fbpx

Sabe como fazer Tethered Capture WiFi com o Lightroom?

Há diversos artigos na internet ensinando como fazer Tethered Capture, isso é, como fotografar com a câmera conectada ao computador de modo que a transferência de arquivos seja automática. Com a ajuda de alguns softwares, os controles da câmera também podem ser ajustados diretamente pelo computador.

Tethered Capture

O Tethered Capture tradicional exige 3 hardwares: câmera, computador e um cabo USB. Mas, se você quiser ter mais liberdade, que tal livrarmos a exigência do cabo USB?

Há algumas opções de câmera que já contam com a tecnologia WiFi embutida, que é o caso da Canon G1X Mark II, Nikon D750 e outras. Há também cartões de memória com a capacidade de se conectar à redes WiFi e até criar a sua própria, funcionando como access point para fornecer os arquivos.

Cartão memória Eye-Fi

Com uma dessas opções em mãos, tudo que você precisa fazer é configurar o seu computador para receber os arquivos em um diretório específico. Nos cartões Eye-Fi, por exemplo, isso pode ser ajustado facilmente nas configurações do cartão.

Configurações do cartão

Com o upload das fotos configurado no diretório, vá até o menu do Adobe Lightroom > File > Auto Import > Enable Auto Import.

Enable Auto Import

Uma vez habilitado o importação automática, vá até o menu abaixo dele, Auto Import Settings…

Auto Import Settings

Watched Folder é o diretório onde sua câmera ou cartão de memória joga seus arquivos e o Lightroom fica “de olho” nessa pasta e, a cada arquivo novo, ele já importa com as configurações que você definir, inclusive aplicando Presets automaticamente se você assim quiser.

Tethered Capture é particularmente útil em situações em que o fotógrafo precisa de mais liberdade para se locomover. Em uma festa, por exemplo, ele pode efetuar upload de fotos específicas enquanto um assistente edita as fotos e mostra em um telão, quase em tempo real. Em uma partida de futebol, há liberdade de continuar fotografando, enquanto as fotografias já são editadas e enviadas para o jornal.

Espero ter ajudado e, em caso de dúvidas, por favor, utilize os comentários.

Artigos que pode gostar

Vamos te mostrar os principais SEGREDOS PARA CRIAR ENSAIOS MARAVILHOSOS.
1º CONGRESSO NACIONAL FOTODG
Saber Mais ➜