A primeira vez no Baseball 5/5 (1)

Na semana passada fui com a família para Orlando, de férias, para visitar a Disney. Tarado que sou por fotografar esportes, aproveitei a pre-temporada (Spring Training), do Atlanta Braves.

O local é um complexo esportivo da ESPN (ESPN Wide World os Sports Complex), dentro do complexo da Disney. Há quadras de tênis, Campos de futebol (onde foi realizado jogos do Flórida Cup, que alguns times brasileiros participaram em janeiro), ginásios, pistas de atletismo e obviamente um estádio e vários Campos de treinamento de basebal.

Fiquei aproximadamente uma semana na cidade, e neste esporte já jogos em dias consecutivos. Escolhi o dia que o Atlanta Braves enfrentaria o Houston Astros, atual campeão da MLB – Major League Baseball.

Com o credenciamento previamente aprovado, cheguei no complexo uma hora antes da partida, que era as 13h05. Passei pela portaria, peguei a credencial, e fui até a sala de imprensa (no último piso), onde era oferecido um almoço por adesão.

No último andar, fica localizado a sala de imprensa escrita, além das cabines de rádio e televisão para a transmissão ao vivo. Ao chegar, os dois times já estavam no aquecimento. Haviam vários atletas aquecendo os arremessos e as rebatidas.

Para acesso ao campo de jogo desci para o último pavimento, onde há toda a estrutura dos times como vestiários e túneis que dão acesso aos “bancos de reserva”, que são logo ao final do túnel.

O acesso ao campo se deu pelo mesmo túnel em que passam os jogadores. Passei em frente ao banco de reservas do time da casa e fiquei numa área de fotógrafos e cadeirantes. No lado direito, bem próximo a primeira base.

Logo aconteceu a execução do hino nacional, uma homenagem a um ex-militar, que fez o arremesso “inicial” da partida, e logo o jogo já começou.

Como em todos os esportes é interessante conhecer suas estratégias, suas regras, para saber onde quando, e o que está acontecendo estará a ação. Li um pouco neste link http://www.blogdobeisebol.com/guia-do-iniciante/guia-do-iniciante-regras-do-baseball/ , além de ver várias fotos que serviram de “modelo” para saber das situações mais plásticas da partida.

Inicialmente as ações acontecem no centro de campo, com o Arremessador (Pitcher), e no Home Plate (4a Base), onde ficam o Rebatedor e o Receptor (Catcher – que é do mesmo time do arremessador). Ao longo de todo o campo há jogadores do mesmo time do arremessador, que ficam espalhados para receptar a rebatida do jogador do time adversário.

Quando há um avanço do rebatedor a alguma outra base, a ação pode acontecer também com esse jogador, que tentará seguir à próxima base, com a finalidade de chegar na 4a base, para completar um ponto para seu time.

Durante a troca de Innings (entradas – troca o time do arremessador), vi outros fotógrafos se posicionando atrás do receptor, para fazer fotos do arremessador aquecendo, antes de arremessar para valor, com o rebatedor do outro time posicionado. Assim, você pega o arremessador de frente, com a bola vindo em sua direção.

Ações que podem ser fotografadas:

  • Arremesso
  • Receptor se preparando
  • Rebatida
  • Corrida após rebatida (soltando o taco)
  • Jogador recebendo a bola, ou encostando no adversário para eliminar-lo
  • Jogador correndo para a base seguinte (algumas vezes rola uma boa foto do jogador se atirando na areia para chegar antes do adversário na base.

Com este jogo crescendo no Brasil, com a criação de ligas regionais, é uma boa oportunidade para fazer belas fotos, a praticar a agilidade do disparo em esportes.

Pesquisei bastante para saber que equipamento levar – fotos, lugares onde os fotógrafos se posicionam (pra saber se é perto ou longe de onde acontece a ação), pois em uma viagem, carregar peso extra, é mais cansativo.

Como o jogo foi durante o dia (13h05), decidi abrir mão da 400mm 2.8 e levar uma lente de um amigo, com a mesma distância focal, mas que tem abertura um pouco menor (f/5.6), assim é bem mais prática e leve do que a f/2.8. Com isso, consegui até deixar o monopé de lado.

A minha câmera principal era uma uma full-frame com uma lente 400mm (Canon EOS 1D X com EF 400mm f/5.6), também tinha um conjunto reserva com uma lente grande angula, EF 16-35mm.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Cristiano Andujar

Cristiano Andujar, (Florianópolis, 1979), criou gosto pela fotografia em 1995. Formado em Jornalismo (2001), especialista em Gestão e Marketing Esportivo (2007). Atuou como assessor de imprensa no Figueirense FC (2001-2008). Também têm experiência em redação, é correspondente de agências de notícias, e seus trabalhos já foram publicados em revistas e periódicos de várias países. Os eventos esportivos mais importantes foram a final de NBA, US Open de Tênis, e Finais do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil de Futebol. Também já cobriu Vôlei, Automobilismo, Natação e Hipismo.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar