Home » Atualidade » Vem aí a Canon G3x com sensor de 1 polegada e 25x de zoom

Vem aí a Canon G3x com sensor de 1 polegada e 25x de zoom 5/5 (8)

As compactas premium (aquelas com sensores maiores que o padrão das compactas, de 1/2.3 de polegada) ficaram tanto em evidência nos últimos três anos que entramos em uma era em que até as superzoom possuem sensores grandes. É o efeito colateral bom da guerra travada com os smartphones que possuem câmeras cada vez melhores e com mais recursos. Hoje em dia temos os mais variados modelos de câmeras e tamanhos de sensores entre as compactas, basta vermos o mega sucesso que a Sony RX100 conseguiu com seu sensor de 1 polegada! A câmera é tão boa que já está na sua terceira versão, também gerou uma irmã (Sony RX10) e o melhor de tudo: emprestou o sensor para outras fabricantes como Panasonic (FZ1000) e até a Canon (G7x) que sempre se gabou de construir seus próprios sensores, e é dela que vamos falar aqui enfocando na nova Canon G3x.

PowerShot-G3-X

A Canon sempre fabricou seus próprios sensores, mas a concorrência abriu uma larga vantagem com estas compactas premium com sensores maiores e foi a Fuji quem deu início a essa corrida com a X10 e posteriormente com uma superzoom chamada X-S1, estava aí a primeira superzoom premium da nova era. E após o lançamento da Sony RX100 III surgiu uma bomba no mercado fotográfico, a Panasonic FZ1000 com 16x de zoom possuía um sensor igualzinho ao da Sony, medindo 1 polegada. Seria isso possível? Sim, o 4/3 rumors confirmou isso e a Panasonic ainda havia encontrado uma forma de resolver o problema de super-aquecimento do sensor ao fazer vídeos em resolução 4K, coisa que a Sony não conseguiu. Já a Canon, lançou sua G7x mas nunca admitiu formalmente que o sensor era da Sony, apesar de nesta entrevista para o DPReview um representante Canon afirmar claramente que o sensor não era de fabricação própria.

Imagem retirada do site DPReview
Imagem retirada do site DPReview

Agora a Canon anuncia o desenvolvimento de uma câmera com 25x de zoom e novamente o sensor de 1 polegada, a Canon G3x. Certamente será uma nova bomba no mercado fotográfico, mais ainda do que foi a FZ1000. Mas o que esperar dela? Há um protótipo dela em exposição na CP+ e podemos ver pelas imagens que o que existe de melhor a Canon está colocando na G3x: motor de foco ultrassônico, três dials de controle sendo que um deles é dedicado à compensação de exposição, sapata para flash, entrada para microfone externo, um grande anel ao redor da lente que parece ser para foco (já que o botão de disparo aparenta possuir um anel de zoom ao seu redor), um monitor inclinável (prefiro o vari-angle) e algo que pessoalmente me agrada que é o corpo similar ao de uma mirrorless com uma empunhadura relativamente grande. Acho melhor do que aqueles corpos que parecem uma DSLR.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Imagem retirada do site DPReview

Atualização: O Xataka Foto divulgou uma patente da Canon que mostra exatamente uma lente com 25x de zoom para um sensor de 1 polegada e ela seria uma 24-600mm f/2.0-3.0, aparentemente uma objetiva que iria agradar em cheio aos usuários desta câmera. O que eu posso afirmar é que esta é uma câmera que certamente me faria voltar à Canon, talvez seria minha câmera definitiva para hobby. Se é que há algo definitivo em um mundo onde uma câmera torna-se obsoleta em dois anos.

Esquema da objetiva que ilustra a patente divulgada no Xataka Foto
Esquema da objetiva que ilustra a patente divulgada no Xataka Foto

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

17 Comentários

Clique aqui para comentar

    • Não conheço lojas no Brasil que a vendam. Talvez consiga encomendando com algum vendedor autônomo desses que se encontram em grupos de classificados em redes sociais.

  • Pelas fotos parece que essa câmera não tem o visor eletrônico,. Como o Brasil é um país muito ensolarado, é impossível tirar fotografias com o monitor, pois debaixo do sol, não se consegue ver nada. Quando comprei minha câmera atual (Fuji S8200) só comprei porque tinha visor eletrônico. Gosto das máquinas da Canon, se ela tivesse o visor eletrônico, ficaria tentado a trocar de câmera, dependendo do preço, é lógico.

    • Realmente, esse é um ponto importantíssimo. Enfim, um ponto fraco em uma câmera de muitas qualidades. As fotos são de um protótipo, mas duvido muito que uma mudança tão brusca quanto a inclusão de um visor eletrônico seja feita daqui até o lançamento. Teriam que mudar toda a engenharia do painel traseiro incluindo o monitor móvel. É aquela coisa de sempre: se fizer a câmera perfeita não vai ter o que fazer em uma segunda versão, então deixem o pessoal gastar dinheiro com essa e depois fazemos outra mais completa.

      • É isso mesmo, mas acho que eles podem lançar duas versões, uma com o visor e outra sem. Não sei, vamos esperar o lançamento para saber.

    • Assim que houver o lançamento oficial será feita uma matéria sobre ela. Assine o feed do DG e fique de olho, assim você receberá a matéria por e-mail no mesmo dia.

  • Olá Rodrigo!
    Será que esse ano teremos um concorrência boa, já começou bem né!?
    Gostei dessa! (Também..)
    Abraço!!

    • A tendência é melhorar, o problema é que essa melhora tem um preço e ele é alto, as melhores câmeras serão bem caras. Principalmente essa G3x, essa será muito cara…

  • Achei especialmente interessante como a objetiva dela ficou/ficará, ao que parece, com uma pegada mais firme, bacana. Muito bom isso.

    Quanto ao restante, parece-me coerente, tendo em vista os outros produtos do portifólio da marca. Não que a Canon seja especialista em coerência (e não repeteco/engodo), mas nessa, se sair assim, ela acertou.

  • Vamos ver como a Canon resolverá a questão da abertura da lente. Em princípio, o corpo dela parece bem compacto para uma superzoom com sensor relativamente grande e range de 25x.

    • A lente é bem grande, dá pra fazer bonito sem decepcionar. E acho que ela não tem que entrar na onda do vídeo 4k, supérfluo demais e quase ninguém tem monitor com essa resolução pra poder assistir.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar