fbpx

5 dicas para ir além das fotos clichês em sua viagem

Que tal obter imagens diferentes de tudo o que você já conferiu por aí? Veja como ir além das fotos clichês em sua viagem!

Na hora de viajar, uma coisa que não pode faltar é o registro. As fotos são o modo de eternizar e sempre se lembrar daquela viagem tão especial, e dos momentos que você passou durante o trajeto.

Mas existem fotos, principalmente de lugares turísticos, que acabam sendo sempre as mesmas. As mesmas posições, os mesmos ângulos, o mesmo enquadramento, do mesmo lugar.

O seu registro acaba ficando o mesmo que os de outras pessoas, o que não mostra com fidelidade a experiência de sua viagem. Afinal, os sentimentos, as situações vividas em uma viagem não têm como ser sempre igual.

Cada viagem é única, então suas fotos de viagem também merecem ser! Siga algumas dicas para ir além das mesmas fotos de viagens, e tenha um registro único e inesquecível deste momento tão feliz.

Fuja do clichê nas fotos de viagens

Esqueça por um momento as selfies, as fotos somente de você e pontos turísticos. Registre sua viagem como um todo! Confira algumas dicas de locais para prestar atenção em suas próximas férias.

O trajeto

Para muitos, a viagem só começa quando chegamos ao destino. Mas o trajeto pode trazer ótimas paisagens, além de ter situações que você gostaria de eternizar. Fotos da estrada e paisagens encontradas no caminho, o meio de transporte que você está utilizando, além de curiosidades que encontrar pelo meio do caminho.

Se estiver viajando em mais pessoas, documente as risadas, as brincadeiras, as situações inusitadas para eternizar os momentos. Assim como é importante registrar o caminho até o seu destino, fotografe o caminho de volta. Podem ter lugares e situações que você tenha deixado passar na ida, que renderiam ótimas fotos.

O aeroporto

O lugar, que é um incômodo para muitos, pode render fotos inesquecíveis para outros. Além de ser uma ótima forma de passar o tempo de espera (se seu voo atrasar, especialmente), você registra desde o começo de sua viagem, com um material repleto de situações e ambientes diversos.

No aeroporto vemos pessoas de todos os lugares, todos os jeitos e todas as culturas. Aproveite para registrar essa diversidade cultural presente, além de registrar os aviões que chegam e saem. Com certeza é uma excelente ideia para ocupar o seu tempo enquanto aguarda o próximo avião, em caso de um voo cancelado, ou o avião atrasado.

O hotel

O que muita gente ignora, pode render muitas fotos diferentes. Seja a paisagem de sua janela ou fotos brincando com a perspectiva dos corredores. O hotel é um local rico de ambientes diferentes que podem inspirar vários registros. Tente captar diferentes ângulos de um mesmo local, para fugir ainda mais do clichê.

Caso seja sua intenção, já reserve seu hotel baseado nas paisagens que irá encontrar e tente fazer fotos diferentes das divulgadas pela equipe do hotel ou pelos visitantes. Assim, você tem registros personalizados e não precisa ir muito longe para tirar fotos deslumbrantes.

As ruas

Andando pelas ruas do seu destino, fotografe o cotidiano. As pessoas, suas diferentes fisionomias, vestimentas, a diferença de cultura. Os prédios, a arquitetura, objetos de decoração, detalhes diferentes encontrados nos locais. As paisagens naturais, a cor do céu naquele dia, a vegetação e os ambientes presentes.

O caminho que você passa por toda a sua viagem pode mostrar e te fazer relembrar com fidelidade da experiência que viveu conhecendo aquele destino. Especialmente em viagens para outros países, as fotos também podem te ajudar a ilustrar as diferenças culturais e ambientais dos locais que visitou.

Os pontos turísticos

Claro que você deve registrar os pontos turísticos que visita, a diferença é a forma como você pode registrar. Faça as coisas de forma diferente na hora de fotografar, utilize ângulos diferentes. Nosso primeiro instinto na hora de registrar um monumento ou ponto turístico é fotografá-lo de frente, enquadrando todo ou a maior parte dele na foto.

Ande em volta dele, procure outros elementos para incluir na foto, tente ao máximo fazer uma foto que fuja dos clichês de férias. Ninguém aguenta mais as fotos das pessoas “empurrando” a Torre de Pisa, por exemplo. Então, abuse da criatividade e registre sua visita de forma diferente e surpreendente.

Se estiver próximo de alguma superfície reflexiva, como lagos ou outras superfícies aquáticas, ou outras construções com materiais que podem refletir a paisagem, explore os diferentes ângulos incluindo a construção e o reflexo, outras somente o reflexo e tenha fotos diferentes dos pontos já conhecidos.

Luana Biral

Bauruense, Luana Biral tem 27 anos, é graduada em Direito e trabalha como redatora. Se interessa por literatura, conteúdo web e fotografia.