fbpx

Sony 400mm f/2.8. A tão esperada lente ultra profissional é finalmente lançada

Já tive essa impressão em outro momento e ela tem se confirmado a cada novo fato: Parece que as lentes teles claras são as mais profissionais entre todas as lentes. Eu acho isso uma bobagem, mas é tudo o que se ouve por aí. Lembro-me de estar falando sobre as Mirrorless ainda em 2017 – ano em que lancei o livro sobre elas – e ser questionado sobre a “deficiente” linha de lentes disponíveis para elas. Perguntei de volta: – Consegue me citar um exemplo do que falta? E a resposta foi: – Faltam teles claras, a Sony não tem nenhuma 400mm f/2.8.

Sony 400mm f2.8

É de fato não tinha, mas o quanto isso é realmente importante? Eu acho que as teles claras estão entre as lentes mais irrelevantes de todas, pelo uso restrito e custo proibitivo. Veja, você não tem uma 400mm f2.8, certo? Você conhece alguém que tem? Eu conheço um fotógrafo de pássaros que tem uma e usa junto com um teleconverter de 2X. Para ele faz bastante diferença, mas eu conheço centenas, talvez até mais de mil outros que não tem uma, não pensam em ter e não são menos profissionais. Desconcertantemente, esse meu amigo da 400mm não é profissional, é um robista que nem publica as fotos – o que é uma pena, elas são lindas.

Mesmo assim, basta questionar um fotógrafo qualquer sobre lentes profissionais e lá estarão as lentes tele claras como as primeiras das listas. Para as Mirrorless, isso se tornou um dos pontos mais cutucados quando se emparelham suas qualidades comparadas às DSLR. “Um em mil” fotógrafos realmente precisa e tem condições de ter uma lente dessas, mas a maioria deprecia um sistema que não as ofereça.

300mm f2.8 da Olympus
300mm f/2.8 da Olympus
100-400mm f4.5-5.6 da Fujifilm
100-400mm f4.5-5.6 da Fujifilm

De fato, os sistemas DSLR predominantes – Nikon e Canon – oferecem várias opções de teles claras ou super teles e isso aparentemente as tornam mais “profissionais”. Fato é que, a micro quatro terços, por exemplo, tem uma incrível 300mm f2.8 que, para os desavisados, vira uma 600mm já que o fator de corte do sistema é de 2x. A Fujifilm tem uma opção bem decente zoom, 100-400 f/4.5-5.6. No fator de corte de 1.5x ela passa por uma 150-600mm. Para a maior parte dos usos, isso é o bastante, já considerando a especificidade e raridade.

400mm f2.8

Por isso, encaro o último lançamento da Sony, a tão requisitada 400mm f/2.8, mais como um “cala-boca” para o mercado do que realmente algo que vá mudar a vida dos fotógrafos de Mirrorless. Aliás, ela chegou com quase um ano de atraso, o que só aumentou a comoção. Eu não terei uma dessas e você provavelmente também não. Mas veja como, mesmo assim, o assunto ganha importância, afinal escrevi esse artigo sobre seu lançamento e você está aqui a lê-lo.

Creio que tenha sido uma das maiores introduções de artigos da minha carreira, então, sem maiores considerações iniciais, vamos conhecer a lente: – Ela é incrível! Não poderia ser diferente, custará mais ou menos 12 mil dólares – numa conversão direta dá quase 50 mil reais, sem contar os impostos. ” – Eu disse que provavelmente você não teria uma!” Contudo, isso não é muito mais caro que as equivalentes Canon e Nikon, 10 mil e 11.2 mil dólares, respectivamente.

A tecnologia embarcada na Sony 400mm f/2.8 é das mais avançadas:

Estabilização de imagem ótica que trabalha com a estabilização características dos sensores das Sony.

Construção primorosa que a torna mais leve (2.9kg), comparada as concorrentes (3.850kg para Canon e 3.800kg da Nikon).

Fórmula ótica redesenhada para trabalhar perfeitamente com o sistema de flange curta.

Sistema de flange curta

Autofoco extraordinariamente rápido que trabalha maravilhosamente com os 693 pontos de detecção de fase da Sony A9 e os seus 20fps.

Este é um conjunto mostro para esporte e vida selvagem, atualmente, nenhum outro sistema se compara. Impressionante não é mesmo? E nada mais do que isso, para “99%” dos fotógrafos desse mundo. Agora, se você faz parte desse “1%” e só lhe faltava isso para migrar para a Mirrorless, bom, não falta mais!

Vamos te mostrar os principais SEGREDOS PARA CRIAR ENSAIOS MARAVILHOSOS.
1º CONGRESSO NACIONAL FOTODG
Saber Mais ➜
Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao clicar em "Aceitar Cookies" ou continuar com a navegação está a consentir a sua utilização. Para saber mais sobre cookies ou para os desativar consulte a
Política de Privacidade.
Aceitar Cookies
Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao clicar em "Aceitar Cookies" ou continuar com a navegação está a consentir a sua utilização. Para saber mais sobre cookies ou para os desativar consulte a
Política de Privacidade.
Aceitar Cookies