fbpx

[RUMOR] Mirrorless full frame Nikon

Um estranho rumor vem tomando conta do noticiário dos sites que fazem previsões sobre o que está por vir no mundo da fotografia: uma mirrorless full frame da Nikon

A notícia já é estranha por si só, já que atualmente o sistema mirrorless usado pela Nikon comporta sensores de 1 polegada e as objetivas construídas para este sistema tornariam um tanto inviável o uso de um sensor full frame. Vejamos um exemplo: a objetiva comum do kit é uma 10-30mm e equivalente a 27-81mm, uma distância focal bem próxima à normalmente usada em todos os sistemas. Porém, em se tratando de um sensor full frame não há equivalência, a distância focal seria realmente 10-30mm e teríamos uma objetiva de tamanho diminuto fazedo o papel de uma super grande angular. Então já descartamos o uso destas lentes e o normal seria fazer algo semelhante ao que a Samsung fez, um novo sistema e novas objetivas específicas para este sistema, com a sua NX Mini.

Nikon-mirrorless-camera-concept4-550x366

E a carta na manga da Nikon seria utilizar o sistema de lentes já existente em suas câmeras DSLR, a longínqua baioneta F, o que seria um duro golpe na concorrência pois não precisaria haver uma corrida desenfreada dos usuários por novas lentes. Seria um sistema que já nasceria completo e bastante versátil, pois ainda há inúmeros modelos de objetivas fabricadas por terceiros para este sistema. O sistema mirrorless da Pentax é exatamente assim, uma nova câmera mas com exatamente as mesmas lentes da sua baioneta K. E ainda há uma recente patente de objetiva 28-80mm f/3.5-5.6 que pode ajudar a decifrar esse engima e confirmar o rumor, como pode ser visto no diagrama abaixo.

Nikon-28-80mm-f3.5-5.6-VR-lens-patent

O rumor ainda aponta que a câmera deve ser pequena (no estilo da Olympus E-M1), não terá visor óptico (algo bem comum em câmeras mirrorless), e já está passando por testes de campo. A previsão é de que um anúncio seja feito no final de 2015 ou início de 2016. Só nos resta esperar até lá.

Via Nikon Rumors

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.