Posso estar enganado, mas penso que esse é um dos motivos porque cada vez mais pessoas optam por “embarcar” na linha Fujifilm X — para serem menos enganadas.

via Dpreview, Photography Blog, PhotoRumors, Fujifilm

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar