Home » Cursos » Curso Fotografia DG

Velocidade do obturador 3.2/5 (5)

A velocidade do obturador ou tempo de exposição, em fotografia, está directamente relacionada com a quantidade de tempo que o obturador da câmera fotográfica leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que irá sensibilizar o sensor digital formar a imagem.

É fácil de perceber que se deixar a máquina a receber luz durante 10 segundos, só vai ficar uma imagem estática e bem definida se nada no cenário que estamos a fotografar se movimentar durante este tempo.

Quanto menor o tempo de exposição, menos luz é absorvida no interior da máquina, maior a abertura do diafragma necessária para se obter uma exposição correcta.

O tempo de exposição é normalmente dado no formato 1 / x, em que X representa uma fracção de tempo em segundos. Os valores comuns são:

  • 1/8000 s
  • 1/4000 s
  • 1/2000 s
  • 1/1000 s
  • 1/500 s
  • 1/250 s
  • 1/125 s
  • 1/60 s
  • 1/30 s
  • 1/15 s
  • 1/8 s
  • 1/4 s
  • 1/2 s
  • 1 s
  • B (de bulb) — Que mantém o obturador aberto enquanto o botão disparador estiver pressionado.

Apesar de muito popular no meio fotográfico, o termo velocidade não é correcto, pois o obturador, como vimos, trabalha com tempos de exposição, em geral fracções de segundos, e isto não está relacionado com rapidez de operação ou de exposição.

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • juninho

    Ola bom dia.
    Nao consigo usar minha camera uma nikon d3200 com flash sb 600 nao consigo usar uma velocifade maior que 1/200.
    Queria usar tipo 1/4000 mais a camera nao me deixa usar esta opção poderia me ajudar?
    Grato

    • Veja se sua câmera possui a função Auto FP High Speed Sync.

  • Chay

    ok,muito obrigada,acho que agora vou conseguir !!!

  • Chay, leia todos os artigos do nosso curso. Eles estão todos fáceis de perceber e depois de os ler vai ficar a saber direito o que é todos esses nomes :razz:

    Link: https://www.fotografia-dg.com/curso-fotografia-dig

  • Chay

    Ola Diogo,mto obrigada pela atenção…desculpe so esqueci de falar,eu tenho uma canon semi profissional,aqui tem o TV que é prioridade do obturador,ele começa com uns numero tipo: 0"4 e vai mudando para 1/800…nao tenho a minima ideia doq seja isso, e dai tem a prioridade de abertura , AV,que começa com F2.8 e vai ate F8.0,isso q eu nao entendo direito,esse cabo de disparo,desconheço…

    oque serve para oq,se nao for incomodar demais,fico no aguardo da sua resposta,

  • Olá Chaiany,

    Para conseguir congelar a gota deve utilizar uma velocidade rápida e seria útil utilizar uma lente macro, flash, tripé e um cabo disparador.

    Veja este vídeo no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=upbnXprvTto

    Tem muitos outros, faça uma pesquisa… pode ainda utilizar o nosso fórum para mais dúvidas http://www.forumdigitalfoto.com/

  • Chaiany

    Ola,gostaria de expor uma duvida,eu sou nova no assunto,e gostaria de saber como regular a camera,para tirar por exemplo,uma foto de uma gota d'agua caindo,para congelar ela…onde eu mecho? no f ou no F? e clica normalmente para tirar esta foto?ou é com temporizador?eu agradeço muiiiito se alguem me ajudar,pois preciso tirar fotos assim para um trabalho e nao acho ninguem q saiba me ajudar…obrigada :razz:

  • Rayssa

    Existe uma exposição padrão?

Abrir Chat
1