• Blog
  • Cursos
  • Loja
  • Comunidade
  • Telegram
    Alguma dúvida?
    [email protected]
    RegistrarEntrar
    Fotografia DG - Referência em Dicas de FotografiaFotografia DG - Referência em Dicas de Fotografia
    • Blog
    • Cursos
    • Loja
    • Comunidade
    • Telegram

      Dicas

      • Casa
      • Blog
      • Dicas
      • Como vender serviços de Fotografia de Família e de Casamento nos grupos do Facebook

      Como vender serviços de Fotografia de Família e de Casamento nos grupos do Facebook

      • Autor Silvia Martins
      • Categoria Dicas
      • Data 13/09/2018

      Conheça quais são os espaços de venda na rede de Mark Zuckemberg e aprenda como vender serviços de fotografia nos grupos no Facebook.

      Que nós precisamos utilizar o Marketing Digital como estratégia de divulgação, já não é segredo. E entre tantas possibilidade de atuação online, saber como vender serviços de fotografia em grupos do Facebook é uma ação que pode nos ajudar a conquistar mais clientes e aumentar a nossa lucratividade.

      Porém, vender serviços de fotografia utilizando a famosa rede social de Mark Zuckemberg não é tão simples como pode parecer.

      Para conseguir bons resultados, é preciso agir com estratégia, mesclando algumas ações de marketing para fotógrafos com técnicas comerciais e de atendimento.

      vender serviços de fotografia no facebook

      Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo que eu vou te explicar:

      Diferença entre Grupo e Marketplace

      Essa é a primeira coisa que você deve saber: existem ambientes diferentes dentro do Facebook.

      Grupos temáticos

      Esses grupos são os ambientes utilizados pelas pessoas para trocar informações sobre assuntos de interesse em comum. Dessa forma, os grupos podem reunir fãs de uma banda ou série de TV, pessoas que têm o mesmo hobby etc. São grupos segmentados.

      Grupos de compra e venda

      Um tipo popular de grupo no Facebook são os grupos de compra e venda de produtos e serviços que, geralmente, são divididos por cidade ou região. É comum identificar grupos como “Classificados da Cidade X”, “Compra e venda na cidade Y”. São grupos com base em uma mesma geolocalização.

      Marketplace

      Esse ambiente funciona como uma loja virtual dentro do Facebook. Nele podem ser vendidos produtos e serviços diversos, permitindo a busca personalizada por região, bem como a negociação direta com o vendedor, via Facebook Messenger. São e-commerces dentro do Facebook.

      É importante destacar aqui que os marketplaces são indicados para a compra e venda de produtos, devido à sua estrutura  e funcionamento, e não de serviços, como os de fotografia, ok?

      Então, como vender serviços de fotografia em grupos no Facebook?

      Nos grupos de Compra e Venda, basta anunciar o seu trabalho e acompanhar as publicações das pessoas interessadas em serviços de fotografia, não tem muito segredo. Se você atende apenas em uma cidade, convém focar em grupos dessa localidade.

      Já nos grupos temáticos, nós, fotógrafos, podemos vender os nossos serviços utilizando abordagens de Marketing de Conteúdo. Veja as minhas dicas sobre como fazer isso:

      Encontre grupos dos seus nichos de atuação

      O mais importante para vender seus serviços de fotógrafo no Facebook é encontrar grupos propícios para isso.

      Os grupos segmentados são excelentes ambientes para se relacionar com pessoas que estão planejando situações nas quais o seu produto pode ser interessante. Por exemplo:

      Se você é um fotógrafo especialista em fotos de casamento, pode participar de grupos sobre temas de  interesse de noivos, tais como: “Casamento na Praia”, “Festas de Casamento”, “Miniwedding”.

      A mesma estratégia funciona para os especialistas em newborn, que podem entrar em grupos como: “Grávidas 2018”, “Mãe de primeira viagem”, “Enxoval de Bebê”.

      Então, a minha primeira dica sobre como vender serviços de fotografia nos grupos do Face é: identifique os grupos que vão ao encontro dos interesses de seu público.

      Crie o seu próprio grupo no Facebook

      Caso seu trabalho seja um tipo mais específico de fotografia,  que “gere” assuntos em torno dele, você pode criar o seu próprio grupo. Por exemplo: se você fotografa pets, plantas ornamentais, arquitetura etc.

      Nesse caso, minha segunda dica sobre como vender serviços de fotografia no Facebook é: crie seu próprio grupo, gere conteúdo e desperte o interesse das pessoas em participarem dele.

      Faça publicações interessantes

      Publicações impactantes e posts persuasivos são essenciais para destacar sua mensagem a avalanche de informações que passa pela timeline das pessoas.

      Lembre-se que você vende um serviço “visual”, logo, a qualidade das suas publicações, incluindo o layout e as cores utilizadas nelas, pode influenciar diretamente como vender serviços de fotografia para os membros do grupo.

      Assim, a minha terceira dica sobre como vender serviços de fotografia no Face é: use amostras do seu trabalho nas imagens das suas publicações e recorra a recursos visualmente interessantes, como gifs e vídeos.

      Se relacione com os membros do grupo

      Todos os grupos têm membros mais ativos e que estão sempre presentes na comunidade virtual. Por isso, é importante que você interaja com as pessoas e ofereça ajuda, sempre que possível.  Assim você se torna “autoridade” dentro do grupo e cria simpatia para com a sua marca, aumentando as chances de vender os seus serviços de fotografia para os usuários do grupo, quando eles necessitarem.

      Raquel Recuero, uma das mais influentes pesquisadoras sobre redes sociais no Brasil chama essa prática de “criação de laços fortes”. Assim, se você criar laços fortes com as pessoas dos grupos em que faz parte, poderá ter mais sucesso nas vendas para esse público.

      Dica de ouro: crie relações nos grupos.

      Não seja chato

      Muitos fotógrafos e vendedores de outros tipos de serviço pecam ao publicar excessivamente  nos grupos, principalmente, quando essas publicações tem um apelo comercial. Isso pode incomodar os membros do grupo.

      Minha dica para as suas publicações: evite ser repetitivo, para não perder a credibilidade no grupo.

      Conheça as regras do grupo

      Nem todos os grupos do Facebook permitem vendas então, convém conhecer as regras do grupo para não ser banido ao mencionar a venda de serviços de fotografia, direta ou indiretamente.

      Alguns grupos têm as suas regras fixadas na primeira publicação da página, porém isso não é algo exigido pela rede social. Caso você entre em algum grupo que não exiba as regras fixadas, é de bom tom entrar em contato com os administradores e pedir autorização para divulgar seus serviços, eventualmente, na comunidade.

      Dica básica: siga as regras do grupo.

      Cuide do atendimento

      O atendimento no grupos do Facebook acontece em forma de interação: as pessoas podem curtir ou comentar nas suas publicações, podem te enviar mensagens privadas ou te marcar em algum outro post. Responda todos os pedidos de orçamento, críticas, elogios, perguntas e comentários feitos na rede. Lembre-se que quem usa internet gosta de agilidade.

      Dessa forma, minha última dica sobre como vender serviços de fotografia nos grupos do Facebook é: responda bem e logo. Cause uma boa impressão oferecendo um ótimo atendimento às pessoas no Facebook.

      Essas dicas sobre como vender serviços de fotografia na maior rede social do mundo são baseadas na minha experiência utilizando o Facebook e eu acredito que também irão funcionar para o seu negócio.

      Tag:dinheiro, facebook, vender

      • Compartilhe:
      autor avatar
      Silvia Martins

      Silvia Martins, formada em marketing com MBA pela FGV em Gestão Empresarial e Comercial. Trabalhou no ambiente corporativo por 17 anos. Hoje, atua como educadora e palestrante de marketing e fotografia em renomados congressos, além de ministrar oficinas exclusivas para fotógrafos. Além da parte da educação no universo fotográfico, Silvia é fotógrafa de família no estilo lifestyle há 6 anos onde já atendeu mais de 600 clientes.

      Artigos Anteiror

      Como deixar sua Modelo mais Confortável e com uma Expressão mais Espontânea
      13/09/2018

      Artigo Seguinte

      GUIA DE POSES. Poses para fotos sentada no chão
      13/09/2018

      Você também pode gostar

      luz led retrato
      Guia de Retratos com Luz de Led
      1 fevereiro, 2021
      A FOTOMETRIA INFALÍVEL
      A FOTOMETRIA INFALÍVEL
      22 janeiro, 2021
      Ensaio Gestante
      Alterações emocionais na gravidez e suas implicações no ensaio de gestante
      8 janeiro, 2021

      Procurar

      Categorias

      • Artigos de opinião
      • Atualidade
      • Dicas
        • Gastronomia
        • Gestante
        • Newborn
      • Fotojornalismo
      • História da Fotografia
      • Inspirações
        • Entrevistas
        • Foto Arte
      • Pós-Produção
      • PREMIUM

      Cursos Mais Recente

      Como Usar o Rebatedor na Fotografia

      Como Usar o Rebatedor na Fotografia

      Gratuito
      Guia de Poses Completo para Fotógrafos

      Guia de Poses Completo para Fotógrafos

      Gratuito
      Dominando o Lightroom Mobile

      Dominando o Lightroom Mobile

      R$ 247.00

      MAIS VENDIDO DE 2020

      E-BOOK O SISTEMA DE ZONAS SEM MITOS

      O que vou ensinar neste livro é para quem gosta de ir ao pormenor da fotografia para obter os melhores resultados e crescer muito tecnicamente com o controle que passa a ter.

      QUERO SABER MAIS




      © 2009 - 2020 Fotografia DG. Todos os direitos reservados.

      • Privacidade
      • Termos & Condições
      • Quem Somos

      Faça Login com a sua conta de site

      Perdeu sua senha?

      Ainda não é um membro? Registe-se agora

      Registrar uma nova conta

      Você é um membro? Login agora

      Usamos cookies para melhorar a sua experiência Opções de CookiesACEITAR
      Privacidade & Cookies

      Privacidade

      Utilizamos os denominados cookies no nosso site com o objectivo de tornar a nossa oferta mais eficaz, segura e fácil de usar. Os cookies são pequenos ficheiros de texto que se arquivam ou armazenam no computador do consumidor e que contêm informação codificada sobre o conteúdo da sua visita, bem como os dados introduzidos pelo consumidor. A maioria dos cookies que utilizamos são os denominados “cookies de sessão” que se eliminam automaticamente no final da visita do consumidor. No entanto, outros cookies permanecem no computador, como os chamados “cookies permanentes”, aos quais se pode aceder nas suas visitas seguintes e permitir a detecção do seu browser, bem como diversas funções de serviço. Os cookies não danificam o computador do consumidor e não contêm vírus.

      Em qualquer momento, o consumidor pode ajustar a configuração do browser para recusar ou eliminar cookies directamente. Sugerimos que consulte as instruções correspondentes do fabricante do seu browser. Não obstante, advertimos de que, nesse caso, as funções dos nossos sites deixam de poder ser plenamente utilizadas e, portanto, recomendamos a activação das funções para permitir o uso de cookies.
      Necessário
      Sempre Ativado

      Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.