Home » Atualidade » Câmeras

Anunciada a Sigma dp0 Quattro, quarta da família 4/5 (1)

A CP+ deste ano só começa daqui a dois dias, mas os lançamentos estão a pleno vapor, para dar combustível às expectativas. Como não poderiam faltar, estão saindo câmeras novas, além de objetivas e acessórios — e estão vindo de várias marcas, o que mantém a tradição de ter o evento no Japão como um dos maiores de fotografia e tecnologia em geral (o título de maior feira ainda é da alemã Photokina, mas a tradição japonesa no ramo é bem significativa).

Falando em tradição, não preciso dizer, creio, que a Sigma é uma das empresas fazem parte hoje das marcas que vieram de outro(s) negócio(s), ou não eram tão bem consideradas no meio fotográfico, e hoje são notáveis — mesmo que não sejam fabricantes de produtos entre os mais vendidos (como acontece também com a Sony). As vendas da Sigma, aliás, certamente atingiram um ponto muito interessante, graças especialmente à já mítica 35mm f/1.4, e a impressionante 18-35 1.8, além de todas das três linhas atuais de objetivas, que vêm mantendo um nível digno de expectativas altas e profissionais exigentes.

Sigma dp0 Quattro

Pois bem, o que vem de novo? Uma 24mm Art e uma nova câmera da série Quattro, um ano após a Sigma dp2 (que, aliás, ainda acho meio curiosa no design). Pois é, a Sigma está contemplando com o mesmo carinho (quer dizer, é interesse comercial, mas enfim…). A dp0 Quattro possui uma objetiva fixa de 14mm (equivalente a uma 21mm numa full-frame) e, claro, um sensor Foveon, o que já é marca das câmeras Sigma.

Segundo Mark Amir-Hamzeh, presidente da Sigma americana, “A linha Quattro é como uma linha única de câmeras e não poderíamos estar mais excitados em adicionar a dp0 Quattro ao rol de produtos.” E prossegue: “É essa objetiva grande-angular, combinada com o sensor de alta resolução, que a torna perfeita para fotógrafos de arquitetura e de paisagens, e algo pelo qual os fãs da dp podem ficar animados”.

Comecemos falando da objetiva: ela tem um ângulo de visão de 91º, que a marca considera bastante adequado a fotógrafos de landscapes e construções. Em termos ópticos existem nela quatro elementos ópticos F de baixa dispersão (F Low Dispersion – FLD), que, diz a Sigma, têm performance igual ao de fluorita, dois de baixa dispersão especial (Special Low Dispersion – SLD) e mais dois asféricos — tudo isso para reduzir aberrações cromáticas e distorções, muito comuns em wide angles. A câmera oferece, ainda segundo o press release, performance em renderização cristalina a partir da abertura máxima.

Anel de conversão Sigma

Assim como as outras dp, a dp0 Quattro possui o estilo característico da linha, além do típico sensor dividido em três camadas, registrando azul, verde e vermelho em cada uma (podem ler mais sobre o Foveon aqui) — que em testes chega a ser equivalente a um sensor Bayer de 39MP. A dp0 Quattro é a quarta da família, que agora possui a dp1 Quattro (com objetiva 19mm f/2.8), a dp2 Quattro (com uma 30mm f/2.8), a dp3 Quattro (50 2.8), sendo que a dp3 também tem conversão dedicada para 90mm.

Outros nobres acompanhantes da nova câmera: performance melhorada nos 3 As — Auto Color Mode (modo de cores automáticas), Auto Focus (autofoco) e Auto White Balance (balanço de branco automático) —, o processador de imagem TRUE III (pronto para processar montes de dados de imagem, sem deterioração da imagem final), além do viewfinder (opcional) Optical Viewfinder VF-51, feito para cliques sem maiores interferências de luz externa ao clicar.

Sigma base grip - Quattro

Falando em acompanhamentos, a Sigma lançou ainda uma empunhadura para a família Quattro (que podem ver acima). Juntamente com ela veio também o já citado conversor 1.2x (que aparece na penúltima imagem), feito especialmente para a dp3, a qual agora pode ter uma visão equivalente à de uma 90mm em uma DSLR FF.

Não há previsão de preços para a dp0 Quattro por ora.

[divider style=”dotted” top=”20″ bottom=”20″]

Segundo a Sigma do Reino Unido, a câmera Sigma dp0 Quattro estará disponível no final de junho, ao preço de £900 (cerca de US$ 1375, atualmente).

via Fstoppers (adaptado), Xataka Foto (1, 2), Dpreview

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar