Rumor: vem aí uma Fujifilm X-T10 5/5 (1)

Variadas fontes citam informações sobre uma certa Fuji X-T10, mais barata que a X-T1

 

Rumores apontam para possível planejamento de uma Fuji X-T10, uma versão mais econômica da bastante aclamada X-T1 (que já possui duas versões — a preta e a graphite silver), e a depender do ponto de vista isso pode ser preocupante ou muito interessante. Mas vamos aos detalhes dos rumores…

A Fujifilm X-T10 deverá ter, em comparação à sua “prima” mais avançada, um EVF menor, o mesmo sensor e ausência de vedação contra poeira e água. Em contraparte, seu preço deverá ser mais baixo — imagino que, ainda assim, maior que o da X-E2. Não há informações por ora quanto ao firmware e outras possíveis diferenças em relação à X-T1.

Fuji X-T10

 

Agora uma rápida análise: o quanto seria interessante uma Fuji X-T10, mercadologicamente falando?

Para a Fujifilm pode soar interessante vender uma versão de menor custo de uma de suas grandes estrelas atualmente para um público mais amplo. A câmera ainda teria, imagino, o mesmo corpo e visual da versão mais cara, além de sua usabilidade fantástica, tudo a um preço possivelmente bem mais convidativo e/ou justo para os que não tiverem certas características técnicas como prioritárias (citadas no 2º parágrafo).

Por outro lado, há um risco com este lançamento: a confusão do consumidor acerca dos diferenciais em relação aos modelos “vizinhos”, a X-E2 e a X-T1. As diferenças técnicas em relação à X-T1 seriam claras, mas quais seriam exatamente os diferenciais em relação à X-E2 — será que o corpo diferenciado bastaria para, praticamente sozinho, sustentar a diferença no preço? Se essa diferença, ao menos em dólares, for pequena, é justificável, tendo em vista como é apaixonante utilizar a X-T1 e seus dials e botões muito bem pensados, além dos personalizáveis. Porém não vejo espaço para tamanha sutileza, visto que a diferença de preços entre os corpos da X-T1 (preta) e da X-E2 é de US$ 500, ou seja, a X-T10 parece-me não ter muito espaço para, ao mesmo tempo, ter uma diferença clara no preço e nas especificações em relação a suas “primas”.

O tempo dirá, enfim, se esta X-T10 sai e se a Fuji terá acertado em deixá-la sair da prancha, abortá-la ou apenas adiá-la para mais adiante. Por ora fica o aviso de que os rumores possuem mais de uma fonte, mas de qualidades variáveis.

via Xataka Fotos, Fuji Rumors (1, 2, 3)

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

  • Helvio Silva

    Excelentes câmeras, contudo ainda comercializadas por um valor muito alto, comparando com as DSLR de entrada.
    Claro que a utilização é diferente mas não há como não fazer a comparação com uma Nikon 5500 por exemplo, e perceber uma diferença de custo a mais de aproximados US$500 (no mercado americano). Isso pensando em uma DSLR recém-lançada. Daqui a poucos meses a diferença vai estar maior ainda.
    A Fuji deve estar escolhendo trabalhar com uma fatia de mercado menor e um lucro maior.

    • Alexandre Maia

      Mas lembre-se também que a Fuji não deixa os seus usuários mais antigos completamente chupando o dedo… os updates de firmware constantemente contemplam quem utiliza modelos anteriores, além das objetivas normalmente aqui no Brasil terem preços não muito diferentes dos americanos (e isso em loja oficial).

      Para a usabilidade que elas possuem e considerando que são câmeras (pelo menos as tops) planejadas para serem câmeras principais (e não reservas), além de possuírem qualidade frequentemente comparável à de DSLRs full-rame, penso que os preços delas são bons. E não se esqueça dos rebates da B&H, que sempre dão uma ajuda bem bacana…

      A propósito, quanto ao lucro, desconfio que as margens da Fuji podem já estar sendo reduzidas — parece-me que a faixa de preços das Fuji X andou caindo.

      Essa é minha opinião, claro.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar