A incrível história do Urso Russo que se tornou Modelo Fotográfico
O urso pardo Stepan de 28 anos de idade é muito conhecido na Rússia, quando era filhote ele foi abandonado por sua mãe, mas felizmente foi adotado por um casal de humanos muito carinhosos, Svetlana e Yuriy Panteleenko.
A adoção aconteceu aos 3 meses de idade, e Stepan se tornou um urso domesticado, o tempo passou e hoje em dia o urso é um famoso modelo da fotógrafa Mila Zhdanova que o conheceu através de seus donos.
Mila Zhdanova frequentemente apresenta Stepan em suas cenas inspiradas em contos de fadas que provavelmente o farão lembrar cenas de filmes. Vários modelos de todo o mundo esperaram até 5 anos para ter a chance de posar com Stepan. E para criar uma imersão ainda maior de conto de fadas, a maioria das modelos posam em vestidos russos tradicionais ao lado de Stepan para fotos realmente fascinantes.
Fascinado pelo trabalho de Mila, obviamente queríamos saber como ela surgiu com toda essa ideia e qual foi o motivo por trás disso:
“Eu estava criativa e mentalmente exausta depois de um grande projeto. Para mim, parecia que estava à beira da depressão e até pensei em parar de tirar fotos. No entanto, havia um pequeno desejo. Eu queria fazer uma sessão de fotos com o urso Stepan. Por vários anos, eu o observei como seus donos o tratavam (para mim, a atitude em relação a um animal sempre vem em primeiro lugar), e pensei que isso seria ótimo para minha carreira fotográfica.
Após o tão esperado encontro e uma sessão de fotos com Stepan, percebi que queria continuar fotografando, senti que já não havia nenhum vestígio da depressão que tinha, então essa experiência serviu como o próximo passo na minha carreira.”
A fotógrafa também teve vários outros motivos que continuamente a inspiraram para este projeto.
“Vamos ser honestos, a maioria dos estrangeiros tem muito poucas relações com a Rússia, então, para a maioria das pessoas, uma sessão de fotos com um urso parece quase impossível ou até bizarro. No entanto, as mulheres com trajes nacionais russos parecem incríveis e ao lado de uma fera tão grande, realmente parece um conto de fadas. Provavelmente também deveria agradecer ao meu marido, porque ele me ajuda muito em todas as fantasias ‘A la Russe’, são obras de suas mãos. Às vezes, eu realmente não entendo como ele fez algo tão belo, mas talvez seja porque ele mesmo me lembra um urso.”
Mila acredita que suas fotos representam algumas coisas diferentes, que não estão apenas relacionadas a uma mera imagem.
“Usando minhas fotos, tento contar histórias diferentes sobre mim, sobre o mundo, sobre meu país. Muitas pessoas pensam que as pessoas não sorriem na Rússia, e esta é uma afirmação completamente falsa! Até o urso gigante sorri nas minhas fotos, embora a maioria das pessoas acham que é feito no Photoshop, o que, obviamente, não é.”
Quando se trata de inspiração e motivação para seus projetos, Mila tem uma pessoa em particular.
“Existem muitos fotógrafos e todos são bons a seu modo, pois cada um tem seu estilo único. No entanto, gostaria de mencionar minha amiga. O nome dela era Irina Pirogova, ela era uma pessoa muito boa, ela começou a fotografar animais muito antes de mim, e isso incluía até o Stepan. Admirava muito o estilo dela, infelizmente, Irina morreu de câncer, mas hoje me lembro muito dela, e até tenho uma foto dela na mesa”.
O processo de trabalho da fotógrafa com Stepan não é apenas muito interessante, mas também muito divertido às vezes.
“Eu gerencio o processo da sessão fotográfica, mas também é preciso entender as especificidades de fotografar com Stepan. Quando estamos na locação, fazemos com que todos se ajustem ao humor do urso. A modelo não posa, mas entra em contato com o animal naturalmente. Stepan nunca é forçado a fazer algo, mas é bem solicitado. Às vezes ele não quer, então não insistimos. No entanto, na sessão, sempre há piadas sobre brigas com o urso.”
Saiba mais sobre Mila Zhdanova e siga-a nas redes sociais: Instagram | vk.com
Artigo originalmente publicado em boredpanda.com