Home » Artigos » Artigos de opinião

As 10 melhores câmeras compactas para viajantes 2/5 (6)

É fato: viajantes adoram fotografias. E nada melhor para um viajante fotógrafo do que uma câmera compacta!

 
por Dan Westergren,
via National Geographic
imagem: Shutterstock

 (c) Shutterstock

Fujifilm X-Pro 1

A maioria dos fotógrafos que trabalham em missão para a National Geographic usam câmeras digitais full-frame e objetivas zoom rápidas que os preparam para quase qualquer problema fotográfico que possam encontrar em campo. O problema com essa configuração é o peso e os custos do equipamento. Há alguns anos, Olympus e Panasonic se uniram para criar um novo formato que prometia câmeras e lentes menores, mantendo a excelente qualidade de imagem. Para fazer com que este novo sistema funcionasse foi necessário para remover o espelho de visualização por reflexo. Agora muitas dessas câmeras incorporam visores eletrônicos de nível ocular (eletronic viewfinders, ou EVFs) que, finalmente as deixam com cara de ferramentas fotográficas de fato. Fujifilm e Sony juntaram-se a Olympus e Panasonic com câmeras mirrorless similares que já atingiram a maturidade em sistemas de câmeras pequenas, com todos os recursos, tanto que não precisam desculpar-se por seu desempenho.

Uma delas é a Fujifilm X-Pro 1, uma rangefinder digital acessível com excelente qualidade de imagem. Desde que as digitais ultrapassaram o negócio, lamento a perda da minha câmera rangefinder Contax de filme. Era compacta e tinha lentes loucamente nítidas . Mas agora eu posso conseguir a mesma coisa em uma digital da Fujifilm, junto com um visual retrô fantástico.

Onde adquirir: www.fujifilmusa.com
Sensor: APS-C 16MP
Recursos: Objetivas intercambiáveis, multi visor híbrido, vídeo em HD

 

Fujifilm X-E2

Esta é uma versão menor e mais leve da X-Pro1, sem o visor óptico. As câmeras Fujifilm usam um novo tipo de arranjo de sensores, chamado X-Trans CMOS. É uma forma radicalmente diferente de separar as cores, e que leva a qualidade de imagem do pequeno sensor a rivalizar com os seus concorrentes full-frame.

“Eu amo a X-E1 [precursora da X-E2]. Eu amo como é portátil, e a qualidade da objetiva é excelente. Mas a fotografia é a grande coisa — as imagens são realmente fortes. Estou impressionado com o quão pouco tenho que corrigi-los no computador. Normalmente eu clico em RAW, mas essas câmeras Fujifilm produzem JPEGs incríveis direto da câmera. “ – Jonathan Irish, diretor de programa do National Geographic Adventures e fotógrafo contribuidor do National Geographic Traveler.

Onde adquirir: www.fujifilmusa.com
Sensor: APS-C, 16MP
Recursos: Objetivas intercambiáveis, WiFi, visor eletrônico, vídeo em HD

 

Panasonic Lumix DMC-GH3

A série G de micro-câmeras da Panasonic que têm um sensor de imagem de tamanho 4/3 usa o formato menor de uma forma moderna, com design elegante incorporando às câmeras visores oculares eletrônicos de última geração, além da tela traseira. Essa Panasonic está desenvolvendo rapidamente a reputação de produzir os melhores arquivos de vídeo de qualquer câmera fotográfica digital de still. A qualidade do vídeo é dita como maior que a de câmeras com o dobro do seu tamanho e seu custo. Mas sua qualidade em still também classifica-se como a melhor das câmeras micro 4/3.

Por menos dinheiro, há a Panasonic Lumix DMC-G6KK, que tem a mesma qualidade de imagem, porém menor funcionalidade para o usuário refinado.

Onde adquirir: www.panasonic.net
Sensor: Micro 4/3, 16.05MP
Recursos: Objetivas intercambiáveis, WiFi, visor eletrônico, vídeo em HD

 

Panasonic Lumix DMC-GX7

A série Panasonic G tem sido a favorita dos fotógrafos por alguns anos. As câmeras são amadas por seu pequeno tamanho e excelente qualidade de imagem, bem como sua enorme variedade de lentes disponíveis da Panasonic, da Olympus e da Leica. Uma vantagem adicional é que as câmeras micro 4/3 nesta série compartilham todas o mount, as objetivas e suas funcionalidades. O fotógrafo David Alan Harvey até usou uma dessas surpreendentemente pequenas câmeras para capturar muitas das imagens em destaque em uma recente reportagem da revista National Geographic em Outer Banks, Carolina do Norte. A Lumix GX7, a mais recente da série G, acrescenta um EVF incorporado, a única coisa que estava impedindo essas câmeras de cumprirem as expectativas quanto ao formato.

Onde adquirir: www.panasonic.net
Sensor: Micro 4/3, 16MP
Recursos: Objetivas intercambiáveis, WiFi, visor eletrônico, vídeo em HD

 

Sony NEX-6

A resposta da Sony para as câmeras micro quatro terços é sua linha NEX de modelos compactos, que usam o mesmo chip de tamanho intermediário das SLRs digitais iniciais. Quando surgiram pela primeira vez, essas câmeras foram chamadas de EVILs (Electronic Viewfinder Interchamgeable Lens), mas agora estão geralmente apenas referidas como mirrorless. Alguns dos modelos da série NEX são tão pequenos que eles estão diminuídos pelas lentes que lhes são inerentes. Enquanto alguns fotógrafos gostam realmente do fator formas pequenas, o EVF adicionado à maior NEX-6 a torna mais útil para a fotografia séria.

Onde adquirir: www.store-sony.com
Sensor: APS-C, 16.1MP
Recursos: Objetivas intercambiáveis, WiFi, visor eletrônico, vídeo em HD

 

Sony Alpha A7

Isso é o que muitos fotógrafos profissionais têm estado à espera: um sensor full-frame atolado em uma câmera mirrorless. A A7 não é tão portátil quanto as outras nesta lista porque o sensor de tamanho completo requer lentes full-size da Sony, mas ainda é uma notável redução no volume, com afáveis 24 megapixels de imagem de captura. Para realmente mexer com seu paradigma de câmera pequena, experimente a Alpha a7R, que eleva a contagem de megapixels a 36.

Onde adquirir: www.store-sony.com
Sensor: Full-frame, 24.3MP
Recursos: Mirrorless full-frame, objetivas intercambiáveis, WiFi, visor eletrônico, vídeo em HD

 

Olympus Stylus TG-2 iHS

Embora esta câmera tenha um sensor muito pequeno do tamanho do de uma de point-and-shoot, seus outros atributos mais do que compensam essa ligeira desvantagem. É de bolso e completamente à prova de choque, congelamento, e poeira, bem como à prova d’água até 50 pés sem uma proteção extra. Às vezes, as melhores fotos vêm das circunstâncias mais grosseiras, e você não vai ter medo de trazer esta câmera junto — é aquela com a qual você não tem que se preocupar.

“Dan [Westergren] disse-me para trazer a câmera na minha primeira viagem de mergulho para a Grande Barreira de Corais. Fiquei muito impressionada com a clareza das imagens que eu tenho abaixo da superfície. Todos os meus companheiros de mergulho eram só ciúmes, especialmente aquele que paga por proteções e cujas fotos não eram tão claras. “ – Carolyn Fox, gerente de conteúdo digital, National Geographic Travel

Onde adquirir: www.getolympus.com
Sensor:12MP
Recursos: À prova d’água (estimado em 50 pés), objetiva f/2.0 25-100mm, monitor 3″ OLED

 

Olympus OM-D E-M1

Olympus está liderando a vanguarda das câmeras menores de maior qualidade que têm fortes visuais do passado. Naquela época, eles eram conhecidos por câmeras OM de filme menores porém ordinárias e lentes com qualidade óptica de segunda ou fora de categoria. Agora nós temos tudo isso, mas em digital. A OM-D E-M1 é o carro-chefe da frota de micro 4/3. Pela primeira vez em suas câmeras mirrorless, Olympus usa um sistema de focagem que pode pôr-se lado a lado ao de sistemas rápidos full-size. Um novo processador que funciona muito bem em alto ISO também foi implementado. Finalmente, todas as promessas de 4/3 se juntam e são cumpridas na mais nova OM-D.

Onde adquirir: www.getolympus.com
Sensor: Micro 4/3,16.3MP
Recursos: Objetivas intercambiáveis, WiFi, visor eletrônico, vídeo em HD

 

Ricoh GR

Quando o filme dominava, os fotógrafos mais experientes sempre tinham uma Ricoh GR1 em algum lugar ao alcance apenas no caso de algo acontecer. Era apenas mais espessa do que uma caixa de filme, e sua objetiva de 28 milímetros foi uma dos melhores disponíveis. A Ricoh ainda teve uma versão desta lente para colocá-la em um cilindro para uso com câmeras rangefinder da Leica — era tão bom. Depois de alguns lançamentos de versões digitais com pequeno sensor sósias da lendária GR1, a Ricoh finalmente pôs um sensor de tamanho razoável e reproduziu o campo de visão da 28 milímetros. Com a nova GR, a magia Ricoh está de volta. Por causa de suas configurações simples do menu, invulgarmente esta câmera é muitas vezes chamada de “digicam do atirador”, o que significa que faz exatamente o que um fotógrafo experiente acha que vai fazer, não duvidando da câmera.

Onde adquirir: www.us.ricoh-imaging.com
Sensor: APS-C, 16MP
Recursos: objetiva 28mm f/2.8, vídeo em HD

 

Sony DSC-RX10

Esta é a câmera para quem quer uma câmera que faça tudo, de tirar fotos do interior de Notre Dame a capturar close-ups de leões no Serengeti. Normalmente, isso é um truque que requer lentes intercambiáveis ​​e a previsão de lembrar de levar a que você pode precisar. Com a DSC-RX10, a Sony criou uma câmera impressionante, com um zoom equivalente a 24-200mm  — e a melhor parte é que esta objetiva tem uma abertura de f/2.8 fixa, de modo que o zoom será mais útil em interessantes condições de baixa iluminação. A câmera em si não é desmazelada, mas a objetiva é tão boa que você pode ser tentado a comprar este modelo apenas pela óptica. Coisa boa, porque os dois vêm como um par fixo. Para aqueles que querem apenas uma ótima câmera que irá atender à maioria das suas necessidades sem ter que levar por aí uma sacola de objetivas, esta é a tal a adquirir.

Onde adquirir: www.store-sony.com
Sensor: APS-C, 20.3MP
Recursos: objetiva Carl Zeiss f/2.8 24-200mm, Wi-Fi, electronic viewfinder, vídeo em HD

 

dica do Fernando Siqueira,
embaixador da Fujifilm Brasil

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Janaina

    Olá,estou querendo comprar alguma câmera até mil reais,que não seja tão pesada o uso seria para fazer boas fotos durante viagens. Alguma dica?

    • Alexandre Maia

      Uma action cam (câmera de ação), estilo GoPro, ou uma ótima compacta com modos manuais e alguma versatilidade na objetiva (ou seja, evite câmeras sem zoom). Use o preço como primeiro filtro, e o peso como segundo. Daí veja entre as restantes quais têm modo de prioridade à abertura (geralmente A ou Av) e ao tempo (S ou Tv) e de preferência também o modo totalmente manual (M). ;)

      • João

        Comprei uma SJCam SJ4000 no Mercado Livre (original) e fiz ótimas fotos e vídeos em Cancun em julho/2017. Filmei dentro do rio e ficou legal. Onde estava meio escuro eu aumentei o EV e as fotos ficaram boas. Ela tem uma lente de 170º mas se quiser reduzir para normal também pode. Tem controle de WB e ISO também. Veio com todos os acessórios. Tem que ver os vídeos do Youtube para identificar a SJ4000 original. Tem muitas falsas.

  • Talvez esteja buscando algo que não existe…

  • Câmeras desse tipo não são muito visadas pelos comerciantes brasileiros, e as marcas citadas não costumam investir muito em vendas a prços acessíveis por aqui. Uma opção é entrar em contato com lojas e vendedores não-oficiais, mas que sejam seguros, como o caso, por exemplo, da equipe D&M Photo, a qual parte conheço pessoalmente. Segue o endereço deles: http://dmphoto.com.br/

    Além, claro, das lojas grandes não exclusivamente fotográficas, como o Submarino e etc, e as grandes especializadas Consigo, Diafilme, Angel Foto…

  • Câmeras desse tipo não são muito visadas pelos comerciantes brasileiros, e as marcas citadas não costumam investir muito em vendas a prços acessíveis por aqui. Uma opção é entrar em contato com lojas e vendedores não-oficiais, mas que sejam seguros, como o caso, por exemplo, da equipe D&M Photo, a qual parte conheço pessoalmente. Segue o endereço deles: http://dmphoto.com.br/

    Além, claro, das lojas grandes não exclusivamente fotográficas, como o Submarino e etc, e as grandes especializadas Consigo, Diafilme, Angel Foto…

  • Câmeras desse tipo não são muito visadas pelos comerciantes brasileiros, e as marcas citadas não costumam investir muito em vendas a prços acessíveis por aqui. Uma opção é entrar em contato com lojas e vendedores não-oficiais, mas que sejam seguros, como o caso, por exemplo, da equipe D&M Photo, a qual parte conheço pessoalmente. Segue o endereço deles: http://dmphoto.com.br/

    Além, claro, das lojas grandes não exclusivamente fotográficas, como o Submarino e etc, e as grandes especializadas Consigo, Diafilme, Angel Foto…

  • Câmeras desse tipo não são muito visadas pelos comerciantes brasileiros, e as marcas citadas não costumam investir muito em vendas a prços acessíveis por aqui. Uma opção é entrar em contato com lojas e vendedores não-oficiais, mas que sejam seguros, como o caso, por exemplo, da equipe D&M Photo, a qual parte conheço pessoalmente. Segue o endereço deles: http://dmphoto.com.br/

    Além, claro, das lojas grandes não exclusivamente fotográficas, como o Submarino e etc, e as grandes especializadas Consigo, Diafilme, Angel Foto…

  • rodrigojordy

    No Brasil é quase impossível, talvez por encomenda com algum vendedor autônomo.

  • alecio

    Existe alguma chance de conseguir comprar alguma delas no brasil?

    • Alexandre Maia

      Câmeras desse tipo não são muito visadas pelos comerciantes brasileiros, e as marcas citadas não costumam investir muito em vendas a prços acessíveis por aqui. Uma opção é entrar em contato com lojas e vendedores não-oficiais, mas que sejam seguros, como o caso, por exemplo, da equipe D&M Photo, a qual parte conheço pessoalmente. Segue o endereço deles: D&M Photo

      Além, claro, das lojas grandes não exclusivamente fotográficas, como o Submarino e etc, e as grandes especializadas Consigo, Diafilme, Angel Foto…

  • Margarete Colombo

    Bom dia. Procuro uma camara digital compacta que sirva para fotografar em viagens, festas, enfim geral, com bom sensor, facil de manusear , com localizador e que filme em Full HD. Estou indo para a China e acredito encontrar la uma bem legal, por isso nao vou estabelecer orcamento..

    • A câmera que você procura não existe, vai ter que abrir mão de alguma coisa. Se abrir mão do localizador o leque se abre bastante e aí recomendo a Fuji X70 deixando a Panasonic LX100 como alternativa. Sugeri abrir mão do localizador porque tal dispositivo é proibido na China e nenhuma câmera por lá é equipada com isso. E mesmo que não fosse, não há nenhuma compacta que reúna todas as características que citou.

  • Margarete Colombo

    Bom dia,

    Tambem leiga no assunto, procuro uma camara compacta facil de trabalhar, leve para levar em viagens, que tenha bom sensor e faça fotos em todo tipo de lugar. (montanha, cidade, praia..). Gostaria tambem que atendesse tanto para fotografia como para filmagem. Tenho uma Sony Cyber shot W70, que gostei muito mas perdi uma peça e resolvi trocar por uma mais moderna.iA proposito, filmagem em HD ou Full HD, qual a diferença? Nào tenho orcamento definido, pois vou a Hong Kong e pretendo comprar la.

  • Nathalia

    Olá, saberia dizer qual dos dois modelos tem o melhor custo beneficio?

    Panasonic DMC-FZ72 ou Nikon Coolpix B-500

    Obrigada!!

  • Eliza

    Boa tarde Rodrigo, adorei o site e todas as dicas.
    Li os comentários mas não encontrei um que me atendesse. Tenho uma Câmera Digital Sony – DSC-WX100/B, que me atendeu bem até aqui mas já está pela hora da morte e preciso trocar. Gostaria de uma compacta e leve quase que exclusivamente para viagens, com resolução boa, que faça vídeos em hd, com (ou mais) 10x de zoom, e com wi-fi. Se possível tudo isso em uma câmera de até R$ 500, rs.
    Se não for possível, em até R$ 1000,00. E tenho a possibilidade de comprar nos EUA em novembro, podendo ser até U$ 300.
    Pode me ajudar? Super obrigada desde já.

    • Vamos ficar com EUA então, pois no Basil você não vai mais encontrar nada de interessante. O mercado de compactas no Brasil definhou, as pessoas aqui viraram 8 ou 80: ou querem um celular ou querem uma DSLR, esqueceram os vários meios-termos.

      Existe uma câmera que atende todas as suas necessidades que é a Panasonic ZS45 e ainda tem o bônus dos controles manuais caso você queira aprender a fotografar, mas pode usar no automático sempre que quiser. Deixo como segunda opção a Canon SX610 ou SX620 ou SX710, mas garanto que a Panasonic é disparada a melhor opção nessa faixa de preço.

      • Eliza

        Oi Rodrigo, super obrigada! Me esclareceu muito, vou atrás dessa então. Sucesso sempre pra vcs.
        Abraços.

  • ketlin

    olá!
    quero comprar uma maquina profissional ,mais não entendo muito e não sei qual adquirir, no valor de até 4 mil reais,vc me indica alguma?
    obrigada ketlin

  • Marina

    Oi Rodrigo. Gostaria de uma boa camera para fotos mas que fizesse bons vídeos. na verdade curto mais videos que fotos. Penei na Sony RX100 IV, por ser menor. Mas li alguns contras em relação a vídeo. Você tem alguma informação sobre ela? Qual você me indicaria?

    • A RX100 IV é uma excelente câmera, tanto para vídeos quanto para fotos. O problema é que como toda câmera fotográfica foi projetada para fotografar e os vídeos são apenas “quebra-galhos”, você sempre vai encontrar contras em qualquer câmera fotográfica.

      Se sua prioridade são vídeos é melhor comprar uma filmadora, ou se fizer questão de câmera fotográfica pode ser uma mais barata como a RX100 III ou II, a IV talvez seja um investimento alto demais.

  • Lee

    Boa noite. Qual câmera compacta você indica para levar em viagem e com o preço acessível? (até R$ 1.000,00)

    • Hoje as opções no Brasil são pouquíssimas, talvez você encontre a Canon SX520 dentro do seu orçamento.

      • Lee

        Ok. Muito obrigada!

  • Alexandre

    Vlw!! Obrigado mais uma vez.

  • Alexandre

    Boa noite Rodrigo.
    Entre uma Luminix DMCSD-ZS45K e uma Coolpix S9900, qual a mais indicada pra fotos amadoras?
    Obrigado!

  • Alexandre

    Legal!!
    Obrigado.

  • Alexandre

    Legal!!
    Eu não entendo muito de fotografia, você poderia me dizer por quais motivos a Panasonic ganha.
    Abraços.

    • Ela normalmente possui melhor qualidade de imagem nessa categoria de câmera.

  • Alexandre

    Olá!
    Eu tenho uma Sony WX100 que depois que foi para a assistência técnica para trocar a lente que estava com problema de foco, nunca mais foi a mesma. Então estou pensando em comprar uma nova que tenha wi-fi de preferência. Vou a Lima mês que vem e vi que os preços são bem mais baratos e tem modelos que aqui não tem. Gostaria de saber dentre estes quatro modelos, qual o melhor para investir. Canon SX 710 HS, Luminix DMCSD-ZS45K, Sony WX 500 ou Nikon Coolpíx S7000.
    Obrigado.

  • Como a Samsung parece estar saindo do mercado fotográfico, não arriscaria investir em câmera da marca (celular, talvez, mas câmera dedicada não).

    Quanto às duas Canon citadas, ambas me parecem ótimas opções. A G3X, inclusive, eu compraria, se não estivesse decidido a utilizar por enquanto apenas câmeras da Fuji. E falando na Fuji, deve sair logo mais a X70, que tem justamente um monitor reclinável para selfies, e tipo touchscreen: https://www.fotografia-dg.com/fujifilm-x70/

    • Amanda

      Obrigada! Está difícil de encontrar uma câmera com essas especificações.

    • Amanda

      O quê vc acha da Coolpix S9900? Imagens são nítidas?

  • Amanda

    Olá,
    Gostaria de comprar uma câmera compacta com NFC, ecrã inclinável para selfies e fotos com boa qualidade. Teria alguma sugestão. Olhei algumas da Canon (G7 X e G3 X), mas não vende no Brasil. Há tb algumas opções da Samsung (NX300M e NXmini).

    Sabe me informar se estas da Samsung são boas ou então se há outras opções melhores e mais em conta?

    Obrigada

  • Renata Raimundo

    Olá Rodrigo, tudo bem?
    Vou viajar e abril e gostaria de adquirir uma câmera. A Canon SX150is, seria uma opção para quem não pode investir muito agora? Encontrei ela com um preço interessante no BlackFriday da Canon!

    • Sim, é uma boa opção, custo-benefício imbatível se estiver custando menos de 400 reais.

  • Anine

    http://www.dpreview.com/reviews/studiocomparefull…. Rodrigo, não sei se você já fez comparações neste

    estúdio, mas é uma brincadeira interessante. Pena que são de modelos anteriores, não tem da Sony RX100 III, mas a RX100 apresenta algumas cores borradas. Tem que se fazer em ISO mais altos tb. Comparei com a Nikon J1, V1, Fuji XQ1, Canon S110 (cores em geral mais escuras, porém a mais nítida delas).

    • Eu gosto muito da Fuji XQ1, sou fã dessa camerazinha. Aqui no Brasil ela possui um custo-benefício interessante.

  • Anine

    Olá, Rodrigo. Como é difícil entender o que significam (em termos de resultados/efeitos práticos numa foto) aqueles números nas lentes. Acredito que a maioria dos fotógrafos amadores não sabem tb. Os nºs.10-30mm de uma Nikkor quer dizer o que na prática? Seria em torno de 28mm para grande angular? Ou vai depender do tipo de sensor? Lente da Nikon 1 J1 e 1S1.

    • 10-30mm quer dizer que a lente possui distância focal variável de 10 a 30mm, possui 10mm de grande angular e 30mm de tele. E aí entra a conversão de acordo com o tamanho do sensor: como os sensores do sistema 1 da Nikon medem uma polegada, o fator de corte é 2.7x, então a distância focal equivalente da lente 10-30mm é de 27-81mm.

      Este fator de corte aplica-se a toda e qualquer lente que for utilizada nas câmeras do sistema 1 da Nikon, mesmo se utilizar as lentes do sistema DSLR com adaptador, por exemplo: se utilizar o adaptador e uma lente 70-300mm, a distância focal equivalente seria de 189-810mm.

      • Anine

        Obrigada. Estou sempre aprendendo. Estas câmeras mirrorless não são tão pesadas, em torno de 350 a 390g com a lente Nikon 1(não sei o peso das outras), praticamente o mesmo da Canon G15, peso que para carregar em viagens não atrapalha. Qual lente eu teria de comprar para aumentar a distância focal e ficar equivalente a 24mm, quer dizer, para tirar boas fotos de paisagens?

        • Teria que ser a 6.7-13mm que vai ter a distância focal equivalente de 18-35mm que é espetacular para paisagens, mas para isso já tem a Sony RX100 III que é menor, mais leve, possui qualidade de imagem superior a lente é 24-70mm.

  • Anine

    Obrigada pela info., enfim, vou ter de" forçar a vista" por mais um tempo. Fiz várias pesquisas de modelos da Canon, Fuji e Nikon (dentro daquele valor), comparando características, o peso, os prós e contras, opiniões (reviews). Algumas apresentam problemas, com o branco, cantos, saturação de cor, mas como entendo pouco, fiquei entre as duas que não foram criticadas. Elas diferem pq uma é mirrorless: a Nikon 1 S1 e a Fuji XQ1. Como quero uma câmera com uma ótima angular, a lente Nikon 1 é maior do que a 25mm da Fuji? O site mais completo e útil foi o Camera Decision. Tb o Imaging Resource e por último o Snapsort. Encontrei as duas à venda.

    • Vou começar pelo final: esqueça o Snapsort. Definitivamente é o pior site para comparação de câmeras, comparam apenas números friamente que culminam em aberrações como dizer que uma Leica full frame é pior que uma compacta de bolso da Olympus. A não ser que você seja uma ótima interpretadora destes números e saiba aproveitar o que há de informação útil, mas a função de um comparativo deveria ser justamente a de eliminar interpretações. Sobre o Camera Decision não conheço, vou dar uma olhada nele logo mais.

      A Nikon S1 acho que foge um pouco do que você procura, por ser uma mirrorless (usa lentes intercambiáveis) seria maior do que a Canon G1x que você descartou pelo tamanho, qualquer lente que encaixar ali, por menor que seja, tornaria a câmera grande demais. E a lente que vem com ela normalmente é uma 11-27.5mm que teria uma grande angular equivalente a 29.7mm, ou seja, se a dúvida for entre ela e a XQ1, a que atende suas exigências é a XQ1. Porém, saiba que a qualidade de imagem da Nikon S1 será bem superior devido ao tamanho do sensor que é bem maior, mede 1 polegada. O mesmo tamanho de uma Sony RX100, por exemplo, que é bem menor e mais leve.

      • Anine

        Vou comparar as duas no Cam. Decision.. O Snapsort eu uso por último, pego as informações (os nºs) de UM modelo na parte de "veja todas especificações" e descarto as interpretações e opiniões. É uma tarefa cansativa, que requer bastante tempo e paciência essas comparações. A ainda leio as opiniões no Dpreview.
        Rodrigo, obrigada mais uma vez.

  • Anine

    Não sei para quem pergunto: Alexandre ou Rodrigo. Para mim um dos dois maiores defeitos/problemas que apresentam as VERDADEIRAS (e não algumas das 10 relacionadas acima) compactas é a grande dificuldade de visualizarmos o assunto ao sol no LCD (ecrã). Ouço muito esta reclamação nas viagens, quando o tempo é exíguo para captar tudo e se perde tempo "forçando a vista". Assim sendo, por que as grandes fabricantes de câmeras ainda não inventaram um tipo de material que permita uma boa visualização? E sem falar nas pessoas que usam óculos ou lentes de contato. O mundo da fotografia parece ser um mundo de pessoas perfeitas (e com dinheiro). Mas a realidade é que as pessoas comuns não o são. Existe alguma forma de atenuar este problema?
    A minha Canon G15 tem o visor (túnel) pequeno e difícil de enquadrar rapidamente e por isto uso mais o ecrã. Obrigada pela resposta

    • O material existe, é o AMOLED que acompanha algumas câmeras da Samsung, mas parece que encarece (mais ainda) as compactas. Já o visor tipo túnel, esse não tem jeito, em compactas onde não há o espelho que reflete a imagem fica praticamente impossível fazer um que funcione decentemente, tem o enorme erro de paralaxe mesmo.

      Enfim, a intenção é fzer o usuário gastar mesmo e por isso perderam uma enorme fatia do mercado para os smartphones. Agora tentam correr atrás do pedaço perdido, mas as fabricantes parecem ainda um pouco perdidas.

  • Anine

    Obrigada Rodrigo, vou pensar mais um pouco para não errar, gastar e ainda me frustrar. Arre, não é fácil acertar! Mas acho a Canon G1 x um pouco grande e pesada para meus propósitos atuais (viagens).

  • Anine

    Esqueci de mencionar a Ricoh Gr com preço aproximado e qualidade de imagem, dizem, bem melhor, mas com dois defeitos imperdoáveis na minha modesta opinião que são ausência total de zoom (no mínimo 4x é necessário) e grande angular modesta.

    • A Ricoh GR é realmente excepcional, mas a ausência de zoom a torna uma câmera específica demais e pouco condizente com a fotografia como hobby. Não acho interessante a não ser para quem curte e leva mais a sério o estilo chamado de street photography.

  • Anine

    Rodrigo, estou lendo tudo sobre câmeras compactas, principalmente premium As mais comuns não me interessam e nem as profissionais(devido o peso e ter de carregar os acessórios, sou pequena e tenho mãos menores ainda). Pesquisei para comprar câmeras antigas como a Canon A610, a SD500 (famosas na sua época pela qualidade da imagem e são mesmo imbatíveis, pena que em fotos de paisagens não tem amplitude). Já tinha uma Panasonic DMC-TZ5 e uma Olympus SP-800UZ (muito boa, pena o colorido não ser bom como o das outras). Agora comprei uma Powershot G15, mas não gostei. Estoura sempre o branco e as fotos tem ruído, tal qual a Panasonic. Até meu smarth LG bateu fotos mais nítidas e bonitas! Não acredito que esta SX700, com sensor bem menor, vá bater fotos tão boas. Até R$ 1.400,00 qual seria uma boa câmera (sem lentes intercambiáveis) prática, funcional, para viagens e ocasiões especiais? As Fuji ou as Canon? A S110, S200, a Fuji XQ1 ou outra? Obrigada, parece que ninguém prioriza uma foto nítida e com colorido real atualmente.

    • Parabéns pelo seu comentário. Poucos leitores (quase nenhum) conseguem entender tão bem o que se tornaram as compactas de hoje em dia, o nível está muito baixo mas parece que deram uma estagnada nisso, o que é uma notícia razoável. Seu comentário também foi perfeito sobre a SX700. Eu gosto particularmente da Fuji XQ1, apesar de ela mostrar pouca coisa além do que a G15 que você não gostou. O problema é que melhor do que isso já fica caro demais e foge do seu orçamento.

      Uma dica se não se importar com câmera usada: o principal colunista aqui do DG, o Alexandre Maia, estava vendendo a Canon G1x dele a preço de banana, acho que vale muito a pena arriscar nela, se é que já não a vendeu. Só não arrisquei porque meu orçamento anda limitado, senão ela já estaria em minhas mãos.

  • Boa noite.
    Poderia me dar uma sugestão de câmera compacta para viagens? Para mim são importantes qualidade da imagem (nitidez, paisagem, pessoas, fotos noturnas), wifi, razoável zoom, velocidade de disparo, duração da bateria. São irrelevantes pra mim funções de vídeo, 3D e macro. O orçamento seria até uns R$1.300,00. Obrigado.

    • Panasonic ZS50 se puder comprar no exterior, Canon SX700 se for comprar no Brasil.

      • Obrigado pela resposta, Rodrigo. Em sua opinião, ambas são melhores que a Shot DSC-HX50? Está com um preço de R$1.200,00 hoje. Vi em alguns de seus comentários que a quantidade de megapixels não é tudo em uma máquina.

        • Sim, são melhores.

          • A Canon SX600 é muito inferior à SX700? Só achei ela na loja da Canon BR e com um bom preço.

          • Não possui controles manuais, ou pelo menos não há um acesso direto a eles sem passar por um menu. Se for para fotografar apenas no automático vale a pena.

  • Margarete camurca

    Olá, boa noite.
    Estou mutante Qto perdida diante de tantas variáveis.
    Gostaria de uma câmera compacta, com um colorido maravilhoso, fotos lindas,opção de trabalho manual, bom sensor, e se possível, opção de trabalhar desfoque, e zoom óptico de bom alcance.
    Gostaria de uma câmera leve, fácil de carregar, para viagens especificamente.
    Tenho uma nipônica d5100, mas, é muito pesada, é difícil de transportar dependendo do passeio.
    Tenho i tenção de trocá-la mais futuramente. Pensei em não gastar todo o meu orçamento na compacta, mas, gostaria de algo que me atenda bem, e por um bom tempo.
    Você pode me clarear essas dúvidas?
    Desde já, agradeço sua atenção.
    Aba , margarete

    • Muito difícil uma câmera com todas as características que pede, me diga o quanto pode investir e te indicarei algo de acordo com seu orçamento. Também preciso que me especifique o que seria um zoom de bom alcance para você pois isso é algo muito relativo e pessoal, para mim 5x de zoom está ótimo mas tem pessoas que acham 50x de zoom pouco.

      • Rebeca

        Também estou procurando algo parecido… rsss
        Preciso de uma câmera boa para paisagens e excelente para macros (uso em flores pequenas e claras).
        Entre as mais baratas o que você indica, Rodrigo? Não posso gastar mais de R$ 1.000.
        Tenho uma Olympus SP 810UZ e não me dou bem com ela. As fotos não ficam com bom contraste, macro péssima e não tem opção de foco manual.

        • Que tal a Canon SX700? Apesar de eu achar muito ruim foco manual em câmera que não possui anel de foco, essa possui controles manuais de exposição que são bem mais úteis do que foco manual nesse tipo de câmera.

          • Rebeca

            Não conheço. Vou procurar uma para testar.
            Nikon tem algum modelo que se encaixa?

          • Somente a Panasonic e a Samsung ainda fazem câmeras nesse estilo, está em extinção. As Panasonic nem chegam mais ao Brasil, só resta a Samsung WB350 como concorrente por aqui.

  • Moema

    Gostaria de adquirir uma câmera compacta, mas que registrasse com mais fidelidade, crianças em movimento. Possuo uma Canon PowerShot ELPH 530 HS mas não consigo o que desejo. Você tem alguma indicação?

    • rodrigojordy

      Quanto você pode investir no momento? Sabendo isso poderei indicar o que há de melhor dentro do seu orçamento.

  • Janna

    Vou fazer uma viagem inesquecível Europa e preciso de uma câmera melhor pra registrar tudo. Qual modelo compacta vc me aconselha??? Obrigada

  • Tenho uma câmera Sony DSC-TX30 que comprei para aproveitar viagens em lugares aquáticos e não recomendo a compra. Estou à procura de uma nova compacta aquática, mas com qualidade melhor.

    • A qualidade de imagem da maioria das câmeras aquáticas não é muito boa. Mesmo a Sony estando longe de ser uma das melhores nesse quesito, com outras não conseguirá um desempenho muito melhor a não ser que opte por uma Panasonic TS4 ou TS5, que estão bem à frente do restante da concorrência.

  • Mauro

    E o zoom. Acho um ótimo recurso. Não vi relevância em sua consideração a respeito dele em nenhum momento.

    • rodrigojordy

      Eu considero o zoom uma questão muito pessoal, nem todo viajante utiliza muito zoom. Há os que gostam e há os que não gostam.

  • bernardo

    onde estao as compactas?

    • Alexandre Maia

      No texto está a relação citada no título.

    • Pois eh Bernardo, parece que o entendimento de compacatas e diferente para cada um…. alguns podem chamar uma T4i de compacta, se comparada a uma 5D Mark da vida,,, assim como tem os que entendem que as mirrorless sejam compactas… mas no meu pensamento, compactas sao cameras que NAO precisam de cases especiais, bolsas, mochilas para transporte, vai no bolso mesmo.. E camera sem lente, nao tem funcao, coloca a lente, fica compcata onde? So mesmo em relacao a outra, ai, ai qualquer camera pode ser compacta, eh so achar uma maior para comparar.

  • Gilson

    E a LX 7, o que vc acha dela?

    • Alexandre Maia

      A LX7 é uma boa câmera, ou assim me parece, mas não sei o motivo dela não ter entrado nesta seleção, Gilson. Alguma dessas que entraram podem ter tido uma ou duas vantagens sobre a LX7, aí terminou que o autor pensou que ela não tinha lugar na lista (que, afinal, propunha-se a ser um top 10, apenas).

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar