Há diversos artigos na internet ensinando como fazer Tethered Capture, isso é, como fotografar com a câmera conectada ao computador de modo que a transferência de arquivos seja automática. Com a ajuda de alguns softwares, os controles da câmera também podem ser ajustados diretamente pelo computador.
O Tethered Capture tradicional exige 3 hardwares: câmera, computador e um cabo USB. Mas, se você quiser ter mais liberdade, que tal livrarmos a exigência do cabo USB?
Há algumas opções de câmera que já contam com a tecnologia WiFi embutida, que é o caso da Canon G1X Mark II, Nikon D750 e outras. Há também cartões de memória com a capacidade de se conectar à redes WiFi e até criar a sua própria, funcionando como access point para fornecer os arquivos.
Com uma dessas opções em mãos, tudo que você precisa fazer é configurar o seu computador para receber os arquivos em um diretório específico. Nos cartões Eye-Fi, por exemplo, isso pode ser ajustado facilmente nas configurações do cartão.
Com o upload das fotos configurado no diretório, vá até o menu do Adobe Lightroom > File > Auto Import > Enable Auto Import.
Uma vez habilitado o importação automática, vá até o menu abaixo dele, Auto Import Settings…
Watched Folder é o diretório onde sua câmera ou cartão de memória joga seus arquivos e o Lightroom fica “de olho” nessa pasta e, a cada arquivo novo, ele já importa com as configurações que você definir, inclusive aplicando Presets automaticamente se você assim quiser.
Tethered Capture é particularmente útil em situações em que o fotógrafo precisa de mais liberdade para se locomover. Em uma festa, por exemplo, ele pode efetuar upload de fotos específicas enquanto um assistente edita as fotos e mostra em um telão, quase em tempo real. Em uma partida de futebol, há liberdade de continuar fotografando, enquanto as fotografias já são editadas e enviadas para o jornal.
Espero ter ajudado e, em caso de dúvidas, por favor, utilize os comentários.