fbpx

As 100+ da Time: Homem em queda

“Homem em queda” pode ser até hoje considerada uma forte expressão do desespero de um indivíduo

As imagens mais vistas pelo mundo do fatídico 11/9 são de aviões e torres, não de pessoas. Homem em queda (no original, Falling man) é diferente. A foto, clicada por Richard Drew nos momentos após os ataques de 11 de setembro de 2001 é uma distinta fuga de um homem dos prédios em colapso, um símbolo da individualidade contra o pano de fundo de arranha-céus impassíveis.

Em um dia de tragédia em massa, Homem em queda é uma das únicas largamente vistas imagens que mostram alguém morrendo. A foto foi publicada em jornais ao redor dos EUA nos dias posteriores aos ataques, mas a repercussão entre os leitores empurrou-a temporariamente para a obscuridade. Ela pode ser uma imagem difícil de processar: o homem perfeitamente dividindo as icônicas torres enquanto segue como dardo em direção ao solo. A identidade do Homem em queda é ainda desconhecida, mas acredita-se que seja um antigo empregado do restaurante Windows on the World, que sentou-se no topo da torre norte.

O verdadeiro poder de Homem em queda, entretanto, está menos em quem é o sujeito e mais no que ele tornou-se: um transitório Soldado Desconhecido em uma guerra frequentemente incerta e ignorada, suspenso eternamente na História.

via Time 100+ Photographs

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

Dicas Lightroom
Entre no nosso Grupo Whatsapp e receba 100 Dicas de Lightroom
Clique aqui para entrar