fbpx

A roupa faz diferença num ensaio fotográfico?

Por muito tempo eu deixava a critério dos noivos escolher o look para o ensaio fotográfico. Eu dizia para eles usarem algo semelhante ao que usam no dia-a-dia. Mas, estudando melhor o assunto e observando de perto alguns detalhes, vi que com algumas dicas é possível ajudar seus clientes a escolherem uma roupa que combina com eles e com o cenário.

Eu sou fotógrafo de casamentos, por isso vou dar dicas relacionadas à fotografia de casais. Mas, você pode aplicar as sugestões para qualquer área!

Dica #1 – Harmonia de cores

Quando fotografamos duas pessoas ou mais, é importante que as roupas estejam harmônicas. Isso pode ser feito por as roupas serem da mesma cor, do mesmo tom ou gerando contraste.

Eu particularmente prefiro optar por tons pastéis, cores mais leves e suaves. Cores como bege, cru, creme, linho ou amarelo claro geralmente cai muito bem!

Outra coisa importante é lembrar de analisar qual vai ser o local das fotos. Talvez uma roupa verde num campo verde não fique legal, pois as cores vão se misturar.

Dica #2 – Contexto

É muito importante que o ensaio como um todo faça sentido. Por isso, algumas coisas podem quebrar o padrão. Como por exemplo, trocar de roupa no meio de uma locação ou apenas um dos noivos trocar de roupa. Pode ser que fique diversificada as imagens, mas pensando no todo, vai quebrar a continuidade.

Dica #3 – Estampas

Florais, letras, símbolos e desenhos são estilos que variam muito de gosto pessoal. Sei que tem muitas pessoas que gostam, mas costumo orientar os noivos que fotografo a evitar. Elas distraem atenção do casal, que tem que ser o foco.

Invés disso, o simples e minimalista geralmente é a melhor opção!

Dica #4 – Conexão

É importante que a roupa do casal faça combine e faça sentido entre elas. Por exemplo, deve-se escolher um estilo e os dois focarem naquele padrão. Seria estranho a noiva estar informal e o noivo formal, ou a noiva estar com um vestido de manga longa e o noivo de bermuda.

A roupa deve fazer sentido, e é interessante que seja algo natural. Por exemplo, uma roupa que deixaria o casal constrangido de ir à algum lugar após o ensaio provavelmente está um pouco exagerada.

Dica #5 – Roupa limpa e bem-passada

Eu sei que isso parece um pouco óbvio, mas é interessante mencionar esse ponto. Em geral, costumo sugerir aos noivos para comprarem uma roupa nova – assim eles vão ter fotos diferentes do que já tiveram no passado, as roupas vão estar impecáveis e ainda vão ficar e usar aquela recordação do ensaio.

Espero que com essas pequenas dicas você possa ajudar seus próximos clientes a tirar o máximo proveito do ensaio fotográfico.

Klarck Lansing

Sou um Fotojornalista FineArt, especializado em casamentos. Gosto muito de conversar sobre fotografia e de ensinar o que já aprendi trabalhando desde 2013 nesta área. Vem comigo que você vai gostar!

× Precisa de Ajuda?
Dicas Lightroom
Entre no nosso Grupo Whatsapp e receba 100 Dicas de Lightroom
Clique aqui para entrar