fbpx

06 plugins para facilitar o trabalho no LR

Aos fãs do Lightroom, algumas mãos na roda!

 

por Óscar Condés, do Xataka Foto (traduzido)

Já falamos por aqui dos presets e ajustes prontos embutidos no Adobe Photoshop Lightroom, que são sem dúvida uma ferramenta útil desse conhecido programa para fotógrafos. Não podemos no entanto esquecermos de uma outra possibilidade que nos dá o software para facilitar nosso trabalho de organização e edição das imagens: os plugins (também chamados de complementos ou extensões).

Ainda que não tão abundantes quanto os presets, existe uma boa variedade, incluindo algumas extensões pagas que nunca se sabe se valem a pena. Por isso compilamos aqui alguns poucos plugins com diferentes finalidades e que certamente serão úteis para uma maioria de usuários nas tarefas de organização e tratamento fotográficos.

Obviamente antes de listá-los vamos relembrar como são instalados, ainda que seja muito simples. Basicamente para isso existe o Gerenciador de Plugins, que se encontra no menu Arquivo: uma vez ali, verá uma lista de todos plugins instalados e logo abaixo dois botões para adicionar ou tirar. Para adicioná-los, é necessário navegar nos arquivos de nosso computador até o local onde descompactamos o arquivo do complemento, que normalmente aparecerá como uma pasta terminando em “.lrplugin”.

Por último, comentar que, uma vez instalados, para executá-los precisamos ir nos Extras de Plugin (ainda que alguns funcionem de outra forma) que encontra-se no menu Arquivo (embora também apareça em outros cantos). Assim, vejamos agora quais os plugins que selecionamos para deixar mais simples o trabalho com o Adobe Lightroom.

 

Focus Mask

Começamos com um plugin simples mas realment útil. Focus Mask é um complemento que permite ver rapidamente quais são as zonas da imagem que têm maior nível de detalhe, as quais são mostradas em vermelho. É possível fazer com uma ou várias imagens (até 32), o que facilita muito poder escolher as mais nítidas numa série de cliques similares obtidos num disparo contínuo (por exemplo), e permite marcar a foto diretamente como escolhida ou rejeitada.

Disponível para a versão 4 do LR e mais novas, trata-se de um plugin que se pode baixar gratuitamente, porém o registro custa somente 10 dólares. Existe ainda a opção de pagar 25 dólares para obter um código de registro válido para todos plugins da Capture Monkey (que também desenvolve o The Fader, citado mais adiante).

Show Focus Points

Igualmente relacionado ao foco temos o Show Focus Points, outro complemento do qual já se falou no Xataka Foto. Como foi dito lá, sua função é saber quais foram os pontos de foco utilizados pela câmera ao fazer uma foto.

Além do mais também proporciona toda a informação disponível sobre a foto, como a distância e o modo de foco utilizado. Lamentavelmente funciona somente com câmeras reflex da Canon e da Nikon e para as versões 5 e 6 do LR, embora seja totalmente gratuito.

The Fader

Continuamos com um plugin bem interessante, já que está ligado diretamente às predefinições que utilizamos no Lightroom.

The Fader é um complemento que permite-nos ajustar individualmente a opacidade com que aplicamos sobre uma imagem cada um dos presets que tenhamos no LR. Para isso basta selecionarmos a foto que se deseja tratar, abrir o plugin da maneira habitual e escolher o ajuste certo nas listas ocultáveis e mover o deslizador para ajustá-lo.

Sua utilidade principal é poder modificar individualmente uma série de fotografias sobre as quais tenhamos aplicado um mesmo ajuste, algo que sem dúvida pode ser muito útil. The Fader está disponível para baixar grátis como versão shareware, que tem limitações (atraso no início e alguns de seus controles avançados ficam bloqueados), e para ter a versão completa o custo é de 10 dólares.

Keyboard Tamer

Eles são uma ferramenta muito útil, mas hão de concordar comigo que é complicado aprender todos os atalhos de teclado de cada um dos programas que costumamos usar, ainda mais em uma ferramenta como o Lightroom, que utiliza muitos deles. Para isso foi desenhado o plugin Keyboard Tamer, que nos permite modificar os comandos para adequá-los ao nosso gosto e assim conseguir que nosso fluxo de trabalho melhore. Também é interessante para aqueles que usam o LR em um idioma diferente do que está configurado seu teclado.

Funciona em qualquer versão do LR (desde a 3.0) e permite redefinir a maioria dos atalhos de teclado do Lightroom, incluindo a opção de criar novos acessos diretos a funções que ainda não os possuem. Entretanto é um software baseado em doações e requer uma (não determinam quantia) para poder utilizá-lo totalmente, já que a versão de teste permite alterar apenas um atalho de teclado.

LR/Instagram

As primeiras versões do Lightroom apareceram quando as redes sociais ainda estavam ainda nas fraldas, de modo que a opção de compartilhar diretamente nelas as fotos sequer estava planejada. Passado um bocado de tempo (o programa já completou 10 aninhos) e agora seria absurdo não contemplar esta opção. Entretanto, por padrão no momento está contemplada a exportação apenas para o Facebook e o Flickr (além do Behance, da própria Adobe), ignorando a rede mais em voga atualmente, no que refere-se a imagens, o Instagram.

Por sorte temos o Lightroom plugin for Instagram, um complemento que permite subir para ela. Essa extensão facilita a tarefa de publicar de forma simples e rápidas nossas imagens desde o software fotográfico para nossa conta na rede social sem necessidade de intermediários.

Uma vez instalado, verá que a utilização do plugin não é como a dos outros, e sim na barra lateral esquerda dentro dos Serviços de publicação. Ali teremos que registrar os dados de nossa(s) conta(s) — pode-se gerenciar mais de uma — e poderemos compartilhar a(s) imagem(ns) simplesmente arrastando-as sobre o nome do plugin e clicando em Publicar.

Obviamente há opções para agregar texto, incluindo, por que não?, as recorrentes etiquetas (famosas hashtags). Não funcionam tão a contento quanto seria desejável, mas sem dúvida é uma maneira simples e rápida de subir as fotos se somos daqueles que não deixam passar a oportunidade de mostrar nossas melhores imagens no Instagram. A princípio LR/Instagram é totalmente gratuito, ainda que seu desenvolvedor solicite que se registre por apenas 10 dólares caso goste.

LR/Enfuse

Por último outra extensão, já falada na época em que as HDR estavam em pleno auge, é a LR/Enfuse. Trata-se do plugin para Lightroom de uma aplicação que existe também de forma independente e que foi desenvolvido pela mesma companhia do Keyboard Tamer.

O complemento oferece a possibilidade de combinar múltiplas exposições da mesma cena em uma única imagem final. Para isso tem-se que selecionar as imagens que quer combinar e, através de uma série de escolhas que nos propõe a ferramenta (é mais complexo que os outros plugins recomendados), conseguir uma imagem fundida e finalizada que combina as diferentes fotos selecionadas.

Como ocorre no outro plugin deste desenvolvedor mencionado mais acima, o software é gratuito a princípio mas requer doação de quantia indeterminada, neste caso necessária para que a ferramenta exporte o resultado em um tamanho maior que 500px.

 

Com isto esperamos, como sempre, que a lista seja útil para vocês.

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

× Precisa de Ajuda?
Dicas Lightroom
Entre no nosso Grupo Whatsapp e receba 100 Dicas de Lightroom
Clique aqui para entrar