Home » Atualidade » Rumores » [rumor] Parceria Canon/Fujifilm nas mirrorless?

[rumor] Parceria Canon/Fujifilm nas mirrorless? 5/5 (1)

Pode não concretizar-se, ao final, mas a parceria Canon/Fujifilm seria bem interessante para o mercado. E não seria novidade…

texto: Canon Rumors (traduzido)

De vez em quando recebo alguma informação que é tão “fora da caixinha” que pode realmente ser verdade. Fomos informados que a Canon e a Fujifilm estão discutindo a possibilidade de uma parceria no segmento de câmeras mirrorless. Sendo a EOS M uma perda de dinheiro para a Canon, há, aparentemente, um número de pessoas não muito expressivo na Canon do Japão que quer continuar a apoiar um novo sistema com margens baixas e um mercado ainda não comprovado. A maioria na Canon prefere muito mais o desenvolvimento do Cinema EOS e das EOS.

Fujifilm X20

Foi-nos dito o seguinte :
“A Canon está planejando entrar em uma parceria com a Fuji. Isto significaria que a Fuji ainda vai tocar o negócio como habitualmente, e a Canon seria capaz de lançar algumas objetivas para o sistema Fuji X. Parece que eles já conseguiram fazer algum tipo de circuito que garante a comunicação para as atuais objetivas EF- M para o mount Fuji X e está apenas à espera de aprovação da Fuji para liberar isso para o público.”

Comentários do Canon Rumors:

Não tenho certeza sobre o que pensar — esta é a primeira vez que eu tenho ouvido falar sobre qualquer tipo de parceria da Canon com outro fabricante de câmera. Com a diminuição das vendas no segmento compacto, e a relutância da Canon para ir com tudo em um sistema mirrorless eu penso que poderia haver aqui algum tipo de modelo sólido de negócio pra fazer dinheiro. O retorno na criação de objetivas é, provavelmente, muito melhor do que o de corpos de câmera, especialmente com as necessárias pesquisa & criação para atualizar modelos de câmera para os ciclos de 12-24 meses.

Veremos se algo sai neste fim de semana.

[divider]

Particularmente achei interessante a ideia, como observador curioso do mercado de fotografia em geral, como ex-usuário da Canon e atual usuário de mirrorless (da Fuji, mas isso é só um detalhe). Não seria a primeira vez que ocorreria uma parceria entre marcas do ramo — vide, por exemplo, o fornecimento de sensores por parte da Sony para outras marcas e a parceria Panasonic/Leica em câmeras e objetivas (como ficou bem explícito no lançamento da Summilux 15mm).

O que mais se assemelha a uma possível parceria Canon/Fujifilm sem dúvida é, a meu ver, o sistema micro-quatro terços, que inclui várias marcas, sendo a mais nova integrante do grupo a Kodak, que andou não faz muito tempo “mal das pernas” e decidiu adotar o sistema m4/3 para unir-se a um sistema já consolidado e ter forças para manter-se ativa. Pode estar ocorrendo o mesmo com a Canon agora, no terreno das câmeras sem espelho, por isso faria sentido a parceria Canon/Fujifilm, apesar da Canon não ter um histórico exatamente marcado por colaborações/parcerias.