Saiu a nova versão da Canon EF 35mm f/1.4L 5/5 (1)

Uma segunda versão da Canon EF 35mm f/1.4L foi anunciada hoje, provavelmente mirando no sucesso da rival Sigma, e traz um novo elemento óptico que promete elevar a outro nível a redução de aberração cromática

Talvez pensando na concorrência que se acirrou nos últimos anos, a Canon resolveu se mexer e trouxe uma nova versão da sua Canon EF 35mm f/1.4L que já durava quase 17 anos (a primeira versão desta lente datava de dezembro de 1998). Como não poderia deixar de ser, após tanto tempo de espera, apesar de algumas diferenças sutis, a construção teve mudanças drásticas aumentando sensivelmente o peso e o tamanho da lente incluindo um anel de foco bastante largo. E um novo elemento desenvolvido pela Canon é usado nesta lente pela primeira vez justamente nesta objetiva e atende pelo pomposo nome Blue Spectrum Refractive Optics, ou simplesmente pela sigla BR. Este elemento merece um parágrafo à parte.

EF35mm_f1.4L_II-550x364

O novo elemento BR é constituído de um novo material orgânico com características anômalas exclusivas para uso em lentes  de câmeras. Seu design molecular promove um índice maior de refração na luz azul, mais até do que os elementos UD, Super UD e Fluorita normalmente utilizdos em lentes com uma já elogiada performance. Quando colocado entre elementos de lentes convexas e côncavas feitos a partir de materiais de vidro ópticos convencionais, o elemento BR ajuda a produzir imagens mais nítidas e cores mais reais.

Especificações da Canon EF 35mm f/1.4L II USM:

  • Distância focal equivalente a 56mm quando usada em câmeras com sensores APS-C
  • possui selamento contra respingos e poeira
  • Não possui estabilizador
  • Abertura mínima f/22
  • Diafragma circular de 9 lâminas
  • Construção óptica de 14 elementos (sendo 1 de baixa dispersão, 1 BR e 2 asféricos e revestimento de flúor) em 11 grupos
  • Distância mínima de foco de 28 cm
  • Diâmetro para filtro de 72 mm
  • Pesa aproximadamente 760 gramas e mede cerca de 8 x 10.5 cm

A nova Canon EF 35mm f/1.4L estará disponível no mercado em meados de outubro ao custo de 1800 dólares. É pouca coisa mais cara do que o modelo anterior que custa entre 1200 e 1500 dólares e acredito que haja uma grande queda neste preço pois a nova versão é muito diferente da atual, 17 anos de defasagem são muita coisa, a tecnologia evoluiu demais de 1998 para cá. Para efeito de comparação, a poderosa Sigma 35mm f/1.4 da série Art, que é sucesso de crítica e teve um hands-on publicado aqui no Fotografia-DG, está custando atualmente 900 dólares, exatamente a metade do preço. Será que este lançamento da Canon possui mais que o dobro de qualidade e desempenho para fazer o investimento?

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar