[rumor] Mirrorless full-frame Canon: sensor ‘Foveon-like’?

Reviravolta nos planos da marca teria mais de 100 megapixels

O rumor não é novo, mas ultimamente anda de volta, e começam a surgir mais detalhes, inclusive de previsão para lançamento. Aqui mesmo no DG já publicamos o rumor de que a Canon planejava lançar uma câmera sem espelho de quadro cheio e com 50 megapixels — isso lá pelos idos de dezembro do ano passado. De lá para cá a marca lançou a EOS-M3 e a M10, sendo esta última a quarta mirrorless desde que começaram a vender modelos na categoria.

Pois bem, os rumores apontam agora para não ‘apenas’ 50MP, e sim espantosos 120 megapixels num sensor full-frame. Além do mais, tal sensor seria ‘estilo Foveon’, o que me dá certa dúvida tanto quanto à veracidade do rumor todo, quanto a que parceira a Canon teria na fabricação do sensor: seria a Sony, que já permitiu uso do seu ‘milagroso’ sensor de 1 polegada na Canon G3X e já tem certa tradição em sensores full-frame para mirrorless com altos números de megapixels; ou seria a Fujifilm, com a qual Canon já teria planos de fornecimento de objetivas compatíveis? Após trabalhar apenas com sensores ‘normais’, o único tipo de sensor com o qual a Fuji trabalhou até agora foi o X-Trans; já a Sony não utiliza Foveon (é a Sigma que o faz), mas eles já demonstraram interesse nesse tipo de sensor. Por outro lado, há quem diga que a própria Canon andou trabalhando neste tipo de sensor…

Outro ponto que deixa-me com dúvidas nessa história toda é os rumores afirmarem que a primeira mirrorless full-frame da Canon seria uma M, e não uma G. No caso das G, o design diferente (menos ‘caixinha’ — especialmente a G5 X) certamente atrairia mais, a não ser que a Canon resolva imitar a Leica num desenho bastante clean. Porém a nova mirrorless full-frame pode ser o plano para redimir o insucesso da linha M, e daí poderia-se tirar proveito para uma reforma no estilo desta linha, possivelmente até adotando parte (ou tudo) do conceito de David Riesenberg (que podem ver abaixo). E concordo com os comentários de que aproveitar a baioneta EOS-M seria muito bem-vindo e interessante.

A previsão é que essa grande novidade — se sair, obviamente — seja anunciada nos próximos 12 meses, o que bate com o relato da Canon de que estariam trabalhando com grande foco nas mirrorless no ano que vem. Aguardemos o aparecimento de mais patentes, novas informações, mais rumores e, claro, os anúncios oficiais.

via Mirrorless Rumors, Petapixel, Yanko Design

[divider style=”dotted” top=”20″ bottom=”20″]

Links do artigo:

Lucros da Canon caem 21% no trimestre
Rumor: Canon trabalha em mirrorless FF de 50MP
Parceria Canon/Fujifilm nas mirrorless?
Rumor: mirrorless full-frame Nikon
Canon EOS-M3 e Canon EOS-M10
Sony patenteia sensor estilo Foveon
Rumor: Canon: novo sensor Foveon à vista?
Canon G5 X e G9 X oficialmente lançadas

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar