Sai do papel a Fujinon XF 16mm f/1.4

Uma ótima notícia para os usuários de mirrorless Fuji: uma das mais poderosas objetivas, a Fujinon XF 16mm f/1.4 R WR acaba de sair do papel!

Já estava prevista no roadmap divulgado em fevereiro e a Fuji cumpriu o cronograma direitinho, a Fujinon 16mm f/1.4 sai do papel para tornar o sistema X da Fuji cada vez mais versátil e com maior qualidade. É impressionante o esforço que a Fuji vem fazendo para ampliar o horizonte de seu sistema mirrorless, já são 19 as objetivas disponíveis (sendo 10 fixas e 9 zoom) com as mais variadas distâncias focais de 14 até 230mm. Isso sem contar as objetivas de terceiros, só enumerei as lentes de fabricação própria.

XF16mm_Front-Upper-View

Especificações da Fujinon XF 16mm f/1.4 R WR:

  • Equivalente a 24mm
  • Abertura mínima f/16
  • Não possui estabilizador de imagem
  • Diafragma circular de 9 lâminas
  • Construção óptica de 13 elementos (sendo 2 asféricos, 2 de extra-baixa dispersão e revestimento Nano-GI) em 11 grupos
  • Distância mínima de foco de 15cm
  • Diâmetro para filtro de 67mm
  • Pesa aproximadamente 375 gramas e mede cerca de 7.3 x 7.3cm
  • Selada contra poeira e respingos

Apesar de ser uma lente relatiamente leve, a estrutura da Fujinon XF 16mm f/1.4 é bem reforçada com 9 pontos de selamento que permitem trabalhar com ela em ambientes com muita poeira, respingos d’água e temperaturas de até -10° C. Esta já é a quarta objetiva Fujinon selada contra intempéries para o sistema X da Fuji, as outras são 18-135mm f/3.5-5.6, 16-55mm f/2.8 e 50-140mm f/2.8.

A abertura de f/1.4 aliada a um diafragma circular com 9 lâminas permite um desfoque acima da média; e além disso, ainda conta com escala de profundidade de campo em seu anel de foco. Com todas estas características não dá para esperar que seja uma objetiva barata,  Preço inicial de 730 libras/1000 dólares e disponibilidade em meados de maio. Um prassol com fino acabamento em metal estará disponível a partir de setembro, mais ainda sem preço definido.

 

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar