Home » Artigos » Dicas » Dicas para realizar um ensaio para modelo profissional

Dicas para realizar um ensaio para modelo profissional 4.86/5 (7)

Mais uma matéria com dicas, dessa vez escrevo sobre fotografia voltada totalmente para área de moda. Hoje passo algumas dicas de como fotografar um (a) modelo profissional. Não se trata aqui de Catálogos de Moda ou Editoriais, mas sim um ensaio para o modelo vender sua imagem, o famoso composite para agências de modelos e outros trabalhos.

 Dicas para realizar um ensaio para modelo profissional

Toda pessoa que trabalha como modelo precisa de fotos que valorizem suas melhores características e ângulos. É diferente de um trabalho de Moda para uma empresa, porque a equipe já possui o briefing e acompanha a proposta de quem contrata o modelo. E para que esta contratação aconteça por parte da empresa, a mesma recebe antes justamente o composite deste modelo para analisar se encaixa com o perfil que procuram no momento.

Para realizar uma sessão fotográfica para que este modelo venda sua imagem, é necessário destacar alguns pontos que acho importantes. São eles:

1- Na minha opinião o mais importante entre todas as dicas é o fotógrafo entender que um ensaio para um modelo se “apresentar” ao mercado exige o máximo de naturalidade possível. Por isso quanto mais à produção/maquiagem/cabelo for suave, melhor o resultado.

modelo profissional

2- Procure sempre conhecer o modelo antes de fotografá-lo, principalmente para que você possa desenvolver a partir daí um trabalho interessante. Se tiver oportunidade de conhecê-lo pessoalmente dias antes da sessão, melhor. Caso contrário, fotos já ajudam bastante.

3- Eu particularmente trabalho neste ensaio analisando o perfil do modelo e divido em duas possibilidades: Fashion e comercial, assim você pode direcionar seu trabalho e sua pesquisa (caso houver).

– Fashion: Modelo com características para trabalhos como desfiles, editoriais de moda, etc. Este perfil geralmente é mais exótico, possuem características bem marcantes que os tornam diferentes. Geralmente se enquadram perfeitamente nos padrões de uma agência de modelos de qualidade, obedecendo altura, peso e medidas.

editorial de moda

– Comercial: Modelo com as características para trabalhos de comerciais, eventos, feiras, alguns catálogos de moda, beleza, maquiagem. Não precisam necessariamente atender os pré-requisitos de altura, peso e medidas como o fashion determina.

4 – No dia das fotos, conversando com o modelo, tente sentir o nível de experiência dele. Pergunte quantos trabalhos já fez, para quem fez, se é tímido ou mais extrovertido, se topa poses mais ousadas ou ainda não está preparado. A partir deste ponto, o fotógrafo já consegue direcionar o ensaio.

5- Analise o tipo de rosto e corpo. Observe qual seu ângulo melhor, se o rosto fica mais expressivo com sorriso ou sério, se o modelo (a) fica mais bonito de perfil ou de frente. Quais as partes do corpo que o fotógrafo pode trabalhar nas fotos, pernas, ombros, enfim… O fotógrafo precisa extrair o melhor do modelo.

Extrair o melhor do modelo

6- Unhas e cabelos sempre arrumados antes da sessão fotográfica. Unhas de preferência com esmalte clarinho, cabelo limpo e natural para que o produtor possa arrumar de acordo com a proposta.

7- Seja paciente e organizado. Demonstre ao modelo que vocês estão fazendo um trabalho em equipe. A melhor coisa é humanizar este contato modelo e fotógrafo para ganhar afinidade e entrosamento de ambas partes. Converse com o modelo, apresente sua proposta, aceite ideias, ouça e tenham um comum acordo. Não adianta você criar um trabalho incrível dentro da sua cabeça, se seu modelo não tem o perfil e é inexperiente ainda. Será cansativo para os dois.

8- Defina a quantidade de looks, maquiagem e cabelo que será feito no decorrer da sessão. Se organize em termos de horas, estude quanto tempo gastará em média para fazer a sessão e avise os demais. Diálogo e clareza são sempre as melhores formas de trabalhar.

9- Faça fotos em estúdio e externa, assim seu modelo terá um bom material para apresentar à agência e aos seus futuros clientes.

10-  Tenha conhecimento em Moda. Estude comportamento e tendências. Faça uma lista de produção para ilustrar suas ideias. Pesquise imagens, leve no dia com você. Mostre para seu modelo e para a equipe, maquiador, produtor, etc, para que sempre se entendam e falem a mesma língua. Isso é fundamental para um trabalho bem feito e de sucesso.

11- No momento do tratamento da imagem, procure uma linha e trabalhe sempre nela no ensaio do modelo específico.

12- Fotos P&B são muito bem vindas!

Fotografia Modelo PB

13- Faça fotos de rosto, meio corpo, corpo inteiro, saiba valorizar todas as qualidades do seu modelo. Ele agradecerá e você só ganhará por isso. Sempre dou ênfase a este tipo de atitude, porque independente de ser um trabalho voltado para moda, um ensaio, casamento ou aniversário, os clientes sempre notam sua atenção, a importância que você da aquele trabalho.

 

Espero que estas dicas ajudem de alguma maneira a quem precisar e se alguém tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, segue meu e-mail: [email protected] ou em mensagens na minha FanPage Sylvia Vigarani Photography.

Até a próxima!!!  ;)

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Sylvia Vigarani

Sylvia Vigarani, paulistana. Formada em moda e fotografia. Atualmente trabalha com ensaios, moda e still. Produz fotos e conteúdo para mídias sociais de duas marcas em um estúdio de criação.

10 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar