Home » Atualidade » Rumores » [RUMOR] Mirrorless full frame Nikon

[RUMOR] Mirrorless full frame Nikon 5/5 (1)

Um estranho rumor vem tomando conta do noticiário dos sites que fazem previsões sobre o que está por vir no mundo da fotografia: uma mirrorless full frame da Nikon

A notícia já é estranha por si só, já que atualmente o sistema mirrorless usado pela Nikon comporta sensores de 1 polegada e as objetivas construídas para este sistema tornariam um tanto inviável o uso de um sensor full frame. Vejamos um exemplo: a objetiva comum do kit é uma 10-30mm e equivalente a 27-81mm, uma distância focal bem próxima à normalmente usada em todos os sistemas. Porém, em se tratando de um sensor full frame não há equivalência, a distância focal seria realmente 10-30mm e teríamos uma objetiva de tamanho diminuto fazedo o papel de uma super grande angular. Então já descartamos o uso destas lentes e o normal seria fazer algo semelhante ao que a Samsung fez, um novo sistema e novas objetivas específicas para este sistema, com a sua NX Mini.

Nikon-mirrorless-camera-concept4-550x366

E a carta na manga da Nikon seria utilizar o sistema de lentes já existente em suas câmeras DSLR, a longínqua baioneta F, o que seria um duro golpe na concorrência pois não precisaria haver uma corrida desenfreada dos usuários por novas lentes. Seria um sistema que já nasceria completo e bastante versátil, pois ainda há inúmeros modelos de objetivas fabricadas por terceiros para este sistema. O sistema mirrorless da Pentax é exatamente assim, uma nova câmera mas com exatamente as mesmas lentes da sua baioneta K. E ainda há uma recente patente de objetiva 28-80mm f/3.5-5.6 que pode ajudar a decifrar esse engima e confirmar o rumor, como pode ser visto no diagrama abaixo.

Nikon-28-80mm-f3.5-5.6-VR-lens-patent

O rumor ainda aponta que a câmera deve ser pequena (no estilo da Olympus E-M1), não terá visor óptico (algo bem comum em câmeras mirrorless), e já está passando por testes de campo. A previsão é de que um anúncio seja feito no final de 2015 ou início de 2016. Só nos resta esperar até lá.

Via Nikon Rumors

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Estratégia curiosa essa da Nikon: mirrorless com sensores de 1 polegada ou FF…
    E no meio do caminho, onde a Pana e a Olympus fazem a festa com seus m4/3, a Fuji, a Sony, a Samsung e Pentax jogam pesado com seus sistemas aps-c (com a Canon também dando o ar de sua graça, agora com dignidade), a Nikon nada…

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar