Home » Atualidade » Rumores

[RUMOR] Sequência da série Canon 5D 4/5 (10)

Via Canon Rumors

Os rumores que começaram no início do ano estão cada vez mais fortes e agora já foram divulgadas inclusive algumas especificações, e a Canon 5D Mark III pode ter até 3 câmeras para substituí-la: Canon 5D Mark IV, Canon 5Ds e Canon 5Ds R, mas acredita-se que dificilmente as três seriam lançadas ao mesmo tempo. Há a previsão de um lançamento já na próxima semana e algum anúncio da Canon no mês de agosto. Mas o que cada uma delas irá trazer de novidade para o público?

canon-eos-5ds-702x336

A Mark IV deverá seguir a linha mais tradicional da série 5D com uma densidade de megapixels mais baixa e uma câmera focada mais em esportes, dando prioridade a um modo contínuo mais veloz e também deverá trazer vídeos em resolução 4K. Em um primeiro momento, com poucas informações sobre ela, passa a impressão de ser mais um daqueles lançamentos por obrigação (o que a concorrente faz temos que fazer também) e aumentando ainda mais a banalização das câmeras chamadas full frame. Serve mais para baixar o valor do modelo anterior sem que o consumidor perca muitos benefícios ao deixar de optar pelo modelo mais recente, mas tudo isso é apenas especulação.

Já as 5Ds e 5Ds R devem apostar em altíssima resolução (semelhante a médio-formato) e um dos modelos sem filtro OLPF tentando entrar na concorrência com Nikon e Sony que já estão mais avançadas neste quesito. Apesar do lançamento estar previsto apenas para semana que vem, algumas especificações já vazaram:

 

  • Sensor CMOS com resolução efetiva de 50.6MP
  • Modelo 5Ds R sem filtro OLPF
  • Corpo em liga de magnésio com selamento contra poeira e respingos
  • Duplo processador DIGIC6
  • Sensibilidade ISO 100-6400
  • Modo contínuo de 5fps
  • 61 pontos de autofoco
  • Possibilidade de se fotografar com fator de corte 1.3x e 1.6x como a Nikon já faz
  • Intervalômetro e time-lapse

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Lisi João Fotografia

    Show, vamos ver o que vem por aí! Ansioso! Abraço e parabéns pelo artigo

  • micael jackson

    Alguem sab mais ou menos o valor que sera essa camera?

    • É apenas um rumor, a câmera ainda não foi lançada. Assim que for lançada informaremos aqui o valor.

  • Paulo Sales

    Segundo o site canon rumours, a canon não estaria satisfeita com as vendas da 6D e planeja elevar a categoria dessa câmera no lançamento da 6D Mark II e consequentemente elevar a 5D Mark III proporcionalmente.
    Para tanto colocaria a 7D M2 no lugar da 6D.
    Diz o site
    Estamos informados de que a Canon não foi plenamente satisfeito com as vendas da Canon EOS 6D, uma câmera que eu, pessoalmente, adoro para o seu tamanho e simplicidade. Estamos informados de que a próxima iteração da câmera é provável mover luxo em características e preços. Como ele se sente, não é sobre a diferença entre 1500 $ a EOS 6D e a EOS 5D Mark III.

    Eu acho que a maioria das pessoas preferiria ver uma câmera full frame 1.499 $, mas Canon parece ser a comercialização do EOS 7D Mark II a par com a 6D, tanto quanto a qualidade da imagem vai, de modo que pode conduzir a 6D para cima, o que por sua vez poderia também se movem a próxima EOS 5D corpo para cima também. Este é o oposto de onde eu vi as coisas acontecendo, mas aumentando as margens para compensar a diminuição do número de vendas é um bom negócio.

    Colocar a 7D2 para cobrir espaço da 6D é algo estupido diante o quadro do mercado e da concorrência.
    Fácil perceber isso no texto do review da 7D2 no câmera labs onde diz:

    (…) Na verdade, também vai jogar-in AF, com pouca iluminação, eficaz com foco para filmes e um built-in receptor GPS. Claro que não pode competir com full-frame limpeza com pouca luz, mas a redução de campo aplicada pelo sensor APSC é realmente preferido por muitos esportes e fotógrafos de vida selvagem.
    (…) Mas fora do mundo da Canon, as câmeras têm evoluído, e falha da empresa para acompanhar os tempos e adotar uma série de tecnologias transformou a 7D Mark II, na minha opinião, em uma câmera nicho. O filme AF pode ser melhor em sala de aula, mas a sua usabilidade é severamente prejudicada pela falta de um toque ou tela inclinável. A câmera pode se vangloriar hardware GPS, mas carece de Wifi, uma omissão imperdoável em minha opinião. Não há nenhum vídeo 4K, nenhum movimento 1080p lento, não tiro verdadeiramente silencioso nem obturador eletrônico acima 1/8000, nenhum pico foco e sem estabilização de deslocamento de sensor. Pode haver ninguém câmera que tem tudo, mas para uma câmera de sua classe anunciou no final de 2014, não há muito a 7D Mark II não pode fazer o que muitos outros podem, e por um preço menor.
    (…) Para que não esqueçamos, a 7D Mark II vem cinco anos após o modelo original. Pelos prazos, não é razoável supor Canon pretende para que permaneça atual para o mesmo período novamente. Portanto, se a Mark II já parece antiquado em 2015, como está indo para olhar em 2020? Mesmo os destaques principais da AF decente e disparo contínuo rápido já estão rivalizava ou fora assassinado (em alguns aspectos) por modelos mais baratos, incluindo SLT-A77 da Sony II e A6000 – e à taxa Sony está desenvolvendo, eu não ficaria surpreso se oferecer uma experiência superior para esportes e ação do que uma DSLR dentro do tempo de vida da 7D Mark II.

    A canon não plenamente satisfeita com as vendas das 6D, isso significa que ela estaria satisfeita com as vendas da 5D3 que oferece como diferencial o sistema AF? Mas há algo que não bate. A 6D tem um conjunto semelhante a 5D2, com qualidade iso superior e custo de 1500 dólares inferior a 5D3, então porque não teria conseguido agradar plenamente a empresa quanto as vendas?
    Simples a resposta. 6D é câmera (assim como a 7D2) de nicho, eventos sociais e porque não dizer, estúdio. É uma câmara lenta no conjunto de especificações assim como a 5D3 que atende ao mesmo nicho, porem com sistema AF bem mais sofisticado, mas cara pelos recursos que dispõe.
    Como diz o review, tem produtos melhores, com mais recursos a preços inferiores.
    Neste meio tempo a canon (segundo o canon rumours) virá com a 5DS e 5DS-R e ainda tem a 5D4 com video 4K enquanto o preço da 1DC vai caindo.
    Neste meio tempo do lado consumidor as pessoas vão se virando e se dando bem com rebels e DSLRs mid range como a 70D além de descobrir opções muito interessantes como A7(x) e outras como panasonic GH e câmeras menores. Além disso quem pensa que gringo só tem equipamento top se engana, pelas bandas de lá dinheiro tem valor e eles não aceitam o preço da 5D3 até hoje, que dirá de câmeras mais caras.
    Diante dessa misturada toda eu penso que a canon se parcialmente insatisfeita, vai experimentar outras insatisfações num futuro próximo.

    • Vai terminar cometendo o mesmo erro da Nikon. Quem tem facilidade para entrar no mercado das mirrorless ainda tem alternativas, mas aqui no Brasil onde os fotógrafos ficam presos a estas duas marcas serão obrigados a entrar nessa ciranda das fabricantes.

    • Luiz

      Paulo, comprei uma 7DMkII e estou surpreso com o sistema de AF, extremamente rápido, superior à 5DMkIII. A qualidade da imagem é muito boa no ISO1600, e bastante aceitável até 12800. Para esportes e fotojornalismo é perfeita.

      • Essa parece ser realmente uma câmera à altura do que a 7D clássica foi.

  • Acho que o amigo se equivocou quando disse que é mais um lançamento por obrigação ao se referir sobre a 5D Mark IV, a sua antecessora é um modelo de 2011, ou seja, já são 4 anos de lançamento e isso para a tecnologia é um vale. O novo modelo vai contar com o sensor Sony que atualmente é o mais moderno do mundo, tecnologia de foco Dual Pixel, video em 4K, wifi, e uma série de outros aprimoramentos que vem sendo desenvolvidos nesses período que não foi pequeno. Se esses não forem motivos suficientes, sinceramente, não sei o que será. Ao contrário da arqui-rival Nikon, a Canon não lança câmeras dessa linha à todo tempo, enquanto a Nikon lançou a D4, D4S, D800, D800E, D810, D600, D610 de sua linha full frame, a Canon lançou somente a 1DX, 5D Mark III e 6D, ou seja, há um bom intervalo e a desvalorização dos modelos não é tão rápida quanto as da concorrente.

    • Eu disse que era só especulação, vamos aguardar o lançamento da câmera para saber realmente o que ela trará de novo.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar