fbpx

Yongnuo clona lentes da Canon

Via Imaging Resource

A Yongnuo, fabricante de Hong Kong de acessórios para fotografia e filmagem muito conhecida por seus flashes, ataca agora em outra frente: a de objetivas. E sua primeira tentativa nesta área foram dois verdadeiros clones de algumas das mais queridas e conhecidas lentes Canon: as 50mm f/1.8 e f/1.4, as famosas cinquentinhas. O visual é idêntico incluindo o design, a posição dos botões, anel de foco e tipografia. Fora o nome Yongnuo escrito nelas, um observador menos atento poderia achar que tratam-se de uma autênticas Canon 50mm.

yongnuo

A Yongnuo 50mm f/1.8 possui abertura mínima f/22; sua construção óptica é de 6 elementos em 5 grupos; não possui estabilização; distância mínima de foco de 45cm; diâmetro de filtro de 52mm; mede aproximadamente 7.3 x 5.5 cm; e pesa cerca de 120 gramas.

140924_ef50mm_01

A Yongnuo 50mm f/1.4 possui abertura mínima f/22; diafragma com 8 lâminas; sua construção óptica é de 7 elementos em 6 grupos; não possui estabilização; distância mínima de foco de 45cm; diâmetro de filtro de 58mm; mede aproximadamente 7.5 x 5.8 cm e pesa cerca de 239 gramas.

A própria Yongnuo afirma que a sua 50mm f/1.4 é a primeira lente de uma fabricante chinesa a fazer autofoco (a 50mm f/1.8 também o faz) e ela possui dois elementos especiais de alta refração. Sobre a Yongnuo 50mm f/1.8 não há muita informação no site oficial da fabricante, apesar de haver um esquema com a sua construção óptica, algo que ficou faltando na página dedicada à 50mm f/1.4. E, se a informação do SLR Lounge estiver correta, a 50mm f/1.8 da Yongnuo possui uma abertura mais abrangente até do que a versão original da Canon que só vai até f/16.

A Yongnuo 50mm f/1.8 pode ser encontrada na Amazon por míseros 70 dólares, a versão f/1.4 eu não encontrei. Fica a dúvida se não há nenhuma patente sendo violada pois a aparência das objetivas chinesas é idêntica a das originais Canon. E eis aqui um teste prático que mostra a qualidade desta objetiva em comparação à original Canon.

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.