Home » Artigos » Dicas » Diafragma e seus controles

Diafragma e seus controles

Os controles de exposição mais importantes da sua câmera são a abertura do diafragma e a velocidade do obturador, porque ambos influem diretamente sobre a quantidade total de luz que atinge o sensor de imagem. A abertura do diafragma e a velocidade do obturador controlam a exposição e podem também ser controles criativos.

A abertura do diafragma é o orifício por onde a luz entra na câmara. O seu diâmetro pode ser alterado para controlar a quantidade de luz que chega até ao sensor de imagem. Uma menor quantidade de luz cria uma imagem mais escura e uma maior quantidade uma imagem mais clara.

Além de ajustar o contraste, a abertura também apresenta como efeito colateral, o controle da profundidade de campo. Com esta ferramenta, você poderá isolar o assunto principal ou ainda contextualizar melhor a mensagem que permite transmitir com a sua fotografia.

Por fim, temos ainda as aberturas médias, que corrigem as imperfeições ópticas de suas lentes, visando melhor qualidade de imagem.

As velocidades, por outro lado não apresentam qualquer efeito óptico sobre as lentes. Sua função básica ainda é controlar o movimento do assunto fotografado ou ainda controlar o tremor da câmera, quando sustentadas pela mão ou ocorrência de vibração do espelho, no início da exposição.

Fotografia-Digital-Aprendendo-a-Fotografar-com-QualidadeTexto original extraído da obra:

PRIMEIRO LIVRO DIDÁTICO SOBRE FOTOGRAFIA DIGITAL – 3. Edição. “FOTOGRAFIA DIGITAL – APRENDENDO A FOTOGRAFAR COM QUALIDADE”

Autor: Prof. Dr. Enio Leite, Editora Viena, São Paulo, Brasil, 2015

16 cm x 23 cm, 432 paginas.

Conheça o livro em:  https://www.fotografia-dg.com/produto/fotografia-digital-aprendendo-fotografar-com-qualidade/

Prof. Dr. Enio Leite

Enio Leite Alves, Prof. Dr., Nasceu em São Paulo, SP, 1953 e atua na área de Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda e publicidade. Pesquisa e sistemas digitais. Sociólogo, jornalista, fotoquímico. inventor e professor universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a Focus - Escola de Fotografia. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em fotoquímica e Fotografia Publicitária, em 1993, pela UNIZH , Suíça. livre docente, Massachusetts Institute of Technology, sistemas digitais, Estados Unidos, 1996 Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1994. Pesquisador e inventor Escritor, publicou o primeiro livro didático sobre fotografia digital, 2011, colabora com artigos e títulos sobre fotoquímica, fotografia e tecnologia e também filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte:Uol,03/ 2011)

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Aprendi a fotografar de verdade lendo esse livro, leitura simples e objetiva sem enrolação e frescura. Se você está começando ou tem nível intermediário na fotografia esse livro não pode faltar em sua coleção.

Abrir Chat
1