A fotografia é uma forma de arte que permite capturar momentos, expressar sentimentos e contar histórias através de imagens.
Com o avanço inevitável das tecnologias de inteligência artificial (IA) generativa, fotógrafos em todo o mundo se veem obrigados a proteger seus trabalhos contra o uso indevido.
A história da fotografia é uma narrativa de inovação, criatividade e um olhar penetrante para o mundo ao nosso redor. Desde os seus primórdios até as tecnologias avançadas de hoje, a evolução desta arte singular é verdadeiramente cativante.
Criar uma síntese é uma arte que demanda meticulosidade, percepção aguçada e destreza na expressão escrita.
Como quase em tudo na fotografia, não existe regra para escolher se a foto deve ser preta e branca ou colorida.
Desenvolver um olho para a fotografia pode levar anos. É um processo de aprendizado sem fim, mas nada como a prática que leva a perfeição.
O HDR é uma tecnologia que está se tornando um requerimento para quem quer ser um fotógrafo profissional, ou mesmo impressionar seus seguidores.
Hoje, mais do que nunca, damos a volta ao mundo com câmeras de todos os tipos para tirar fotos e vídeos durante nossas viagens, porque queremos captar o que vemos e vivenciamos
Se você é da área da fotografia ou está pensando em mudar para esta profissão, não deixe de ler este artigo.
Ninguém precisa ser um profissional da fotografia para colocar sua paixão por imagens a serviço de uma finalidade específica.
Sente um frio danado na barriga quando lhe dizem pra clicar pelas ruas e retratar desconhecidos? Não é o único!
Opções não faltam e as publicações não ficam limitadas às livrarias. Sebos, sites de produtos de segunda mão e redes sociais oferecem oportunidades interessantes por valores bem variados.
Menos é mais e minimalismo é a nova sofisticação. Com base nessa premissa, vamos passar a admirar as fotos de Charlotte van Driel.
Fotografar se aprende fotografando, parece óbvio, e é óbvio, mas não é só comprar uma boa câmera ou um celular top de linha e sair por aí “posando” de fotógrafo.
Vamos lá fazer um exercício de imaginação, mas nem por isso longe da nossa realidade de trabalho: certo dia, um cliente chega até você e lança esta proposta de trabalho: “eu gostaria de fazer um ensaio gestante no meio na natureza, com altas montanhas escarpadas ao fundo e uma vegetação exuberante e diversificada.” E você, profissional cheio de experiência, pensa quase de imediato “por que eu não ouvi minha avó e estudei engenharia?” Por mais que um pedido desses venha ser bastante hipotético, ela não é nem um pouco impossível. Muito provavelmente cada um de nós já passou por algo …