Entenda o que é e como funciona o HDR
O HDR é uma tecnologia que está se tornando um requerimento para quem quer ser um fotógrafo profissional, ou mesmo impressionar seus seguidores. A maioria das câmeras modernas já conta com este recurso, que deixa as fotos mais vivas e interessantes. Entendê-lo bem é fundamental!
Por isso, preparamos este artigo com algumas explicações sobre o conceito e a aplicação do HDR nas fotografias, como se beneficiar dele e as oportunidades que ele oferece. Então, continue a leitura e aprenda mais sobre este recurso poderosíssimo que pode dar uma grande ajuda para as suas fotos!
Fotos mais vivas
Você deve ter percebido que uma mudança vem acontecendo nas imagens (fotos e vídeos) que estão sendo disponibilizadas na internet, principalmente se você navega em aparelhos mais recentes. Nos melhores sites de jogos, cores vivas e imagens super bem iluminadas tornam a experiência de jogar ainda mais interessante e divertida.
Se você gosta de se divertir jogando ou fazendo esporte bet ao vivo, sabe o quanto é importante que um site tenha boas imagens. Afinal, a aparência é muito importante e nos encantamos com aquilo que vimos de uma forma muito particular, principalmente quando navegamos na internet.
A latitude
Latitude é um termo técnico para descrever a capacidade de uma câmera de processar diferentes quantidades de luz em uma mesma exposição. As câmeras mais poderosas do mundo têm em torno de 16 pontos de latitude, embora algumas afirmem ter milhares deles.
Isso acontece porque existem softwares que simulam diferentes latitudes, mas isso está longe de resolver o problema. Já o olho humano tem 50 pontos de latitude. É por isso que você consegue ver muito bem em ambientes com luz e sombra, e as câmeras enfrentam tantas dificuldades nessas situações.
O que é HDR
A sigla HDR significa High Dynamic Range, que é o mesmo que Alto Alcance Dinâmico. Esta tecnologia super interessante possibilita que o fotógrafo consiga capturar o máximo de informação possível em situações em que haja grandes diferenças de iluminação no motivo a ser fotografado.
No começo, os fotógrafos faziam diversas fotografias com diferentes exposições, e depois as combinavam em uma só. Hoje isso não é mais necessário. As tecnologias atuais permitem que o processo seja feito em tempo real, fazendo com que as câmeras consigam criar fotos bem mais próximas do que o olho humano enxerga.
As câmeras modernas conseguem superar os problemas de latitude utilizando o HDR, possibilitando a criação de fotos e vídeos que mostram com muita clareza tudo que está na cena, independentemente da quantidade de luz que esteja incidindo em cada lugar. Isso cria inúmeras possibilidades novas, porque permite que os fotógrafos façam cliques impensáveis em câmeras sem a tecnologia.
É muito importante que você esteja atento ao seguinte: Para usufruir de todo potencial do HDR e vê-lo em ação é preciso que a tecnologia esteja presente tanto nas câmeras que façam a foto ou vídeo, quanto nos aparelhos em que eles serão apresentados.
Conclusão
Se manter atualizado é fundamental para dar destaque às suas fotos. Para isso, é preciso que elas fiquem mais vivas em cores e luzes. A tecnologia HDR pode ser utilizada para chegar a este resultado. Então, fique ligado! Utilize este recurso e faça fotos e vídeos surpreendentes.
Foto da Capa via Unsplash