Home » Artigos » Dicas

Como limpar suas lentes 4.75/5 (4)

Muitos fotógrafos, se não a maioria, quando terminam seu job seguem para o estúdio, descarregam os arquivos e lá se vai o equipamento para o armário. Poucos se dão o trabalho de limpar suas lentes, seja por preguiça ou por não saber higienizá-las.

Vou tentar dar algumas dicas para aqueles que até têm vontade, mas não têm a técnica. Existem varias maneiras de se proceder a limpeza das lentes, porém nem todas são corretas e principalmente seguros, já que estamos tratando de equipamento de um custo relativamente alto — vamos lá!

 

shutterstock_389996617
imagem via Shutterstock.com

O que usar

Tenha em mente que você esta manuseando algo que pode ser danificado, irrecuperavelmente, por um grão de areia, pó ou qualquer corpo estranho com uma consistência mais rígida. Tendo isso em mente, não esfregue nada na lente como paninhos, flanelas ou mesmo algodão, pois podem riscá-la.

Limpeza prévia

Tenha em mãos pincéis com cerdas macias, do tipo usado em maquiagem para espalhar o pó no rosto das modelos. Tenha também uma bombinha “fuc fuc” ou uma lata de spray de ar comprimido. Use o “fuc fuc”, ou ar comprimido antes e depois passe o pincel.

Não se deve assoprar a lente. Aliás, nem tampouco se deveria assoprar em velas de bolo de aniversário, pois você além do sopro manda um monte de saliva, então pare de cuspir, isso não é legal nem para a lente e nem para quem vai comer o bolo.

Limpeza líquida

Esqueça produtos líquidos para limpeza de óculos, álcool isopropílico ou limpa-vidros, eles podem causar mais danos do que benefícios. Alguns desses produtos têm em sua formulação álcool comum e silicone, que podem danificá-la. Quanto ao álcool isopropílico, ele tem um tempo para secagem maior e pode manchar a lente. Álcool comum nem pensar.

Se você não usa líquido feito especificamente para limpeza de lentes, por que para você eles são caros, saiba de uma coisa: suas lentes custam bem mais que eles. Vale a pena arriscar?

O uso de líquido especiais na limpeza só é necessário em sujeiras mais persistentes. Rotineiramente, “fuc-fuc”, spray de ar comprimido e um paninho seco. Mas atenção, não é qualquer paninho que serve…

Quando for escolher um pano para limpar sua lente, sempre use panos que sejam macios e não soltem fiapos. Você pode encontrar esses paninhos em lojas especializadas.

Você também pode utilizar folhas de papel para limpeza a seco. Nunca utilize papeis para a limpeza com líquido. Para evitar que o papel se desfaça nos cantinhos, utilize cotonete, mas atenção: você está fazendo a limpeza de um material delicado, então passe o papel, pano, cotonete ou pincel delicadamente — você não está lixando ou pintando um portão.

Cuidados adicionais

Se a sujeira persistir mesmo com o uso das soluções próprias para a limpeza, não tente utilizar nada mais pesado ou forte, pois você pode acabar danificando permanentemente a sua lente. Leve a sua máquina à assistência especializada para que seja feita uma limpeza correta. Saiba quando parar e entregar o serviço para ser executado por profissionais. Lembre-se sempre, as lentes são caras! E mantenha suas lentes sempre protegidas pelas tampas.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

10 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar