Home » Atualidade » Acessórios » Sigma cria o primeiro filtro protetor de vitrocerâmica

Sigma cria o primeiro filtro protetor de vitrocerâmica

A Sigma segue revolucionando como pode o mercado fotográfico e acaba de anunciar um filtro protetor com tecnologia totalmente nova usando um material chamado Clear Glass Ceramic

 

Quem é fotógrafo sabe que nossas lentes são bens preciosíssimos e vale a pena investir em proteção para o elemento frontal de modo que não seja preciso depois gastar uma fortuna em uma nova lente. Com o passar dos anos a tecnologia permitiu que fossem usados diversos tipos de materiais que protegem contra arranhões e marcas de digitais, como flúor, cristal de safira, etc. Eis que agora chega a vez da Clear Glass Ceramic ou vitrocerâmica, material comumente utilizado na confecção de fogões de cozinha no estilo cooktop. Porém, aqui a tecnologia empregada pela Sigma é muito mais avançada e promete um material mais resistente mesmo sendo mais fino e mais leve que os demais filtros protetores.

 

sigamcp2

 

Segundo a fabricante, o filtro WR Ceramic Protector é 10 vezes mais resistente que um filtro normal e 3 vezes mais resistente que um vidro quimicamente reforçado. A diferença é que os vidros são quimicamente reforçados apenas na superfície enquanto o da Sigma é constituído de micropartículas de um mineral chamado espinela, utilizado no revestimento de pedras preciosas, que reforçam o vidro como um todo, e não somente na sua superfície. Além disso, no teste de dureza Vickers, que consiste em ser pressionado por um instrumento de diamante, este filtro atinge a altíssima pontuação de 700HV. Com todas estas características, o novo filtro da Sigma pode ser 50% mais fino e 30% mais leve e mesmo assim é mais flexível que o filtro revestido com cristais de safira, por exemplo.

Além disso tudo, ainda há o revestimento WR que reflete apenas 0,24% da luz visível eliminando praticamente por completo a incidência de flares e reflexos indesejados. Possui alta capacidade de repelir água e óleo, além de facilitar a limpeza de impressões digitais e ser mais de dez vezes mais resistente a arranhões do que a atual tecnologia da Sigma Super Multi-Layer. Sem dúvida é uma obra-prima (mais uma, na verdade) da Sigma e este filtro estará disponível dos diâmetros 67 a 105mm. Ainda não há preço disponível mas não esperem nenhuma pechincha, é um acessório que custará bastante caro. Abaixo um vídeo demonstrativo de cerca de um minuto e meio do filtro WR Ceramic Protector da Sigma.

 

[divider style=”dashed” top=”20″ bottom=”20″]

ATUALIZAÇÃO 05/05/16:

O site Quesabesde publicou um vídeo com prova de resistência dos tais filtros, que podem ver abaixo:

fontes: Peta PixelSigma, Quesabesde

Ajude-nos, avalie este artigo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar