Home » Artigos » Dicas » Autorretrato

Autorretrato

A maioria dos fotógrafos escolheu ser fotógrafo por preferir fotografar a ser fotografado. Mas alguns gostam também de modelar, de fazer umas poses de vez em quando.

Se você curte fotografia, provavelmente vai ter um amigo que também curte e que então vai poder fazer um book lindo para você, se surgir uma vontade incontrolável de modelar. Se você tiver um amigo fotógrafo, use e abuse dele para fazer um book incrível, se um dia esse desejo aparecer!

Mas se você não tiver ninguém disponível para te fotografar ou se você não se sentir à vontade para posar para alguém (o que acontece com muitos fotógrafos!), você sempre poderá recorrer ao autorretrato. Mas, nesse caso, tente fazer algo bem bacana e fuja das fotos no espelho ou daquelas com o braço esticado segurando a câmera. Essas fotos quase nunca terminam bem! Mas quem nunca fez uma foto assim, não é?! rs Claro que se você estiver viajando sozinho, essa será a sua única opção (ou pedir a um estranho). Mas se você está em casa de bobeira e resolveu se autofotografar, não custa nada caprichar.

Uma boa opção é então usar um tripé e um controle remoto. Eu tenho ambos, mas confesso que não sou muito fã de me autofotografar.

autorretrato

Fotografia de Marcos Memories

Mas se você não tiver esses acessórios, nem tudo está perdido! Você ainda pode usar o recurso infalível de apoiar a câmera em um móvel e usar o timer da sua máquina. Boa vontade supera tudo! Se você escolher apoiar a câmera em alguma superfície, apenas tome bastante cuidado para que essa superfície não apareça também na sua foto.

Essencial mesmo é usar a criatividade para se autorretratar. Aproveite o controle total que você terá da cena, já que você será o fotógrafo e o modelo ao mesmo tempo. Você poderá criar e inventar o que quiser sem o modelo reclamar! É até um bom modo de você testar novas poses antes de pedir que um retratado seu faça.

Só é importante que você não deixe de caprichar. Pense antecipadamente na composição do seu autorretrato e faça o foco antes, em algum objeto que substitua você na cena. Depois é só se posicionar e fazer o click.

Claro que pode não dar certo na primeira ou mesmo na décima tentativa… Pode sair com um foco indesejado ou de forma bem diferente da que você imaginou. Mas não desista! Vá tentando, inovando, criando poses malucas ou lindas. Ou seja, o principal objetivo é curtir e se divertir! E conseguir uma fotografia legal de você mesmo!

Fotos no espelho nunca mais! ;-)

Claudia D'Elia

Claudia D'Elia começou na fotografia por curiosidade e agora dedica-se por amor, fotografando sempre com muito carinho e esmero. Aplica-se incansavelmente à arte de fotografar, aprendendo mais a cada dia, lendo muito e fotografando cada vez mais. Você pode acompanhar seu trabalho em sua página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia

5 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1