Home » Atualidade » Wedding Brasil 2011 – Dia 1

Wedding Brasil 2011 – Dia 1

Olá amigos. Como todos sabem, ontem dia 26/04 teve início o congresso do Wedding Brasil 2011.

Eu, Huaíne Nunes e o meu amigo e colunista Diogo Ramos, estamos aqui em São Paulo para cobrir todo o evento para vocês.

Cheguei em São Paulo já atrasada, as 9h da manhã. Chegar no Memorial foi fácil e logo fui fazer meu credenciamento. Me surpreendi com a organização toda. Não peguei fila nenhuma vez. Recebi meu crachá, todo chique escrito “imprensa” hehe. Fiquei esperando pela chegada do Diogo e fomos colocar nossas camisetas oficiais do Fotografia-DG. Nesse meio tempo, rolou uma novidade super legal, que infelizmente perdemos, o tal do flashmob. Disseram que o pessoal bolou uma abertura bem divertida, com dança coreagrafada, tudo de surpresa. Pena que não registramos para vocês.

A primeira palestra, teve inicio as 10h, com o fotógrafo Fábio Laub que falou sobre estratégia de vendas. Eu, que via de regra não curto assuntos relacionados à marketing, me surpreendi como ele desenvolveu bem sua apresentação. Prendeu a atenção de todos e nos ensinou bastante sobre relacionamento com o cliente. Rolou até uma aulinha prática, com um casal voluntário, simulando o bate-papo entre fotógrafo e cliente.

Após o intervalo para almoço, tivemos às 14h a palestra dos irmãos Isa e Joel Reichert, que tratou sobre a fotografia como arte  e sobre como vender seu trabalho na forma de arte e não mera prestação de serviço. Achei ambos simpatisíssimos, a Isa desde o início da palestra, conversando conosco e tomando seu chimarrão bem à vontade. A palestra foi excelente, muito técnica, explicando esquemas de iluminação, com ilustrações e a foto final de exemplo. Na aula prática, além de aprendermos sobre iluminação criativa, ainda podemos vê-los dirigindo os modelos e coordenando todo o ensaio. Ao final, comentaram um pouco da arte por trás da diagramação de albuns de casamento e nos mostraram um pouco de seu trabalho. Nota 10!

Na sequência, quem subiu ao palco foi o querido Evandro Rocha. Um doce de pessoa e realmente mostrou que sabe muito. Seu tema foi iluminação criativa e acho que não deixou nada a desejar. Explicou sobre diferentes fontes de luz e como melhor trabalhá-las, sejam artificiais ou naturais. Realmente dá pra fugir do senso comum e ousar bastante na fotografia de casamento se a luz for bem aplicada. Para finalizar, na prática, mostrando que definitivamente “quem sabe faz ao vivo”, foi desafiado a reproduzir uma fotografia de splash com alianças e cumpriu muito bem o desafio. Em cerca de 15 minutos, montou o cenário e fez o clique, que quando mostrado no telão, foi bastante aplaudido pelo público.

Encerrando o primeiro dia, tivemos a fala do advogado e fotógrafo José Roberto Comodo, que tratou de aspectos legais, mais precisamente sobre contratos. Uma das palestras que mais movimentou a galera, que bombardeou o palestrante com perguntas. Em dado momento, foi obrigado criar uma “lei do silêncio” que limitava as perguntas para que fosse possível dar continuidade. Eu não conhecia muito do trabalho do Comodo e achei sua palestra muito peculiar. Em primeiro lugar, subiu no palco descalço! (até agora não entendi o porquê hehe). E depois pela maneira que aborda os assuntos, absolutamente enfático em seus tópicos, mas que prende a atenção e realmente ensina.

E esse foi o primeiro dia de Wedding Brasil, com seus pontos altos e baixos. Sou obrigada a tirar o chapéu para a Editora Photos pela excelente organização do evento, mas não posso deixar de citar alguns aspectos negativos que realmente incomodaram os congressistas. A praça de alimentação instalada ficou bastante ampla, porém com valores exorbitantes. O almoço simples, com refeição + bebida saía por 30 reais. Muito caro!

E para quem quiser conferir, estão expostas no Memorial as 40 fotos selecionadas do Prêmio Wedding Brasil. Impressas em fine art! Os 10 finalistas já foram escolhidos e serão anunciados na tarde de quarta-feira.

 

E isso aí pessoal, amanhã tem mais e para quem quiser acompanhar de perto toda a cobertura, siga-nos no twitter, @fotografiadg, @huaine e @diogoframos.

Bom congresso a todos. 

Fotos: Diogo Ramos
Site: http://diogoramosfotografia.com.br

Ajude-nos, avalie este artigo:

Huaine Nunes

Vinda de uma família de fotógrafos, a fotógrafa Huaíne Nunes já nasceu em meio às câmeras fotográficas. Em 1999 ganhou sua primeira câmera de visor direto, tinha apenas 10 anos de idade. Com 16 anos começou a se interessar pelas técnicas, sempre tendo seu pai como principal instrutor. Com 19 comprou sua primeira reflex digital e agora, aos 21 atua como fotógrafa infantil. Perfeccionista e dedicada, é aficionada por livros de técnicas fotográficas e está sempre procurando aperfeiçoar-se. É formada em Design de Moda e ainda persiste em aprender a fotografar o mundo fashion. Mantêm também um blog com dicas para fotografia de bebês e crianças, que tem trazido um aprendizado constante.

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • 30 fotos grátis na 1a compra