Home » Atualidade » Concursos

Vencedores do 13º prêmio FCW de arte

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (15), os vencedores do 13º Prêmio FCW de Arte, Ciência e Cultura receberam seus prêmios, que também foi marcada por uma exposição dos melhores ensaios fotográficos e uma homenagem à atriz Fernanda Montenegro, pelos seus mais de 50 anos de carreira

No final de março foram divulgados os vencedores do 13º Prêmio FCW de Arte promovido pela Fundação Conrado Wessel e o grande vencedor foi Gabriel Monteiro Pinoti Affonso, de São Paulo, com um ensaio cheio de criatividade chamado “Tropa de Elite”. Os 3 primeiros colocados na categoria fotografia terão suas fotos expostas em uma mostra que celebra a premiação e também serão divulgadas em uma edição especial de um livro comemorativo do Prêmio FCW. Gabriel Monteiro recebeu um prêmio de cerca de 114 mil reais.

Tropa de Elite/Gabriel Monteiro
Tropa de Elite/Gabriel Monteiro

O segundo lugar ficou com André de Líbero Hauck Ferreira com o ensaio intitulado “Sombras” e o terceiro lugar foi para João Teixeira Castilho com o ensaio “Zoo”, ambos da cidade mineira de Belo Horizonte.  O prêmio no valor de 85 mil reais será dividido igualmente entre os dois. Grandes nomes da fotografia nacional já foram contemplados durante os 13 anos de Prêmio FCW como Bob Wolfenson e Alexandre Salgado.

 

Sombras/André Hauck
Sombras/André Hauck

A Fundação Conrado Wessel conta com uma comissão julgadora de peso formada por Claudia Guilmar Linhares Sanz (professora e pesquisadora da Universidade de Brasília), Christian Cruz (editor de fotografia do jornal O Estado de S. Paulo), Daigo Oliva Suzuki (subeditor do caderno Ilustrada, do jornal Folha de S. Paulo), Eugênio Sávio Lessa Baptista (curador do Festival de Fotografia de Tiradentes e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Gilvan Barreto (fotógrafo), Joaquim Marçal Ferreira de Andrade (professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pesquisador do Departamento de Iconografia da Fundação Biblioteca Nacional), José Afonso da Silva Junior (pesquisador e professor da Universidade Federal de Pernambuco), Juan Esteves (colunista da revista Fotografe Melhor), Ricardo de Leone Chaves (fotógrafo e colunista do jornal Zero Hora) e Ronaldo Entler (pesquisador, professor e coordenador da Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Alvares Penteado). Todos coordenados por Rubens Fernandes Junior, curador e coordenador do Prêmio FCW de Arte e diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP.

Zoo/João Castilho
Zoo/João Castilho

Os ensaios completos dos três primeiros colocados podem ser conferidos neste link do blog Olhares.

Fontes: GQ Brasil Olhares

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar