GRÁTIS !!!

Literaturas e Leituras Fotográficas Parte I: Eventos Sociais

 

Nunca se “viveu”  tanto a fotografia como hoje.  Creio que a fotografia vem deixando de ser somente uma arte ou profissão para se tornar um bem comum ao comportamento humano.  O ato de fotografar vem incorporado no dia-a-dia de cada, vide exemplo os nossos aparelhos celulares (móbiles) que instigam “revelar”  o mundo a qualquer momento, diante de uma imensidão de fatos que vivenciamos diariamente.

Muitas pessoas, após o experimento da fotografia, estão se apaixonando e encontrando novos caminhos, inclusive profissionais. E esse “boom” fotográfico já reflete claramente no mercado: são novos amadores, novos profissionais, novas escolas, nova comunicação, novas linguagens, novos equipamentos. Diante de tantas informações e novidades, muitos ainda se perguntam em como se aprofundar, que caminho seguir e como seguir.

Gabriel 3anos FotoBrunaPrado 199x300 Literaturas e Leituras Fotográficas Parte I: Eventos Sociais

Os caminhos podem ser variados de acordo com os objetivos e a necessidade de cada um, porém existe uma “velha receita” que é sempre vencedora quando somada a outras opções para se adquirir conhecimento: Ler. “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo” – Joseph Addison. Com base nas diversas opções de leitura atuais, e que surgem cada vez mais em português, resolvi apostar em indicar referências de leitura no meu segundo artigo para a Fotografia DG.

Precisava optar por um segmento e, não por mero acaso, escolhi a Fotografia de Eventos Sociais, no qual também atuo e que cresce aceleradamente em terras brasileiras e hoje já conta com um bom número de profissionais reconhecidos e premiados por esse mundo afora, principalmente na área de casamentos. Uma turma que vem se destacando por uma nova postura profissional e ousando em sua linguagem fotográfica. Também não deixei de fora a fotografia infantil que em muitos casos é o primeiro passo, ou porta de entrada para os profissionais desse segmento.

Já contamos com uma boa quantidade de livros escritos e traduzidos para o português (Figura 1), que abordam desde a produção fotográfica em si, até as questões de mercado, marketing profissional, pós-produção e por ai vai. Indiquei também literatura de assuntos próximos e que hoje também se tornam imprescindíveis para quem quer percorrer os caminhos da Fotografia Social (Figura 2): pós-produção, guias de iluminação, estúdio, direção de modelos, retratos etc. Achei válido também disponibilizar as vídeo aulas (Figuras 2 e 3).

figura1 Literaturas e Leituras Fotográficas Parte I: Eventos Sociais

Figura 1
figura2 Literaturas e Leituras Fotográficas Parte I: Eventos SociaisFigura 2

figura3 Literaturas e Leituras Fotográficas Parte I: Eventos Sociais

Figura 3

Compre estes e outros produtos na Loja Fotografia-DG

... e agora ajude-nos e compartilhe com os seus amigos.


     

 

Sobre Bruna Prado

Atuou em agências de publicidade e departamentos de marketing como criativa. Em 1999, trabalhou em um dos maiores laboratórios fotográficos da América Latina, implantando os serviços de fotografia digital. Desde então aprofundou seus estudos em “registros” fotográficos. Hoje atua com produção fotográfica comercial, autoral e fotojornalismo, e tem participação em exposições, editoriais, premiações e trabalhos publicados no Brasil e no exterior. São 11 ANOS de EXPERIÊNCIA em produção e coberturas fotográficas.

2 comentários

  1. Parabéns, o artigo está muito interessante para aqueles que se querem iniciar na área da fotografia. Não há dúvida de que ao ler se aprende muito. É pena que esses livros que indicou não estejam disponíveis em Portugal, pelo menos é a ideia que tenho.

    Filipa Serralha

  2. Olá Filipa,

    obrigada pelo comentário sobre o artigo. Olha, estou deixando abaixo os links de algumas editoras dos livros citados na matéria com telefones e e-mails, acredito que tem como conseguir receber os livros por ai.

    http://www.editoraphotos.com.br/

    http://altairhoppe.lojatemporaria.com/

    http://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id

    Um grande abraço,

    Bruna Prado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>