Home » Atualidade » Rumores

Será o fim das câmeras Samsung?

Várias notícias sugerindo o fim da divisão de câmeras da coreana Samsung surgiram nas últimas semanas, a fabricante desmente mas onde há fumaça, há fogo..

A boataria corre por toda a mídia especializada já faz algumas semanas, a fabricante nega (como de praxe neste tipo de notícia), mas a verdade é que há uma chance muito grande de a divisão de câmeras digitais da Samsung estar chegando ao seu fim. O que causa estranheza é que há pouco mais de um ano a Samsung anunciou o lançamento do que foi, provavelmente, a melhor cãmera de sua história: a Samsung NX1, uma mirrorless de grande porte que só faltava ser full frame, mas cheia de especificações muito agressivas e que dava mostras de que a empresa coreana estava entrando pra valer na ferrenha briga deste nicho de câmeras.  E não só isso, a Samsung também lançou a objetiva de kit mais clara que jpa existiu, uma espantosa 16-50mm f/2-2.8 que equipa a própria NX1. Então por que se fala tanto no encerramento das atividades? Vamos aos fatos:

  • O site oficial Samsung Camera não é atualizado desde junho deste ano
  • A Samsung não lança uma nova câmera desde fevereiro deste ano, a última foi a NX500
  • Não foram vistos stands da fabricante nas principais feiras de fotografia pelo mundo

Print

Isto posto, termina sendo difícil acreditar que haverá uma continuidade no setor de câmeras digitais da Samsung mas fica uma pergunta no ar: como recuperar todo o investimento feito em um novo sensor, um espetacular sistema de foco e a avançada tecnologia empregada na poderosa lente citada no primeiro parágrafo? É muita coisa pra ser jogada assim no lixo, até porque a NX1 tem vendido bastante! E mais um detalhe: o firmware de suas câmeras tem sido atualizado com certa frequência.

E a única notícia nos últimos dias que fugiu um pouco do apocalipse relatado pela mídia especializada veio do Imaging Resource, uma das mais confiáveis fontes que sigo e que recebeu uma resposta oficial da Samsung:

“Retirar-se do negócio câmera não é verdade e não há nenhum plano oficial de parar a produção de câmeras e lentes. A Samsung analisa continuamente as necessidades e exigências dos consumidores que variam em cada mercado e região com muito cuidado. No entanto, não comentamos oficialmente sobre rumores ou especulação. “

Tudo muito vago, mas é a única informação oficial que existe de fato e é com ela que devemos trabalhar. O que eu acho disso tudo? Que a Samsung deve tomar o mesmo rumo da Olympus, abandonar a produção de câmeras compactas de objetiva fixa, aquelas de bolso e as superzoom (algo que extra-oficialmente parece que já foi feito) e focar apenas nas câmeras de lentes intercambiáveis.

Atualização 12/11/2015: Lembram da NX1 que citei no primeiro parágrafo afirmando ser, provavelmente, a melhor câmera da história da Samsung? Pois ela foi descontinuada na Europa, Austrália e Hong Kong. Alguém está mentindo ou ocultando algo nesta história…

Atualização 20/11/2015: A empresa coreana acaba de desfazer sua divisão de câmeras digitais na Alemanha devido ao baixo retorno. Isso é oficial, segundo comunicado da própria empresa à revista alemã Foto Magazin.

Atualização 02/12/2015: Oficialmente não se vende mais câmeras Samsung no Reino Unido. O rumor de uma suposta NX2 é falso.

Fontes: Imaging-Resource, Photo Rumors, Mirrorless Rumors e FilmMaker

 

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • :'(

  • Rafael

    Por isso estranhei que não há mais cameras Samsung nos sites de venda no Brasil. Eu tinha uma WB350f e vendi; uma pena pois a camera era boa.

    • Infelizmente, apesar de vários desmentidos, parece que realmente a Samsung deu um fim à sua divisão de câmeras. Lamentável porque isso acontece justamente no momento em que ela começou a produzir câmeras boas após anos de incertezas.

  • Uma pena mesmo, caso não haja mais continuidade. Eu tenho uma NX3000 com a lente 16-50mm e uma pancake 30mm, muito boa. Há tempos tenho procurado outras lentes para comprar e ninguém mais vende nada da Samsung NX. Lamentável. Isso, em parte, é reflexo do que acontece em vários setores, e no da fotografia é assim: só existem duas marcas que dominam quase tudo: Canon e Nikon, tem outras, eu sei, mas é aquele lance de ser "padrão de mercado". Como é o caso do Photoshop, ninguém usa outro software, mesmo que este outro o atenda tão bem quanto.

    • Sobre onde comprar lentes para Samsung posso te ajudar: http://www.comclickshop.com.br/

      É uma representante oficial da Samsung aqui no Brasil e os preços são bem razoáveis.

      • Rodrigo, será que nenhuma lente da Canon ou Nikon serve para a NX3000? Queria muito saber!

    • Elias, será que nenhuma lente da Canon ou Nikon serve para a NX3000? Queria muito saber!

  • Dumas

    Eu estou seguindo a nx mini desde junho, cheguei a perder uma oferta de R$623, oo e faz meses q não aparece oferta e nem a vejo em catálogos.

  • Cris

    Oi Rodrigo, sabe o que aconteceu com a Samsung NX3000? Estou querendo comprar ela desde agosto desse ano e não encontro mais nas lojas online, todas informam que não tem no estoque.

    • Ninguém mais tem para vender no Brasil, a Samsung desapareceu das prateleiras.

  • Que pena. Desistir depois de ter acertado a mão com um conjunto de excepcional qualidade, pode ser chamado de burrice? Se bem que há boatos de que a empresa pode abandonar inclusive o mercado de smartphones (onde ela é bastante questionada, mas tem ótimos produtos top de linha). Há algo estranho no ar envolvendo a empresa sul-coreana, sem dúvidas…

    • É, no mínimo, estranho. Não teve tempo nem de recuperar o investimento feito na tecnologia da NX1.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar