fbpx

Vencedores do concurso fotográfico HIPA 2015 5/5 (2)

Alta premiação em dinheiro e imagens espetaculares marcam o concurso fotográfico HIPA 2015

O sheik e príncipe herdeiro de Dubai que atende pelo pomposo nome de Hamdan Bin Mohammed Bin Rashid Al Maktoum (também conhecido como Fazza3, codinome usado para assinar suas poesias) é tão apaixonado por fotografia que criou um concurso fotográfico internacional com o intuito de premiar e descobrir talentos da fotografia em todas as partes do mundo. O HIPA 2015 já é a quarta edição do concurso e o tema deste ano foi “Life in Colour”. Nas outras edições os temas foram “Creating the Future” em 2014, “Beauty of the Light” em 2013 e “Love of Earth” em 2012.

O concurso é divido em 4 categorias e a premiação é em dinheiro totalizando 400 mil dólares (sheik árabe, sabem como é…): Geral, Live in Colour, Rostos (apenas para fotos em preto e branco) e Fotografia Noturna. Cada categoria contempla do 1º ao 5º lugar com valores que variam entre 6 mil e 15 mil dólares, exceto a categoria que dá nome ao tema do concurso que os prêmios variam entre 10 e 25 mil dólares. Eis os vencedores:

Categoria Geral/Foto de Harish Chavda (Reino Unido)
Categoria Geral/Foto de Harish Chavda (Reino Unido)

 

Categoria Rostos/Foto de Rudoi Vladimirovitch (Rússia)
Categoria Rostos/Foto de Rudoi Vladimirovich (Rússia)

 

Categoria Fotografia Noturna/Foto de Peng Li (China)
Categoria Fotografia Noturna/Foto de Peng Li (China)

 

Categoria Life in Colour/Foto de Aruna Bhat (Índia)
Categoria Life in Colour/Foto de Aruna Bhat (Índia)

Além dos primeiros colocados nas 4 categorias, ainda há o grande prêmio que dá nada menos do que 120 mil dólares a um único fotógrafo e o grande vencedor foi outro indiano, Anurag Kumar. Abaixo a foto que se tornou a grande campeã do concurso HIPA 2015:

Grande PrÊmio HIPA 2015/Foto de Anurag Kumar
Grande Prêmio HIPA 2015/Foto de Anurag Kumar

Vocês podem conferir todas as imagens premiadas no HIPA 2015 neste link e o concurso ainda premiou dois consagrados fotógrafos: o brasileiro Sebastião Salgado, recebendo 20 mil dólares pelo conjunto da sua obra; e o norte-americano Scott Kelby, recebendo 25 mil dólares pelas suas pesquisas na área da fotografia. Alguns veículos classificam o HIPA como o maior concurso fotográfico do mundo, talvez o seja em premiação, mas parece que falta um pouco mais de divulgação pois na lista do link neste parágrafo percebe-se que grande parte dos vencedores é da Ásia. Fica a dica aos fotógrafos de língua portuguesa pois o HIPA 2016 já foi divulgado sob o tema “Hapiness”. O concurso de 2015 recebeu mais de 60 mil imagens de mais de 30 mil fotógrafos de 166 países e as 21 fotos premiadas estarão em exposição no centro financeiro de Dubai até dia 21 de março.

Via FHOX

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

Chat

Este site usa Cookies & Política de Privacidade para lhe proporcionar a melhor experiência. Clique em "Aceitar" para consentir a sua utilização.