Sabe como fazer Tethered Capture WiFi com o Lightroom? 5/5 (1)

Há diversos artigos na internet ensinando como fazer Tethered Capture, isso é, como fotografar com a câmera conectada ao computador de modo que a transferência de arquivos seja automática. Com a ajuda de alguns softwares, os controles da câmera também podem ser ajustados diretamente pelo computador.

Tethered Capture

O Tethered Capture tradicional exige 3 hardwares: câmera, computador e um cabo USB. Mas, se você quiser ter mais liberdade, que tal livrarmos a exigência do cabo USB?

Há algumas opções de câmera que já contam com a tecnologia WiFi embutida, que é o caso da Canon G1X Mark II, Nikon D750 e outras. Há também cartões de memória com a capacidade de se conectar à redes WiFi e até criar a sua própria, funcionando como access point para fornecer os arquivos.

Cartão memória Eye-Fi

Com uma dessas opções em mãos, tudo que você precisa fazer é configurar o seu computador para receber os arquivos em um diretório específico. Nos cartões Eye-Fi, por exemplo, isso pode ser ajustado facilmente nas configurações do cartão.

Configurações do cartão

Com o upload das fotos configurado no diretório, vá até o menu do Adobe Lightroom > File > Auto Import > Enable Auto Import.

Enable Auto Import

Uma vez habilitado o importação automática, vá até o menu abaixo dele, Auto Import Settings…

Auto Import Settings

Watched Folder é o diretório onde sua câmera ou cartão de memória joga seus arquivos e o Lightroom fica “de olho” nessa pasta e, a cada arquivo novo, ele já importa com as configurações que você definir, inclusive aplicando Presets automaticamente se você assim quiser.

Tethered Capture é particularmente útil em situações em que o fotógrafo precisa de mais liberdade para se locomover. Em uma festa, por exemplo, ele pode efetuar upload de fotos específicas enquanto um assistente edita as fotos e mostra em um telão, quase em tempo real. Em uma partida de futebol, há liberdade de continuar fotografando, enquanto as fotografias já são editadas e enviadas para o jornal.

Espero ter ajudado e, em caso de dúvidas, por favor, utilize os comentários.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Emmanuel Carvalho

Minha paixão por fotografia veio da parte tecnológica do assunto. Sou geek e estou sempre ligado nas últimas tendências em relação a gadgets e softwares em geral. Comecei fotografando apenas aniversários, batizados e casamentos, mas hoje tenho um foco mais amplo, sempre procurando novos desafios e aprender com eles.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar