Home » Cursos » Curso Fotografia DG » Sensibilidade ISO

Sensibilidade ISO 5/5 (1)

Na fotografia digital ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem. Também é conhecido como velocidade ISO ou, em inglês, ISO speed.

Quanto maior o ISO, mais o sensor de imagem é sensível a luz, portanto, a possibilidade de tirar fotografias em situações de baixa luz é maior, mas tem um contra, quanto maior o ISO mais ruído vai aparecer na fotografia e menor será a nitidez da imagem.

A tecnologia de hoje permite alterar a sensibilidade ISO sem ter que trocar o rolo da sua câmera fotográfica e desta forma, pode tirar fotografias em diferentes velocidades ISO com o mesmo cartão de memória.

A gama de sensibilidade ISO disponível em quase todas as máquinas é: 100, 200, 400, 800, 1600 e 3200 ISO. Também se encontram máquinas que produzem valores intermédios de sensibilidade, por exemplo 160 ISO (2/3 de ponto mais rápido do que 100 ISO).

Ajude-nos, avalie este artigo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • ola amigo eu tenho esta super camera da nikon 3100
    so q eu comprei um flash Yongnuo Yn560 Nikon Canon.
    usai ele por algum tempo , mas não muito, agora eu estou cismado
    q o ISO de minha camera ñ tem mais a sensibilidade q ele tinha antes.
    por exemplo eu coloco uma exposição 800 eu ñ tenho uma compensação
    de luz equivalente ( isto sem nem um tipo de flash) só e exposição do ISO.
    Será q é uma cisma ou este tipo de flash code danificar a camera no meu caso o ISO?????

    ALGUÉM PODE ME RESPONDER O QUE HOUVE, POR FAVOR???

  • Já vi fotografias em baixa luz com uma Mark II em ISO 6400 onde não existiam ruídos, graças ao seu poderoso sensor full-frame. Tenho uma 7D e em em situações de baixa luz, as vezes até com ISO 1600 é perceptível um certo nível de ruído… Alguém sabe informar qual a melhor opção a ser marcada no menu da câmera referente ao tópico "Redução ruído velocidade ISO Elevado: Normal/Baixo/Forte/Desactivar" ?

  • também, se não me engano – ao menos no que diz respeito às Canon 5D Mark II – parece haver uma progressão exponencial dos ruídos em determinadas sensibilidades de ISO… quero dizer, em alguns valores de ISO o "ruído" – o tal ruído que é tudo! – é mais pronunciável do que em outros valores… e essa progressão do ruído não segue necessariamente a mesma progressão ascendente dos valores de ISO.