Home » Atualidade » Wedding Brasil 2011 – Dia 3

Wedding Brasil 2011 – Dia 3

- Última Atualização a: 13/06/2014

Bom pessoal, chegamos ao terceiro e último dia de Wedding Brasil. O dia já começou com clima de saudade, mas animado mesmo assim.

Novamente, cheguei, fui enviar o artigo do dia anterior para o DG, fui tomar café no Rei do Mate e…. perdi o pessoal dançando! Me disseram que não fui como o flashmob do primeiro dia, mas rolou uma animação lá no palco, para começar o dia com muitas energias positivas. E começou!

Iniciamos o dia com mais uma palestra internacional, dessa vez do fotógrafo norte americano David Beckstead. Seu tema era composição: como melhorar suas fotografia, tirando-a da zona de conforto, inovando, ousando… David é um encanto de pessoa e soube dominar completamente o público, que ficava quase hipnotizado vendo as imagens. Sua fotografia é completamente irreverente, fora do comum, desprendida de regras. Ele comenta que, se alguém um dia lhe disser “Nunca faça isso. Faça!”.  Uma frase que soltou gargalhadas do público, foi quando comentou da palestra do dia anterior, do JVS: “O JVS diz ‘flash é trabalho duro’. Eu não quero trabalho duro, eu quero é me divertir!”. Beckstead é realmente um artista, não só inspirou a todos com suas imagens, mas com sua alegria. Todo mundo saiu do auditório feliz e satisfeito.

Ainda pela manhã, tivemos a presença de outro norte-americano, Ed Atrero, que falou sobre Equipamentos e Técnicas. Como usá-los como seus aliados e melhorar sua fotografia. Bom, confesso que a palestra foi um pouco monótona, porém bastante útil. Ed começou explicando coisas bem básicas, porém bastante úteis, como a postura ideal de segurar a câmera, por exemplo. Também deu algumas dicas, como usar fita isolante nos botões da câmera que “só atrapalham”. Tape that shit up! dizia nos slides. Um acessório bastante interessante, de ganho de tempo no fluxo de trabalho, foi um teclado especial para Lightroom. Ele diz que boa parte do tempo que perdemos ao usar o software, é ajustando os valores de exposição e tons com o mouse. O teclado consiste em teclas de atalho para estes ajustes. Bem legal.

No período da tarde, quem abriu foi Alê Carnieri, com uma palestra que “prometia”, segundo os amigos mais chegados dele. E realmente prometia, a palestra encantou a todos. O tema do Alê era linguagem da luz, onde ele ensinou que, podemos usar a luz de uma maneira diferente da convencional, da esperada e previsível para conseguir uma fotografia mais interessante. Na aula prática, tentou demonstrar com a noiva modelo, posicionando-a frente a uma luz forte e com ela imóvel, apenas buscando ângulos diferentes, nos mostrou formas lindas de tirar uma mesma fotografia. O legal mesmo, é que durante uma falha técnica dos equipamentos, Alê teve uma ideia: que todos do auditório levantassem seus celulares acesos e fizessem coraçõezinhos no ar. O resultado foi uma linda foto dos noivos, com “bokeh” de coração. Foto com colaboração de todos!

Para encerrar sua palestra com chave de ouro, Alê revelou que seus modelos eram, na verdade, dançarinos profissionais, que nos encantaram dançando a valsa do casamento, de forma muito animada. Claro que todo mundo fotografou. Depois, empolgados com a dança, Alê colocou o auditório inteiro para dançar, fechando sua palestra de maneira emocionante, com todos aplaudindo de pé a ele, a esposa e a filhinha.

Vinicius Matos entra no palco na sequência. Aproveitou muito bem o clima animado que Alê deixou. Sua palestra foi incrível, me identifiquei demais. O tema era blog como ferramenta de marketing e vendas. O mais surpreendente, foi que abriu sua fala com as fotos do primeiro casamento que fotografou. Muito corajoso da parte dele hehe. A maioria dos comentários eram “horriveis, sofrível” e por aí vai. Mas foi muito bacana para todos, poder ver que ninguém nasce sabendo nada e que todos começam da mesma forma. Aquele casamento horroroso deve ter servido de inspiração para muita gente.

Então Vini seguiu mostrando alguns exemplos de blog, ítens essenciais que se deve constar, como redes sociais, RSS, short story, cabeçalho bonito e chamativo para a sua identidade. Comentou da excelente ferramenta que o blog é para o fotógrafo, pois lá o seu cliente pode ter atualizações constantes (diferente de um simples site com o portfólio) e pode interagir com o fotógrafo. Outra lição valiosa que tiramos disso, é aprender que o blog deve ser escrito para seus clientes, as noivas, mamães, etc. Não devemos escrever para outros fotógrafos, como a maioria acaba fazendo (eu, inclusive). Foi demais essa aula de marketing. Serviu para ver que estou fazendo algumas coisas certas e outras que nem havia pensado que estava fazendo errado. Show de bola.

Terminada a palestra do Vinicius, os palestrantes que ainda estavam presentes subiram no palco, para fazermos o encerramento. Mostraram vídeos do congresso, que emocionou a todos. Aplaudimos de pé.

E assim terminou a terceira edição do Wedding Brasil. Emocionante e inspiradora!

Eu e o Diogo conhecemos pessoas realmente incríveis e gostariamos de agradecer a TODOS que fizeram parte da história deste congresso. Aos palestrantes, aos congressistas, aos organizadores, à todos da equipe Editora Photos… nosso MUITO OBRIGADO!

Huaíne Nunes

Site: http://huainenunes.com

Twitter: @huaine

Fotos: Diogo Ramos

Site: http://diogoramosfotografia.com.br

Twitter: @diogoframos

Ajude-nos, avalie este artigo:

Huaine Nunes

Vinda de uma família de fotógrafos, a fotógrafa Huaíne Nunes já nasceu em meio às câmeras fotográficas. Em 1999 ganhou sua primeira câmera de visor direto, tinha apenas 10 anos de idade. Com 16 anos começou a se interessar pelas técnicas, sempre tendo seu pai como principal instrutor. Com 19 comprou sua primeira reflex digital e agora, aos 21 atua como fotógrafa infantil. Perfeccionista e dedicada, é aficionada por livros de técnicas fotográficas e está sempre procurando aperfeiçoar-se. É formada em Design de Moda e ainda persiste em aprender a fotografar o mundo fashion. Mantêm também um blog com dicas para fotografia de bebês e crianças, que tem trazido um aprendizado constante.

9 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Boa noite,

    Vi algumas fotos aqui do wedding brasil,adorei,então copiei algumas para um post no meu blog,mas dei créditos no final do post,caso não queira é só avisar,retirarei as fotos,mas dei os devidos créditos.

    Obrigada

  • Olá Huaine, que bom que você postou sobre o WB, graças a pessoas como você posso conhecer um pouco do que acontece nos grandes centros. Agradecida.

  • AAA eu estava no palco A logo no começo o último dia foi muito divertido também, fiquei com saudades.

  • Clap..clap..clap.. :razz: Lindo demais gente.. parabéns pela sensacional cobertura.. passou um pequeno gostinho do monstruoso congresso que foi.

    Muito sucesso e Ano que vem quero estar lá!

    Obrigado Diogo e Huaíne

  • Preparem-se pras cantadas, com essa foto, hein…

    Esse terceiro dia sem dúvida foi o que mais me deixou chateado ter perdido. Pô, até postura foi mostrado, queria muito ter visto isso, esse detalhe que pouco se fala mas é tão bom saber, tanto pela saúde quanto pelo melhor trabalho, melhor firmeza nas fotos e etc. Que venha 2012 e eu esteja lá!

    Ah, Huaíne, dá uma corrigida no nome do Atrero!

    (e antes que me esqueça, você está linda, viu)