Home » Artigos » Dicas » Luz, câmera, ação… e COR !!!

Luz, câmera, ação… e COR !!!

Quando penso em cor logo faço associações com algo relacionado a alegria, movimento,  energia, saúde, enfim, só coisas boas e positivas. Melhor ainda quando se consegue juntar isso tudo em um único registro por intermédio do que você ama: a fotografia.

Sim, o assunto é sobre cor, mas não tecnicamente falando – psicologia das cores, cores aditivas (cor luz), cores subtrativas (cor pigmento)…-, e sim em seu sentido mais amplo e poético. Afinal, uma fotografia colorida, bem equilibrada, composta e com um tema adequado chega a ser um colírio para os olhos e um refresco para a mente.  Mas isso é apenas uma pequena parte, pois a cor vai muito mais além…  Em caso de fotografia publicitária, por exemplo, a cor busca “atingir” o consumidor com o único objetivo na venda.

Por isso a necessidade de estudar e conhecer sobre o tema. O uso errado delas, seja para uma foto de trabalho ou de um simples passeio em família ou retrato, pode gerar um conflito e não alcançar o resultado desejado.

Resolvi abordar e compartilhar o tema por três motivos. Primeiro por que é um assunto que está diariamente em nossa vida. Seja visualmente ou até mesmo na comunicação verbal, isso mesmo. Ou nunca ouviu expressões do tipo: “Fulano ficou roxo de raiva”, “Ficou branca depois do enorme susto”, A situação ficou preta”… entre tantas outras.

Segundo que num clima tropical como o nosso, fotos assim são imprescindíveis e geram belíssimos resultados. Por fim uma frase do fotógrafo Izan Petterle – colaborador da National Geographic Brasil e que tem em seu estilo o uso marcante e bem empregado das cores -. “Fotografo em cores porque sonho colorido”.

Acredito que todos nós devemos sonhar colorido e para isso nada melhor que a “ferramenta” fotografia. Se ela é também um meio de transformação social, vamos explorar essa área/estilo para transmitir não apenas belas imagens, mas também imagens positivas e com emoção para colorir cada vez mais este céu carrancudo que tem se transformado o cotidiano das pessoas neste mundo moderno.

Vale abrir um parênteses e ressaltar que também gosto de fotos em preto e branco. O PB tem e sempre terá sua importância, por isso jamais cairá no esquecimento. Assim como diziam que a televisão acabaria com o rádio, o cinema com o teatro e assim por diante. Aliás, conforme o tema, o uso do preto e branco é bem mais aconselhável e transmitirá a mesma ou até mais emoção que uma imagem colorida.

Por isso a importância do equilíbrio. Ou seja, vai muito da intuição de cada um saber o determinado momento de quando se deve usar um ou outro. Com o tempo isso é algo que ocorre naturalmente, até porque o correto é saber o resultado e objetivo que você quer de cada foto antes de fazer o clique.

Como em tudo, se quisermos progredir a prática é fundamental. Quando falamos da importância de fotografar sem a máquina e treinar seu olhar, num simples caminhar pelas ruas, acrescente neste treino de composição a partir de agora as cores também.

“Eu ando pelo mundo
Prestando atenção em cores
Que eu não sei o nome
Cores de Almodóvar
Cores de Frida Kahlo
Cores!”

(Esquadros, de Adriana Calcanhoto)

Então, sem perder tempo vamos todos sonhar colorido. Bons registros para todos!!!

Ajude-nos, avalie este artigo:

Dennis Calçada

Fotógrafo, designer, jornalista e natural de Santos/SP. 1998, ano que começou o amor pela fotografia na faculdade de jornalismo, concluída em 2001. Registrar e criar imagens definitivamente são minhas paixões. Na graduação em Produção Multimídia me especializei em design gráfico e criação de logotipos. Adepto e cada vez mais ciente que menos é mais. Me fascina também a mistura entre os opostos: imagem e texto; rústico e moderno; colorido e preto e branco; retas e curvas.

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Olá Anderson. Agradeço pela sua leitura e sem dúvida críticas são sempre bem-vindas. No entanto o objetivo não era me aprofundar no assunto mesmo como frisei no começo do texto…

    "Sim, o assunto é sobre cor, mas não tecnicamente falando – psicologia das cores, cores aditivas (cor luz), cores subtrativas (cor pigmento)…-, e sim em seu sentido mais amplo e poético."

    Desculpe não ter correspondido as suas expectativas, mas atendi a de outras e é assim mesmo, impossível corresponder a uma totalidade. Atentar para a importância de incluir a cor também em sua composição acho relevante e cada um vê a sua maneira.

    Abraço e boas fotos!!!

  • Me decepcionei quando corri pra ler esse post, pois o que menos se vê é o tratamento do assunto CORES, quando o assunto é PB a rede está cheia de conteúdo, dicas, técnicas, etc, mas esse post realmente não agregou nada relevante. Desculpe a franqueza mas temos que estar abertos a críticas e e elogios.

  • 30 fotos grátis na 1a compra